quarta-feira, 27 de abril de 2016

Gastronomia: Chope, salsicha e Champions League

Jogos das semifinais do torneio europeu serão exibidos no Bar do Alemão, que é sede do Fã Clube do Bayern Munich em Curitiba
Para dar sequência a uma tradição que já dura vários anos, o Schwarzwald Bar do Alemão está recebendo torcedores das quatro equipes que disputam as semifinais da Champions League: Atlético de Madrid, Bayern Munich, Manchester City e Real Madrid. Por ser um bar germânico, os torcedores do time comandado por Pep Guardiola são maioria durante as exibições dos jogos.
A casa também é a sede do primeiro Fã Clube do Bayern Munich do Brasil, fundado há 15 anos. Além das semifinais, o bar vai exibir o jogo final do torneio, no dia 28 de maio, e também a decisão da Copa da Alemanha, marcada para o dia 21, entre o próprio Bayern e o Borussia Dortmund.
Os jogos estão sendo exibidos em nove TVs de LCD de 46 polegadas e o cardápio completo do Schwarzwald está à disposição dos clientes. De acordo com os proprietários do Bar do Alemão, os campeões de venda são o tradicional chope, a batata frita e as salsichas Bratwurst e Bockwurst.
 
     Foto: Priscilla Fiedler
SERVIÇO:
27 de abril – Atlético Madrid x FC Bayern Munich – 15h45
03 de maio – FC Bayern Munich x Atlético Madrid – 15h45
04 de maio – Real Madrid x Manchester City – 15h45
21 de maio - Final da Copa da Alemanha - Bayern Munich x Borussia Dortmund
28 de maio - Final Champions League
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 63 - Largo da Ordem, Centro Histórico de Curitiba
Horário: diariamente, das 11h às 2h.
Telefone: (41) 3223-2585
 SCHWARZWALD – BAR DO ALEMÃO
Com mais de 30 anos de existência, a casa é considerada atração turística de Curitiba. Referência quando o assunto é chope, o Bar do Alemão serve 12 tipos da “bebida dourada”, entre eles o famoso Submarino, além de pratos típicos da Alemanha, que renderam inúmeros prêmios. O Schwarzwald está localizado no Largo da Ordem (Rua Claudino dos Santos, 63 – Centro Histórico de Curitiba) e funciona todos os dias, das 11h às 02h. Informações e reservas: (41) 3223-2585.

O preço da internet - Por Marcello Richa

Por Marcello Richa


Um dos temas mais controversos dos últimos meses foi a polêmica questão da limitação de franquias de internet fixa no Brasil. Empresas de telecomunicações e até mesmo a Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel) adotaram o discurso que a limitação seria benéfica para quem utiliza pouco a internet e acarretaria mais gasto para usuários assíduos. Porém, como definir qual o tempo e preço justo de uso da internet? As opções, até o momento, são preocupantes.

Um levantamento do IBGE mostra que o tamanho das famílias no Brasil gira em torno de três pessoas por domicílio e que o celular já se tornou a principal forma de acesso a internet. Somado a isso, também realizaram uma pesquisa que aponta que o brasileiro passa, em média, 5,3 horas no computador doméstico. Não é difícil imaginar que, com diversos aparelhos eletrônicos conectados à internet dentro de casa, e com seu uso cada vez mais comum, o limite venha a se tornar um problema até mesmo para um usuário moderado.

Dessa forma, o limite de franquia leva o usuário a dois problemas: os valores cobrados e o consumo. A menor franquia oferecida pelas operadoras no Brasil terá 10 GB, enquanto a maior, até o momento, será de 200 GB. Uma rápida pesquisa nos sites das principais operadoras do país mostra que o preço das franquias varia entre R$ 54,90 (que representa cerca de 6,2% do salário mínimo) até R$ 319,00 (equivalente a 36% do salário mínimo).

Para efeito comparativo, nos Estados Unidos encontramos uma internet no mínimo três vezes mais rápida que a brasileira, serviços estáveis e valores muito mais acessíveis que os praticados em nosso país. A operadora AT&T, por exemplo, cobra US$ 30 mensais para um pacote de 250 GB (2,3% do salário mínimo americano). No Canadá, um pacote de 125 GB custa $ 64,95 (3,9% do salário mínimo da cidade de Quebéc).

Supondo que um usuário de internet utilize 1.600 MB por dia apenas na navegação cotidiana (baseado nas horas de utilização apontado pelo IBGE e sem vídeos streaming ou downloads de grandes arquivos), no final do mês já teria consumido 48 GB, ou seja, planos mais econômicos já trariam grandes prejuízos aos usuários. Se adicionar uma hora de vídeo no Youtube e um episódio por dia do Netflix, o consumo alcança 117 GB por mês. E isso seria apenas um usuário moderado de internet.

É essencial lembrar que o acesso à internet não é apenas lazer, mas também informação, formação, trabalho e negócios. Um profissional de comunicação que precisa da internet para carregar grandes quantidades de vídeos ou imagens sentirá rapidamente o efeito da franquia. O mesmo ocorreria com um estudante de Ensino a Distância (EaD), que precisa utilizar grandes quantidades de dados para assistir as aulas online. Profissionais liberais, pequenos empreendedores e pesquisadores serão prejudicados no desempenho de seus trabalhos, pois terão que lidar com franquias pequenas e com valores muito altos em relação ao salário mínimo brasileiro.

Somado a isso, nos contratos atuais das grandes operadores já existem cláusulas que preveem a diminuição da velocidade caso o usuário ultrapasse o limite da franquia, bem como a possibilidade de cortar o acesso ao serviço, o que iria diretamente contra o Marco Civil da Internet, que estabelece que apenas em caso de falta de pagamento é permitido à interrupção do serviço.

