sexta-feira, 11 de março de 2016

Você sabia?

Evento orienta brasileiros sobre ingresso em universidades britânicas

A gradeUP promove nesta sexta e sábado (dias 11 e 12 de março) um evento para estudantes e profissionais interessados em ingressar em universidades britânicas para cursos de graduação e pós-graduação. Organizado pelo consultor educacional Leonardo Trench, especialista em intercâmbios com instituições britânicas e norte-americanas, o evento traz a Curitiba o professor Mark Bentley, representante da University of East Anglia (UEA), que dará consultas particulares para os estudantes curitibanos.

Localizada na cidade histórica de Norwicj, a University of East Anglia é uma das universidades líderes do Reino Unido, com mais de 15 mil alunos e listada entre as três melhores universidades no quesito experiência estudantil. De acordo com os rankings britânicos, ela está entre as dez melhores universidades quando o assunto é excelência na qualidade de resultados de pesquisa.

Mark atenderá os estudantes interesdos das 14 às 18 horas, no dia 11, e das 9 às 13 horas, no dia 12, na sede da gradeUP (av. Batel, 1750 / 305). As consultas são gratuitas e devem ser marcadas pelo telefone (41) 3013-3257 ou pelo e-mail info@gradeup.com.br.

Trench afirma que, apesar da crise econômica e da desvalorização do real, o número de estudantes e famílias procurando por uma formação no exterior aumenta a cada ano. Com dez anos de experiência no exterior, ele gerenciou projetos educacionais e esportivos no Reino Unido e é qualificado pelo Conselho Britânico para representar as universidades britânicas no Brasil.

    O professor Mark Bentley, representante da University of East Anglia (UEA), que estará em Curitiba 


Lançamento da Way ganha medalha de ouro no 4º Concurso Brasileiro das Cervejas

**** A noite de terça-feira, dia 08 de março, foi realizado o 4º Concurso Brasileiro das Cervejas, que premiou as melhores cervejas inscritas no Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece até o próximo sábado (12), em Blumenau (SC). O concurso premiou diversas cervejas em várias categorias, e contou com um júri formado por 54 especialistas de todo o Brasil e exterior.

Entre os destaques do 4º Concurso Brasileiro das Cervejas, está a cerveja Sour Barley Wine, produzida pela paranaense Way Beer, premiada com a Medalha de Ouro na categoria “Wood and Barrel Aged Sour Beer”. A bebida, que tem 12% de teor alcoólico, foi preparada com malte torrado e demorou mais de dois anos para ficar pronta, período em que passou por barris de Bourbon e de cachaça.

Outras duas cervejas da Way Beer foram premiadas com a Medalha de Prata: Farmhouse Ale Gabiroba, na categoria “Belgian Fruit Beer”; e Saison Red Wine Barrel Aged, na categoria “Wood and Barrel Aged”. 

Mais informações nos sites www.festivaldacerveja.com e www.waybeer.com.br/home.
 
    Alejandro Winocur e Alessandro Oliveira, sócios-proprietários da Way Beer
    Foto: Priscila Fiedler para No Sofá
 

EMPRESARIADO CRISTÃO VOANDO ALTO

***** Cerca de 400 pessoas já confirmaram presença neste domingo, 13/03, para um evento de treinamento bem diferente. Elas participam do Voando Alto – 1º Encontro de Profissionais e Empresários Cristãos, um seminário de capacitação profissional em que os preceitos e técnicas para a vida corporativa são respaldados nos princípios bíblicos, independente da denominação cristã adotada. Liderança, sucesso e inovação serão alguns dos temas abordados.  A organização é da Enpec, do empresário Caco Marucco.

Entre os palestrantes, estão o educador e escritor Maurício Góis; Edilson Machado Rocha, um dos precursores do treinamento corporativo no Brasil,  e o maestro Paulo Torres (da Sociedade Orquestra de Câmara Brasileira).

O evento será no Auditório Nepomuceno de Abreu, no Portão, das 8h30 às 17 horas. Inscrições podem ser feitas no local do evento.



























