sexta-feira, 30 de agosto de 2013

No Sofá no Jantar Gastronômico da Indonésia...


Coluna By João Nunes- 25 Anos de Coluna Social...

"A literatura antecipa sempre a vida. Não a copia, amolda-a aos seus desígnios" Oscar Wilde

**** A coluna recebe convite para participação ativa no  final de semana em torno da Bienal Internacional de Curitiba- 2013, a maioria no Museu Oscar Niemayer.

**** A galerista Zilda Fraletti convidando o colunista para o coquetel de abertura da exposição "Plano e Relevo", que integra o circuito de galerias da XX Bienal Internacional de Curitiba, hoje- à partir das 19 horas.

Plano e Relevo com serviço da Coluna No Sofá:



Andréia Las mostra obras gravadas em metal, monocromáticas, trabalhadas em relevos perfeitos e intrincadas filigranas. É inegável a necessidade de aproximação entre visitante e gravura, para a observação atenta da obra, permitindo a integração artista / visitante, tão desejada e cultivada pela arte contemporânea.
Dulce Osinski, num único e grande painel, reúne várias telas numa surpreendente e sensível pesquisa de técnicas, com camadas pictóricas em sobreposição que lembram o impacto das florações tropicais e das florestas exuberantes.
Glauco Menta, com seus projetos e objetos, mostra o resultado de influências referenciais. Das antropofagias de Tarsila do Amaral às simbologias de Joan Miró, seu amálgama de visões faz surgirem cerâmicas de arte, verdadeiras esculturas de caráter lúdico.
Juliane Fuganti, com suas Flores e Florestas Possíveis, de xilogravuras e fotogravuras reunidas num único suporte, possui técnica apurada. Aproxima meios de expressão diversos e instiga o espectador a sentir, com o toque, suas atraentes texturas.
Marcelo Conrado é arguto observador e crítico da sociedade dominada pela marca-grife. Suas fotografias integram com refinada ironia símbolos e locais.
Teca Sandrini apresenta obras com transparências que nos permitem inferir numerosas interpretações. Sua sobreposição de camadas remete às aquarelas de grande dimensão. Isso causa, num primeiro olhar, a sensação de que há misteriosas imagens por trás das velaturas.
A curadoria da exposição é de Antonio Carlos Suster Abdalla

**** A Todeschini convidando o jornalista para coquetel hoje na Casa Cor Paraná, no Espaço Bom Gourmet by Todeschini, às 19h30.

**** Pontos de Vista....

As manifestações a respeito da vinda dos médicos estrangeiros tem proporcionado um verdadeiro festival de absurdos. É claro que faltam condições para os médicos brasileiros atuarem, falha incompreensível do governo, mais a ausência de médicos nos confins é desumana.

**** A coluna recebe convite da empresária Carmem Ferrão, que lidera a Pompéia Fashion Week, em Porto Alegre, com desfiles que acontecem hoje e amanhã no centro da capital. O ator Rodrigo Hilbert é uma das atrações da série de desfiles. Agradeço o convite.

**** A coluna recebe convite da Sigep/Abigraf-PR, para a cerimônia de lançamento do livro "Sigep 70 anos"O evento acontece no dia 3 de setembro, a partir das 19h, na sede das entidades no Alto da Glória.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

No Sofá informa: Brigadeiro de Mel para o Ano Novo Judaico

No dia 4 de setembro terá início a comemoração de Rosh HaShaná ou o Ano Novo Judaico. E a Miss Brigadeiro preparou uma receita especial para quem quiser presentear os amigos judeus nesta data: os brigadeiros sabor mel, na opção gourmet ou de colher, que podem ser encomendados a partir de 12 unidades.
“Como nessa festividade é comum as famílias trocarem presentes para desejar um bom ano, resolvemos unir o brigadeiro ao mel, já que um dos símbolos da festa é comer a maçã mergulhada no mel, para que todos tenham um ano bem doce”, afirma a nutricionista Camila Salomon, da Miss Brigadeiro. Por isso nada melhor para desejar um ano doce do que a dobradinha brigadeiro e mel. Quero um!!!
SERVIÇO NO SOFÁ:
Miss Brigadeiro

Encomendas pelo site: www.missbrigadeiro.com.br

Performances trazem interação entre público e artistas na Bienal Internacional de Curitiba 2013