No Paraná a Copel já afirmou que irá manter a internet sem limitação no tráfego de dados para pessoas físicas e jurídicas. Uma notícia positiva no meio de um cenário pouco favorável para os consumidores e que mostra mais uma vez porque fomos considerados o segundo estado mais competitivo pelo grupo de estudos da revista The Economist e eleito o estado com melhor estratégia de investimento da América do Sul pelo Financial Times.

A utilização de franquias até pode ser uma opção viável, como ocorre nos Estados Unidos e Canadá, mas para isso as operadoras precisariam manter opções de internet ilimitadas e começar a trabalhar planos com valores adequados com a condição financeira dos brasileiros, facilitando o acesso e investindo em melhorias reais nos serviços de banda larga fixa.

**Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)

domingo, 24 de abril de 2016

Registro Social

Val Ruon, Sílvio Torres, presidente da Link Monitoramento, Viviane Paz e Fulvio Carvalho

Sílvio Torres, presidente da Link Monitoramento, comemora o prêmio 
SELO DE EXCELÊNCIA

A Link Monitoramento, 

empresa paranaense 

pioneira em atuar no 

segmento de franquias na 

área de rastreamento, 

recebeu o Selo Excelência 

em Franchising. A 

premiação foi organizada 

pela Associação Brasileira 

de Franchising e ocorreu 

em concorrido coquetel no 

World Trade Center de 

São Paulo, no último dia 15 (sexta-feira).


Gastronomia: Tradição belga toma conta de Curitiba na Semana de Mexilhões do Victor

De 28 de abril a 7 de maio, porções de mexilhões serão servidas com cervejas belgas especiais


 Faltam poucos dias para Curitiba experimentar uma das maiores tradições da culinária belga e francesa: omoules frites. De 28 de abril a 7 de maio, o Grupo Victor promove a Semana de Mexilhões nos quatro restaurantes da rede. Serão servidas porções de Mexilhões à Marinière e à Francesa por apenas R$ 39,90.

 

Para harmonizar com os moluscos, a Semana oferecerá duas cervejas belgas exclusivas do evento: a Belgian Pale Ale e a Wit Bear. A primeira é uma cerveja bem frutada. Já a segunda é uma cerveja não-filtrada, com adição de trigo não maltado, aveia, cascas de laranja e sementes de coentro. Durante os 10 dias do evento, quem pedir cinco cervejas, ganha a sexta. São duas boas opções para quem aprecia cervejas especiais e gosta de mexilhões.

 Os mexilhões à marinière já fazem parte do cardápio fixo de dois restaurantes Victor – Bistrô do Victor e Bar do Victor São Lourenço –. “Criamos essa Semana para oferecer outras receitas aos apreciadores do molusco e para estimular que novas pessoas experimentem os mexilhões, com opções de preços acessíveis e harmonizados com as melhores cervejas belgas”, explica o restaurateur Francisco Urban.

Para quem nunca experimentou, a Semana Victor de Mexilhões é uma excelente oportunidade para se aventurar pela gastronomia belga. De 28 de abril a 7 de maio nos restaurantes Bar do Victor São Lourenço, Bar do Victor Praça da Espanha, Petiscaria do Victor e Bistrô do Victor.

 

SERVIÇO E RESERVAS:

Bar do Victor São Lourenço:  Rua Lívio Moreira, 284 - São Lourenço / (41) 3353-1920

Bar do Victor Praça da Espanha: Rua Saldanha Marinho, 1650 – Batel / (41) 3076-0720

Bistrô do Victor / ParkGourmet:  R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Campina do Siqueira / (41) 3317-6920

Petiscaria do Victor:  Av. Manoel Ribas, 6995 - Santa Felicidade / (41) 3273-4444



“AMOR À MOSTRA”: EXPOSIÇÃO NO SHOPPING MUELLER FAZ HOMENAGEM ÀS MÃES

Na foto: As filhas Leticia e Ana Lia com a mãe Terezina. Andressa com a filha Isabela. Maria Emília, mãe do Marcelo e filha da Maria Lúcia. Monica Werner, mãe da Marcela. Maria Bernadete, mãe da Deise e da Maria Lucia. Renata, mãe da Giovanna
   

Exposição no Shopping Mueller conta histórias de mães e filhos

Durante a campanha de Dia das Mães, o Shopping Mueller traz a exposição “Amor à Mostra” como uma forma de homenagear essa data. Entre 26 de abril a 8 de maio, o mall irá mostrar os momentos mais verdadeiros e espontâneos entre mãe e filho dentro do shopping. Para isso, um fotógrafo será responsável por captar essas imagens e as mães fotografadas contarão como tem sido a experiência da maternidade. As histórias serão postadas em um álbum na fanpage do mall, no Facebook, além de ganharem um espaço na exposição, no piso L4, durante a campanha. O espaço tem a assinatura do Estúdio Pantarolli Miranda – Arquitetura, Design e Arte, e paisagismo da Flora 4 Elementos.

Carro de Luxo

O sorteio de um automóvel Volvo V40 também faz parte das comemorações. O carro foi escolhido por ter positiva avaliação de segurança e ao mesmo tempo, design e estilo, a cara da mãe moderna. A cada R$ 400,00 em compras, o cliente ganha um cupom e concorre ao carro, que será sorteado no dia 10 de maio, no piso L1.

Serviço:
Exposição Dia das Mães no Shopping Mueller
Local: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico
Data: de 26 de abril a 8 de maio
Telefone: 41 3074-1000
Instagram: @muellercwb