sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Grito de Carnaval: Médicos reforçam necessidade de prevenção como principal forma de se evitar DSTs

Jovens e idosos são os grupos mais propensos a não usar preservativo

Por André Nunes/NQM Comunicação
 Usar camisinha sempre e evitar contatos sexuais com múltiplos parceiros. Essas são as dicas do urologista Emir de Sá Riechi e do ginecologista Hélcio Porrua, médicos cooperados da Unimed Curitiba, para os foliões neste Carnaval. Os conselhos parecem simples e batidos, mas a prevenção ainda é o meio mais eficiente de não ser contaminado por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

“Quem gosta de aproveitar o carnaval, seja nos bailes dos clubes ou nas folias de rua, precisa estar sempre preparado, pois nunca se sabe quando a oportunidade vai surgir. Então, a primeira regra é: tenha sempre um preservativo com você e não deixe de usá-lo ou de exigir isso do seu parceiro”, orienta Riechi. Além disso, o urologista da Unimed lembra que “evitar o contato sexual com múltiplos parceiros diminui bastante o risco de se contrair DSTs, especialmente com pessoas de grupos de riscos, como usuários de drogas injetáveis”.

Uma pesquisa encomendada pelo jornal O Globo, no ano passado, revelou que 53% dos entrevistados fazem sexo sem camisinha mais de uma vez ao ano. Esse índice sobe para 75% contando aqueles que transaram apenas uma vez sem proteção. O dado mais alarmante, porém, é que 88% aceitariam se relacionar com um parceiro que não queira usar a camisinha. O estudo, feito pelo Laboratório de Pesquisa da UniCarioca, entrevistou 1.074 pessoas no Rio de Janeiro, sendo 73% com idades entre 18 e 29 anos.

Assim como a AIDS, as doenças sexualmente transmissíveis têm aumentado em duas faixas etárias: jovens de até 24 anos e pessoas com mais de 60. “Na primeira faixa etária, o deslumbramento com o sexo com vários parceiros, e a falsa sensação de que ‘é só passar remédio que a doença passa’, fazem os jovens se descuidar. Já os idosos não estão habituados, culturalmente, a usar camisinha. Com o aumento na qualidade e expectativa de vida, acabam contraindo DSTs”, explica Porrua.

Cuidado com as uretrites, sífilis, HPV e hepatites
Além da AIDS, existem outras doenças que são bem comuns e perigosas. Porrua destaca as uretrites (clamídia e gonorreia), a sífilis, o HPV (verruga genital), a herpes e as hepatites como doenças de alto risco. “O HPV é grave, tanto no homem quanto na mulher, pois pode levar ao desenvolvimento de câncer de colo de útero. Hepatites B ou C podem ser transmitidas através do contato sexual e, em casos mais severos, produzir perda da função hepática. Já a sífilis é uma doença que pode se tornar crônica”, detalha o ginecologista.

Os médicos da Unimed Curitiba lembram que ao menor sintoma de alterações na área genital e nas funções urinárias e reprodutivas, o paciente deve procurar um especialista, pois o diagnóstico precoce e o tratamento correto podem evitar consequências maiores.
Os principais sintomas gerais das DSTs são corrimento, coceira, dor ao urinar ou no ato sexual, odor forte e ruim, vontade constante de urinar, aparecimento de bolhas e/ou feridas, íngua e dores da parte baixa do ventre. Aparecendo qualquer sinal, procure um médico especialista imediatamente.
Fonte: Unimed Curitiba
Assessoria: NQM Comunicação 

Anotado Na Agenda /Arte No Sofá: Figurativo Plural de Rodney Rauth no Armazém Colônia



    Rodney Rauth e uma de suas obras de arte
    Foto: Alice Varajão para No Sofá
 
O ano começou com boa programação cultural e para dar continuidade às atividades culturais do Armazém Colônia na semana que vem o artista Rodney Rauth inaugura uma exposição de arte.

A exposição individual FIGURATIVO PLURAL se realizará na terça-feira, dia 02 de fevereiro, momento em que o empresário Mauro Sfair e sua esposa, do Armazém Colônia Restaurante, recebem juntamente com o artista visual Rodney Rauth para abertura da exposição, a partir das 19h30, na Av. Vicente Machado, 1168, no Batel.

Nesta exposição individual o artista visual apresentará aproximadamente 20 obras, de diversos formatos nas técnicas de pastel seco sobre papel e acrílica sobre tela, tendo como tema o figurativo feminino. A exposição contará com obras inéditas e com a participação especial da escritora Andressa Barichello.

A exposição individual FIGURATIVO PLURAL é uma iniciativa organizada por Márcia Aracheski com a divulgação da jornalista cultural Alice Varajão e o público poderá visitar de segunda a sábado das 11h15 às 14h30 e depois no horário do happy hour das 17h30 às 23h00, até o dia 12 de março.

O coquetel está sendo elaborado ao pormenor pelo conhecido chef Marçal e equipe para harmonizar com chope artesanal e cervejas especiais que a casa tem em seu cardápio. Mais informações sobre os horários e serviços do Armazém Colônia, pelo telefone (41) 3024-3631.


Sobre o artista Aqui No Sofá com João Nunes

Nasceu em Curitiba. Artista visual, sua poética é voltada principalmente para a representação do universo feminino, também explora outras possibilidades do figurativo.
Vem se dedicando ao desenho e à pintura desde 2007. Seu currículo vem se ampliando cada vez mais; - dele constam exposições individuais e coletivas, além das participações em projetos culturais.  Rodney revela que sua principal forma de expressão é o pastel seco sobre papel, trabalhando intensamente também com grafite, nanquim, aquarela, acrílica e óleo. 
Ele vem de uma família que já tem artistas, é sobrinho de uma artista visual, logo influenciado pela arte desde a infância. 

Seus primeiros trabalhos eram figurativos, representando diversos temas. Começou a explorar as principais técnicas: inicia com tinta a óleo, mas também utiliza pastel, aquarela, dentre outras. Atuou aproximadamente dois anos trabalhando como autodidata, começa a frequentar ateliês, oficinas e escolas de arte, recebendo influência da arte contemporânea. Enveredou pelo processo de abstração; os trabalhos abstratos realizados a partir de uma série iniciada em 2009, de obras com naturezas mortas estilizadas. A abstração torna-se cada vez mais evidente e as pinturas, desenvolvidas com espátula e tinta acrílica sobre tela, têm em sua composição elementos consistentes, com massiva sobreposição de camadas e cores, mantendo os mesmos elementos de trabalhos anteriores. Durante todo esse período, continua a trabalhar com técnicas diferentes, na busca do aperfeiçoamento do desenho artístico.

Após um período, retorna definitivamente para o figurativo e o pastel seco torna-se a principal técnica. O feminino o tema principal de sua poética. De forma natural, desenvolve um estilo próprio e desenvolve uma série de retratos de rostos femininos baseados inicialmente em sua imaginação. Após alguns meses inicia uma nova série, também de retratos, já agora baseados em pessoas reais. O traço desenvolvido torna-se sua assinatura. Participa, junto de outros artistas plásticos, do espetáculo Abba Musical Dance com uma obra representando a música Thank you for the music. Sua obra foi projetada em telão, com efeitos de animação, durante a execução da música. O musical estreou na Ópera de Arame, em Curitiba PR, com produção da Sunset Cultural.  Atualmente realiza a exposição intitulada ELAS, na capital de São Paulo.

Dá início a parcerias com outros artistas, não só das artes visuais, mas de outras áreas como a literatura. Prossegue com o desenvolvimento de retratos, outros trabalhos relacionados ao feminino e também com as diversas possibilidades do figurativo em outros temas. O desenho artístico mostra-se cada vez mais presente nos trabalhos, desenvolvidos principalmente com pastel seco, também com outras técnicas.  A desconstrução das formas e a estilização se intensificam, contribuindo com seu estilo.

O artista aceita encomendas especiais de retratos.

    "Quatro Mulheres", de Rodney Rauth
 
                      "Elizabeth I - O Poder"

Cultura: Curitibano lança na Espanha livro sobre a população portuguesa que habitou Paranaguá


Polo de atração de imigrantes eslavos, alemães e italianos, o Paraná também foi terra de portugueses, como mostra o livro que será lançado na Espanha, “Tendo o Sol por testemunha: população portuguesa na Baía de Paranaguá” - da editora Casa Alameda Editorial/SP. A obra é do historiador curitibano e professor do Centro Universitário Internacional Uninter, André Cavazzani.

Uma viagem a Portugal durante a infância e pesquisas sobre as populações do Brasil colonial fizeram com que o historiador estudasse a fundo, viajasse e descobrisse numa perspectiva histórica como os portugueses se arraigaram, viveram, sobreviveram e morreram, na Paranaguá da virada do século XVIII para o XIX. “A questão da imigração, das tensões e choques culturais sempre me interessou. Além disso, fiz quando criança, uma viagem a Portugal que me marcou muito”, conta Cavazzani.  

O lançamento será amanhã, durante o IV Congresso da Rede de Estudos da Família de Múrcia, em Barcelona, e em breve, estará nas livrarias brasileiras.

SHOPPING MUELLER E ONG SALVA BICHO REALIZAM CAMPANHA EM PROL DE ANIMAIS RESGATADOS


Parceria entre o Shopping Mueller, a ONG Salva Bicho e a loja Animal Center promove a arrecadação de ração para animais abandonados

O famoso cão Snoppy e seu dono Charlie Brown são como melhores amigos e vivem juntos. Mas essa não é a regra, já que muitos cães são abandonados na rua, sem comida e sem abrigo. Em paralelo ao evento de férias com o Parquinho do Snoopy, o Shopping Mueller juntamente com a ONG Salva Bicho e o Pet Shop Animal Center, buscam minimizar esse problema lançando uma campanha a fim de arrecadar ração para animais resgatados. A coleta será feita no piso L4 do mall, em frente ao evento, e funcionará das 14h às 20h, no período de 26/1 a 9/2. Os interessados em ajudar a causa encontram, ainda, na Animal Center, piso G2, diversas marcas de ração.

Além da possibilidade de doar ração de qualquer marca, os clientes também terão acesso a um book com fotos de vários animais da ONG que estão aptos para adoção.

ONG Salva Bicho
A ONG é um coletivo de protetores independentes e simpatizantes que atua na proteção animal, propondo e defendendo políticas públicas voltadas ao direito, à defesa, à proteção, ao bem-estar e saúde integral de animais, independentemente do porte. O coletivo encaminha para assistência veterinária os animais doentes, feridos ou vítimas de crueldade, abuso ou maus-tratos, em clínicas veterinárias conveniadas. O objetivo é encaminhar os animais resgatados, após o devido tratamento, para adoção definitiva ou provisória monitorada.

Serviço No Sofá:
Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico
Telefone: 41 3074-1000
Instagram: @muellercwb

Cultura: Livro sobre a arte indígena de Guaraqueçaba será lançado no Museu Paranaense

A obra apresenta o processo de criação da escultura guarani-mbya


Na próxima quinta-feira (4), às 19h, será realizado no Museu Paranaense o lançamento do livro “A Arte Guarani-Mbya de Guaraqueçaba, Aldeia Kuaray Guata Porá”, de Daniel Conrade. O projeto feito por meio da Lei Rouanet apresenta um registro do processo de criação da escultura guarani-mbya da aldeia Kuaray Guata Porã (Caminho Bonito do Sol), do município de Guaraqueçaba-PR

O livro aborda todas as etapas de produção, desde a coleta da madeira caixeta e demais materiais ofertados pela natureza até a sua conclusão. Trata-se de um registro completo da confecção, mostrando os detalhes e as ferramentas usadas na criação escultórica, oriunda da tradição oral guarani que atravessa os séculos.

“O livro não retrata somente o registro, mas tece uma relação das visões de mundo e das artes indígenas com a arte contemporânea, apontando onde elas se encontram e dialogam plenamente e onde seguem por caminhos diferentes”, afirma Daniel Conrade, autor da obra.

Escritor e ilustrador de natureza há 16 anos, Conrade utilizou na criação das ilustrações técnicas totalmente manuais, como aquarela, bico de pena em nanquim e lápis sanguínea. O resultado remete propositalmente a uma linguagem de literatura de viagem que aborda principalmente a poética guarani. Mostra não somente um registro físico, mas a relação desta aldeia e de seus moradores com a natureza, seus deuses, suas crenças e a forma como elas estão enraizadas em sua produção artística.

Serviço No Sofá:
Lançamento do livro A Arte Guarani-Mbya de Guaraqueçaba, Aldeia Kuaray Guata Porá”
Local: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco, Curitiba-PR.
Data: 04 de fevereiro de 2016
Horário: 19h
Entrada gratuita

Serviço No Sofá: Mantis Diagnósticos contra o Zika vírus...


Mantis Diagnósticos oferece exame especial para diagnosticar                                           Zika vírus em gestantes

O Laboratório Mantis Diagnósticos Avançados, de Curitiba, disponibiliza à comunidade testes de biologia molecular para diagnosticar o Zika vírus.
O exame é fundamental para as futuras mamães, em caso de suspeita de picada do mosquito Aedes aegypty ou havendo a presença de sintomas como vermelhidão nos olhos (conjuntivite), manchas vermelhas na pele com prurido, sendo que há também casos em que a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma.
Para a realização deste exame, feito de modo particular, o médico que acompanha a gestante deverá requisitar ao Mantis exame específico de detecção do Zika vírus.

Gastronomia No Sofá: Do mundo para a Mercearia Anos 30


Proprietários da casa se inspiram em viagens para trazer novidades aos                                                       clientes

Países como Estados Unidos, México, Peru, Colômbia e não muito mais longe, aqui mesmo no Brasil, em São Paulo capital, são os locais já visitados por Marcelo Iodice, proprietário da Mercearia Anos 30. O que move Marcelo é o interesse por sabores distintos e, que, muitas vezes, traz ao Brasil e conquistas muitos fãs. “A cada viagem vou a pizzarias tradicionais para provar sabores diferentes”, conta.

Uma das características da casa é o conhecimento de culturas e experimentos para sempre agregar novidades ao cardápio, além de trabalhar somente com ingredientes de primeira qualidade.

Quem lida com gastronomia necessita estar atento aos paladares de outras regiões. “O novo pode ser testado e aprovado pelos brasileiros”, comenta Kelly Iodice, sócia-proprietária da Mercearia Anos 30. O que ocorre é uma adaptação a ingredientes locais e dentro da realidade de preferências dos curitibanos, cria-se esses novos sabores.
Sabores como as pizzas Tex Mex, Guacamole, Barbecue, Cebola Crocante são sucesso absoluto. “Quando vou a uma pizzaria no exterior, procuro experimentar sabores cujos ingredientes eu também possa encontrar em Curitiba”, afirma Marcelo. Combinações e inúmeros testes são realizados com o intuito de encontrar a melhor combinação e agradar a todos os clientes.

Serviço No Sofá: Mercearia Anos 30- Av. Iguaçu, 3645, Seminário, Curitiba/PR
Horário de funcionamento: todos os dias das 18h30 às 23h30
www.anos30.com.br

Castelo do Batel conquista mais um "Jacaré de Ouro"

Pelo nono ano consecutivo, o 

Castelo do Batel conquista o 

"Jacaré de Ouro" do Prêmio Caio, 

áurea conferida ao melhor espaço 

de eventos de pequeno e médio 

porte da Região Sul do Brasil.

A cerimônia foi realizada no Expo 

Center Norte em São Paulo, e 

contou com a presença do diretor 

executivo do Castelo, Sr. Marcelo 

do Amaral Lupion, acompanhado 

de sua esposa, Sra. Danielle 

Lupion.
O prêmio tem por objetivo 

reconhecer, valorizar e premiar os 

melhores empreendimentos, as 

melhores empresas e os melhores 

profissionais do setor de eventos, 

e é considerado o "Oscar dos 

Eventos" no país.”

Nas fotos o Sr. Marcelo do Amaral Lupion e Sra Danielle Lupion
Foto: Prêmio Caio/No Sofá



RICTV Record Paraná levou telespectadores para ver Os Dez Mandamentos no cinema

    Jornalistas e formadores de opinião foram convidados da RIC TV RECORD/PARANÁ para assistir em primeira mão, OS DEZ MANDAMENTOS 

                             As gerentes de Marketing, Michelle Reffo, do Grupo RIC Paraná, e Alessandra Alves da Costa, do Shopping Cidade, onde aconteceu a ação. As executivas estavam acompanhadas de uma modelo que usava o vestido original que fez parte do figurino da atriz Camila Rodrigues (Nefertari) no casamento com Ramsés (Sérgio Marone)
Foto: Géssica Moura Pires para No Sofá

RICTV Record Paraná levou telespectadores para ver Os Dez Mandamentos no cinema

Em uma ação de marketing promocional, a RICTV Record levou telespectadores do Paraná para sessões exclusivas da estreia Os Dez Mandamentos – O Filme, em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. O longa-metragem chegou nesta quinta-feira (28) a 1,1 mil salas de cinema em todo o país.

Na mecânica da ação, os participantes precisaram se inscrever no portal RIC Mais e responder à pergunta “Por que a RICTV Record deve convidar você para uma sessão exclusiva de Os Dez Mandamentos – O Filme?”. A emissora selecionou 240 sortudos para ver o filme, que é baseado na novela Os Dez Mandamentos, sucesso de audiência da Rede Record em 2015.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Os Dez Mandamentos – o Filme estreia nos cinemas hoje

   Ramsés olhando a destruição das terras egípcias - Fotos: Michel Ângelo/No Sofá 

Estreia nesta quinta-feira (28), nos cinemas de todo o Brasil, “Os Dez Mandamentos – o Filme”. O longa é uma adaptação para a telona da novela da Rede Record, um dos maiores sucessos da TV brasileira em 2015

O longa-metragem, escrito por Vivian de Oliveira e dirigido por Alexandre Avancini, tem no elenco principal os atores Guilherme Winter, Sérgio Marone, Giselle Itié, Samara Felippo, Sidney Sampaio, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo, Denise Del Vecchio, Paulo Gorgulho e Larissa Maciel com distribuição da Paris Filmes.

Com efeitos especiais grandiosos e uma história emocionante, o filme produzido pela Record conta uma das mais famosas passagens da Bíblia: a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai. Livre adaptação dos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, o filme cobre mais de cem anos de história, em tramas recheadas de emoção.

Sucesso de audiência - A novela “Os Dez Mandamentos”, que foi ao ar de março a novembro de 2015, impactou cerca de 144 milhões de telespectadores no Brasil e alavancou em 139% os índices da Rede Record na faixa de exibição garantindo a vice-liderança isolada de audiência com muitos capítulos em primeiro lugar, desbancando o telejornal e a novela concorrente. No dia em que foi exibido o capítulo com a abertura do Mar Vermelho, a Record alcançou números de audiência históricos em várias partes do País. Em Curitiba, a novela marcou a média de 13 pontos e 21% de participação.
            
O filme terá, além de cenas exclusivas, um final inédito, que antecipará a segunda temporada da novela, que estreia em março de 2016.