Com uma proposta de aproximar arte e comunidade, a Bienal Internacional de Curitiba 2013 traz obras nas quais artistas apresentam seus trabalhos através de performances artísticas sob curadoria de Fernando Ribeiro
Da Redação- João Nunes/No Sofá
É o caso da canadense Martine Viale que utiliza a linguagem corporal em atuações nas Estações Tubo. Seu trabalho explora o trânsito destes espaços para interagir com as pessoas, criando um diálogo único e sutil. É uma arte que transforma um momento cotidiano em uma experiência nova e diferente. O trabalho da artista se concentra no processo de ação, na corporalidade que se estende para o espaço e o tempo. Seu trabalho já foi exibido, entre outros, no Festival Internacional de Arte Performática de Chipre (Nicósia, Chipre, 2013), Festival de Arte Performática Visualeyez (Edmonton, Canadá, 2012) e na Bienal de Arte Performática ao Vivo (Western Front, Vancouver B.C., 2005).
Na Feira do Largo da Ordem, o pesquisador e professor baiano Zmário, que produz performances artísticas há 15 anos, provocará os passantes com um cenário muito simples: uma mesa e duas cadeiras. Ali ele criará situações comuns como servir um café, jogar cartas, dialogar a partir da leitura para chegar à sua obra de performance, que surge aos poucos, com a relação entre as pessoas e o artista. Atuando com performance, pesquisador e professor, Zmário possui uma produção de 15 anos em performance art. Entre as participações em festivais de performances no Brasil e no exterior, destacam-se o Festival Performance Arte Brasil, MAM-Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro-RJ, 2011), Performance Corpo Política e Tecnologia, UNB (Brasília-DF, 2010) e Zonadeartenacción, Festival de arte de ação, CCEBA, (Buenos Aires, Argentina, 2010).
Na Galeria da APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná) será exibido um vídeo de autoria da artista australiana Jill Orr, com participações em eventos importantes como a Bienal de Veneza e o Festival de Arte e Performance de Melacca (Malásia). Orr recebeu muitos prêmios do Australia Council, Arts Victoria and Vic Health, além do título de Doutora pela Universidade Monash, Melbourne, em 2013.

A Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente receberá a performance “Meditação para o Mundo” do jovem artista curitibano Angelo Luz.  Sua obra é resultado de pesquisa que parte do diálogo do seu corpo nu com o ambiente refletindo sobre a beleza do corpo e do ambiente. Jovem artista da performance e extremamente atuante em Curitiba, possui uma pesquisa e produção que parte do diálogo do seu corpo com o ambiente. Entre suas principais exposições e mostras destacam-se: Frankfurter Buchmesse (Frankfurt Am Main, 2013) Eulengasse (Frankfurt Am Main, 2013),  Fundació Antoni Tàpies (Barcelona, 2013), Museu de Arte da UFPR (Curitiba, 2013).
Suas principais exposições e mostras foram no Frankfurter Buchmesse (Frankfurt Am Main, 2013) Eulengasse (Frankfurt Am Main, 2013),  Fundació Antoni Tàpies (Barcelona, 2013), Museu de Arte da UFPR (Curitiba, 2013).
No MON, Joseph Ravens realizará a inusitada performance duracional intitulada “Pinhão”. Os pinhões serão mastigados de forma a criar uma grande massa que será transformada em esculturas. Artista e diretor da Defibrillator Performance Art Gallery, suas performances são resultados híbridos do trânsito entre artes visuais, dança e teatro. Suas exposições estiveram na Semana Internacional da Arte Performática de Veneza (Veneza, 2012); e no Museu Zendai (Xangai, 2008).
A reconhecida artista performática curitibana Margit Leisner estudou Artes Visuais com aprofundamento em Performance Arte, na F + F Schule für Kunst und Mediendesign (Zürich). Suas performances partem de ações simples e se direcionam para a ressignificação do cotidiano, do espaço e do tempo presente. Questões que cruzam a vida e a arte, mas que nem sempre são vistas em sua completude, surgem no mais sutil fazer da artista.
A carioca Vivian Cáfaro tem formação em teatro e dança e arte-educação. Desenvolve uma pesquisa relacionada ao espaço da cidade por meio da cultura alternativa do parkour. Recontextualizando as práticas do parkour por meio da performance, o seu trabalho traça um novo olhar sobre o espaço urbano.
A japonesa Sakiko Yamaoka tem uma longa produção em performance art e um trabalho de relação com as pessoas. Desenvolve obras a partir de simples ações no espaço público, envolvendo, dialogando e relacionando-se diretamente com as pessoas. Questões relacionadas à migração e ao estrangeiro fazem parte de sua pesquisa e ganham um peso especial em sua primeira vez no Brasil.
Marco Paulo Rolla irá apresentar a performance “Esmagamento Sensível”, no Mercado Municipal, caminhando sob frutas e verduras, tocando um acordeon, em meio a uma sonorização no local. Este mineiro é um artista multimídia criador do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte e mestre em Artes (EBA-UFMG). Participou da programação de performance da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e ganhou o Prêmio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE-RJ e o Prêmio Edgard Gunther de Pintura (MAC-SP). Já participou de exposições coletivas no MAM-RJ, MAM-SP, Muu Gallery (Finlândia) e na Foundazione Pistoletto (Itália). Seus trabalhos encontram-se em coleções do Instituto Itaú Cultural (SP), Museu de Arte da Pampulha (BH) e Centro Cultural Inhotim (MG).
A organizadora do festival AVD - Encuentro de Acción en Vivo y Diferido, a colombiana Tzitzi Barrantes tem o espaço público como o horizonte e material de seu trabalho. É a partir da vivência desse espaço que suasperformances transformam seu corpo individual, privado, em um corpo público e político. No Passeio Públicodesenhará sombras.
A artista brasileira Maíra Vaz Valente vai realizar a performance "Transferência de Valores", que inicia com a coleta da água em baldes no chafariz da Rua XV de Novembro com a participação de voluntários previamente selecionados. O grupo irá caminhar até a Praça Osório carregando os baldes cheios. Com isso, pretende envolver a cidade por meio da mudança de percepção do cotidiano. Suas performances criam situações que brotam do dia a dia, nas ruas, na rotina das pessoas, convidando-as a fazerem parte de uma nova realidade, meiga e dócil, que seus trabalhos criam. A artista participou do Festival Performance Arte Brasil (Rio de Janeiro, 2011), Epipiderme (Lisboa, 2010), Semana Experimental Urbana (Porto Alegre, 2010), Horas Perdidas (Monterrey, 2010), entre outras.
A holandesa Ieke Trinks trabalha com materiais do dia a dia, como papel, madeira, banana ou mesmo com o que o público fornecer. Desenvolve ações que criam situações inusitadas a partir da desconstrução de conceitos cotidianos. Saindo da Praça da Espanha, percorrerá um caminho com um grupo de pessoas, todos grudados e andando de costas. A artista faz parte do coletivo Trickster e produz o PAE - Performance Art Event, em Rotterdam (Holanda).
Natural de Curitiba, Lauro Borges desenvolve investigações, pesquisas e orienta Técnicas de Percepção e Sensibilização Corporal. Entre suas participações estão: Isso! Eu Posso, Festival de Teatro de Curitiba (Curitba, 2013), Um LugarBienal Europeia e Latina America de Arte Contemporânea (Portugal, 2012) e Zênite, Casa do Brasil-Centro Cultural (Madri, 2011). As obras de performance do artista possuem sempre o desenho como suporte, o desenhar como ação ampliada para construir uma relação com as pessoas. Trabalhando com os mais diversos materiais, o desenho é acompanhado da fala, da conversa, da interação que aproxima o artista e o outro, transformando ambos em parte integrante da mesma obra.

Patrocínio:A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio PetrobrásBNDESVotorantim Cimentos e Volvo, além da Copel eSanepar, por meio da Conta Cultura. 
Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Serviço No Sofá:
Martine Viale (Canadá)
Dia 29: 14h
Local: Estação Tubo Rui Barbosa
Dia 30: 17h
Local: Estação Central
Dia 31: 11h
Local: Estação Central
"Café com Zmário" (em busca do zen café)
Data:
 29 de agosto
Horário: 17h
Local: Praça Tiradentes
Data: 1 de setembro
Horário: 10h
Local: Feira do Largo da Ordem – Praça Garibaldi (Rua São Francisco, s/n° I São Francisco)
"The Sleep of Reason Produces Monsters" (Jill Orr)
Data:
 31 de agosto a 1º de dezembro
Galeria da APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná)
Horário de visitação: 14h às 17h (3ª a 6ª feira) e 10h às 13h (sábado e domingo)
Local: Av. Jaime Reis, s/n Sala 07 I São Francisco
Ingresso: Gratuito
"Pinhão" (Joseph Ravens)
Data:
 1º de setembro
Horário de visitação: 15h
Local: Parcão do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 I Centro Cívico)
Tel.: (41) 3335-4400
Ingresso: Gratuito
“Meditação para o Mundo” (Angelo Luz)
Data:
 7 de setembro
Horário: 12h às 19h
Local: Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente (Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho)
Tel.: (41) 3352-7607
Vivian Cáfaro
Data:
 5 de outubro
Horário: 10h
Local: Rua Monsenhor Celso esquina com Rua XV de Novembro
Data: 6 de outubro
Horário: 15h
Local: Museu Oscar Niemeyer

Margit Leisner
Data: 6 de outubro
Horário: 15h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 I São Francisco)
Tel.: 3321-3310

Sakiko Yamaoka
Data: 
5 de outubro
Horário: 16h
Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389 I São Francisco)
Tel.: (41) 3618-0388
 “Esmagamento Sensível” (Marco Paulo Rolla)
Data:
 5 de outubro
Horário: 11h
Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 I Centro)
Tel.: (41) 3363-3764
Tzitzi Barrantes
Data:
 8 de novembro
Horário: 16h
Local: Passeio Público

"Transferência de Valores" (Maíra Vaz Valente)
Data: 9 de novembro
Horário: 11h
Local: Chafariz da Rua XV de Novembro
Ieke Trinks
Data: 9 de novembro
Horário: 15h
Local: Praça da Espanha
Lauro Borges
Data:
 10 de novembro
Horário: 14h
Local: Praça Generoso Marques
Redes sociais: FacebookTwitter e Youtube
Informações: www.bienaldecuritiba.com.br

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

No Sofá no Folianópolis: Folianópolis 2013 realiza seu Ensaio Geral com Saulo Fernandes na Ilha da Magia

    Fotos: Divulgação/No Sofá

  Para os três dias de Folia, a organização do evento anuncia a vinda de Claudia Leitte e o tema “Las Vegas” para embalar a micareta

Após passar pelas capitais Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, a tradicional turnê dos Ensaios Gerais do Folianópolis desembarca na Ilha de Santa Catarina para já ir aquecendo os foliões. Uma noite com o alto astral da música baiana e embalada por um dos maiores nomes do axé: Saulo Fernandes. No próximo dia 30/08, o Garden Music Park, em Jurerê Internacional, recebe a primeira apresentação do músico em carreira solo no estado, após 11 anos comandando a Banda Eva. O público também vai poder conferir o show da cantora catarinense Diana Dias, que vai abrir a noite com seu axé e a participação do DJ Raul.

Será a última chamada aos micareteiros amantes do clima envolvente do Folianópolis. Pela primeira vez em Santa Catarina, desde que estreou sua nova carreira, Saulo será a grande atração deste pré-evento da Folia. Ele esteve à frente da Banda Eva por mais de uma década e acumula uma série de prêmios durante sua trajetória. Só como Melhor Cantor do Carnaval de Salvador foram cinco troféus. Tem seis discos lançados e já repara seu primeiro álbum solo.

O Ensaio em Floripa terá a abertura com show de Diana Dias, um dos talentos da nova geração do axé, com quem Saulo sempre faz questão de cantar junto. os dois. Os dois também já estão confirmados á próxima edição do Folianópolis. O evento do próximo dia 
30 de agosto também terá sorteio de abadás à micareta, que acontece em novembro na Passarela do Nego Querido. 
Oitava edição:

O evento que reúne mais de 15 mil foliões de todo o Brasil em cada dia festa se renova a cada ano e traz novidades ao público. Além das bandas e artistas que já caíram no gosto dos micareteiros do Folianópolis, como Ivete Sangalo e Asa de Águia, neste ano a festa terá pela primeira vez o show de Claudia Leitte. Jurada do programa The Voice Brasil, dona de hits de sucesso como “Largadinho” e “Lirirrixa” e percorrendo a estrada com seu DVD “Negalora”, ela está com tudo e já confirmou presença no trio elétrico da maior micareta do Sul.

Outra novidade para este ano é o tema “Las Vegas”. O Folianópolis 2013 promete trazer o glamour e o brilho da cidade americana para o Complexo da Folia. Parafraseando a famosa expressão “O que acontece em Vegas, fica em Vegas”, a Micareta Mais Bonita do Brasil adotou o slogan "O que acontece no Folianópolis, fica no Folianópolis", e já prepara toda sua decoração e outras atrações inspiradas na monumental Las Vegas. 

Apresentam-se ainda no Folia 2013: Chiclete com Banana, Tomate e Asa de Águia. As datas para a festa já estão confirmadas para os dias 14, 15 e 16 de novembro e o local é a Passarela Nego Quirido. A tradicional Macarronada do Léo, o almoço oficial do Folianópolis, também já tem data e hora marcada. Será no P12, em Jurerê Internacional, às 12h do dia 15 de novembro, com Diana Dias e os DJ’s Henrique Fernandes e André Maran no comando da festa. O passaporte aos três dias de festa está à venda no site www.blueticket.com.br. Mais informações no www.folianopolis.com.br.

Serviço No Sofá do Ensaio Geral do Folianópolis:

Atrações: DJ Raul, Diana Dias e Saulo Fernandes.
Dia 30/08 (sexta-feira), às 21h.
No Garden Music Park. Endereço: Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, 2.500, Jurerê Internacional - Florianópolis/SC.
Ingressos a partir de R$40,00, no site www.blueticket.com.br
Classificação: 16 anos.

Veja como ficou a ordem de apresentação aos três dias do Folianópolis 2013:

Dia 14 de novembro (quinta-feira)
Trio Esquenta Folia com Diana Dias
Chiclete com Banana
Claudia Leitte

Dia 15 de novembro (sexta-feira)
Trio Esquenta Folia com Diana Dias
Saulo Fernandes
Asa de Águia

Dia 16 de novembro (sábado)
Trio Esquenta Folia com Diana Dias
Ivete Sangalo
Tomate

Serviço No Sofá do Almoço Oficial do Folianópolis – Macarronada do Léo

Atrações: DJ Henrique Fernandes, Diana Dias e DJ André Maran.
Dia 15/11 (sexta-feira), às 12h.
No P12. Endereço: Servidão José Cardoso de Oliveira, 100 - Costão de Jurerê Internacional - Florianópolis/SC.
Ingressos a partir de R$40,00, no site www.blueticket.com.br
Classificação: 16 anos.

Eleven Arquitetura na Feira de Imóveis do Paraná que abre hoje...


Da Redação/João Nunes- Curitiba

A Eleven Arquitetura, empresa comandada pelas arquitetas Marina Carvalho e Paula Borges, é a responsável pelo projeto do estande da TECNISA na Feira de Imóveis do Paraná, que será realizada de hoje a 01 de setembro, em Curitiba. Promovida pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), a 22ª edição da feira reunirá as principais empresas do setor imobiliário dos estados do Paraná e Santa Catarina, apresentando opções de imóveis residenciais e comerciais do mercado. Com 70 m², o estande projetado pela Eleven foi baseado no perfil daTECNISA, fortalecendo conceitos como tecnologia, comodidade, confiabilidade e exclusividade. Para atingir esse objetivo, o escritório curitibano trabalhou com materiais e cores nobres, transformando o ambiente um verdadeiro lounge para que os visitantes conheçam os produtos expostos com muito conforto. 

Valorizando a capital paranaense, o espaço trará imagens da cidade captadas pelo renomado fotógrafo Sossela, um dos profissionais mais respeitados do Brasil. A Feira de Imóveis do Paraná será realizada no Expo Ranault Barigui, no Parque Barigui. 

Revista Casa Sul faz recepção na Global Revest para lançar mais uma edição....

Por João Nunes/Da Redação/No Sofá

Apesar do frio em Curitiba na noite de ontem, o clima ficou bem aconchegante com a bela recepção na Global Revest- Soluções em Revestimentos, no iluminado prédio inaugurado na Vicente Machado, 1224, palco do lançamento de mais uma edição da Revista Casa Sul- o estilo de vida da região sul- e que traz na capa projeto assinado pelo arquiteto Eduardo Mourão com Global Revest, que resgata a história da família. A revista traz outras matérias bem interessantes. Confira algumas fotos do evento




    Francis Meinster,  a galerista Zilda Fraletti, que recebe dia 30 em seu espaço e Gilberto José de Camargo prestigiando badalada festa da Revista Casa Sul  
                      Arquiteta Yara Mendes em foto especial para No Sofá...

                      A confrade Iza Zilli, que já convidou o colunista para sua tradicional festa de lançamento de sua Agenda Empresarial, em novembro, nos espaços do Sheraton Four Points. Estaremos lá!!!!!

    O casal Márcia Helena Pretto- leia-se Vidri Revestimentos- ladeando este jornalista e a Dra. Vanessa Malucelli Andersen em foto especialmente clicada pelo talento do artista plástico Celso Coppio

    Família Moss para Casa, liderada pelo empresário Hermes Schultz, que já nos convidou para a grande festa de 3 anos da Moss para Casa, dia 3 de setembro, nos espaços da empresa, nos altos da Carlos de Carvalho

                      Presença sempre agradável nos eventos, o artista plástico Celso Coppio


    Casal Hermes e Maria Cristina Schultz emolduram a Dra.Vanessa Malucelli Andersen


                      A arquiteta Raquel Frizzas e seu amigo Adriano Borghetti