Empresário Caco Marucco

Estudantes curitibanos na final da Febrace
Maior evento científico para alunos pré-universitários do país conta com dois projetos do Colégio Positivo entre os finalistas
Estudantes curitibanos vão representar o Colégio Positivo na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), de 15 a 17 de março. Realizado na Universidade de São Paulo (USP), o evento, que acontece de forma ininterrupta desde 2003, é considerado o maior do Brasil para alunos não universitários no mundo científico.
Dois projetos foram selecionados na Mostra de Soluções do Colégio Positivo e tratam de dois temas importantes: atendimento emergencial em pronto-socorro e o combate ao desperdício de água. “A grande riqueza das ações está no processo: alunos de Ensino Médio envolvidos em pesquisa científica e preocupados em resolver problemas antigos do cotidiano de várias áreas”, afirma a coordenadora da Mostra de Soluções do Colégio Positivo, Irinéia Ines Scota, explicando a filosofia da iniciativa.
Além disso, o evento permite aos estudantes sentirem na pele algumas experiências que terão ao longo da vida acadêmica e profissional, como apresentar projetos a uma banca avaliadora. “Eles são os protagonistas das ideias e vão lá para defendê-las”, diz Irinéia.
Medicina
Enquanto os grandes municípios do país têm mais estrutura para atender casos de emergência em crianças, o mesmo não se pode afirmar nas pequenas cidades. Foi pensando nessa realidade que surgiu a ideia de criar um instrumento médico barato, que pode ser usado em situações de pronto-socorro a crianças que engoliram objetos metálicos (exceto os pontiagudos), como moedas.
As alunas Maria Eduarda Valotto e Luíza Bastos Bianco desenvolveram o Instrumento Endoscópico Imantado. Trata-se de uma pinça usada para biópsias, cuja ponta foi adaptada para receber um poderoso imã. Ele é capaz de magnetizar objetos de metal do interior do organismo, sem o risco de soltá-los durante a remoção.
Para que pudesse ser viável e se adaptar à realidade financeira de pequenos municípios do interior, o projeto tinha que se diferenciar na hora da compra. Por isso, o preço entre os equipamentos comuns e o criado pelas alunas chama a atenção. Enquanto um moderno sai em média por R$ 3.500,00, a pinça inovadora custa R$ 150,00.
O preço baixo é um atrativo para que unidades de saúde de pequenos municípios possam contar com esse tipo de equipamento para casos de emergência. “A nova pinça busca atingir regiões sem acesso à estrutura básica de saúde. Estudamos casos em que o aparelho teve que vir da capital para tirar a moeda que um menino havia engolido em cidade do interior”, afirma Luíza.
Para Maria Eduarda, o concurso é uma chance para ampliar o conhecimento. “Mais do que ganhar prêmios, queremos ganhar experiência e conseguir aprimorar nossos conhecimentos”. O projeto teve a orientação dos professores Guilherme Rodrigo Teitge e Paulo Cesar Bega.
Engenharia
A crise hídrica enfrentada pelo Estado de São Paulo chamou a atenção de dois estudantes do Colégio Positivo. Era preciso encontrar meios práticos de fazer economia em um dos locais em que mais consome água dentro de casa ou em estabelecimentos comerciais: o chuveiro. Os estudantes Mateus Pizzatto Fagundes e Paulo Guilherme Araújo dos Santos Gihorn criaram um sistema de aquecimento inteligente capaz de evitar que aquela água inicial do chuveiro de aquecimento a gás, bastante fria, não tivesse a única função de ir para o ralo.
O projeto foi desenvolvido para chuveiros que funcionam com aquecedores a gás, que precisam de água corrente para serem acionados. Por meio de um sensor criado pelos estudantes para medir a temperatura, a água é retida na tubulação e desviada para um receptor semelhante a uma caixa de água, podendo assim ser reutilizada depois. “A ideia é inovadora. O usuário programa a temperatura da água, por exemplo, a 30 graus. Enquanto a água não atingir essa temperatura, ela é desviada para o reservatório”, afirma o estudante Paulo. O projeto recebeu a orientação do professor Fernando Dimas Souza.
“Assistimos a uma reportagem sobre o problema do abastecimento de água em São Paulo e decidimos escolher o tema, que está sempre em foco na vida das pessoas”, afirma o estudante Mateus. Para chegar ao protótipo, os autores também foram a campo para entender a realidade que pretendem mudar. Eles realizaram uma pesquisa com moradores do bairro Bigorrilho, em Curitiba, para saber como são os hábitos de banho e o tempo médio gasto para aquecer o chuveiro a gás. Eles visitaram também empresas fabricantes de aquecedores e falaram com especialistas da área de Física para compreender o tamanho do desperdício que agora tem condições de evitar.
A Febrace
Os projetos podem ser apresentados por estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o país. Cada grupo pode ser composto por três alunos e um adulto orientador, além de se encaixar em uma das categorias avaliadas. Neste ano, foram enviados mais de 2,2 mil trabalhos para serem julgados. Destes, foram selecionados 341 projetos de 752 estudantes de todo o Brasil.
Na mostra, os trabalhos serão avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. O público visitante também poderá eleger o projeto mais popular, postando seu voto no site da FEBRACE (www.febrace.org.br). Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 200 prêmios. Também concorrerão a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, na cidade de Phoenix, Arizona, EUA.
A Febrace é aberta ao público das 14h às 19h, no estacionamento da Escola Politécnica da USP, em São Paulo. A entrada é franca. Mais informações: www.febrace.org.br.
 
As alunas Luíza Bastos Bianco e Maria Eduarda Valotto desenvolveram o Instrumento Endoscópico Imantado 
Crédito: Daniel Derevecki 

    Os alunos Mateus Pizzatto Fagundes e Paulo Guilherme Araújo com o professor orientador, Fernando Dimas Souza 
Crédito: Daniel Derevecki

Nenhum comentário: