sábado, 3 de agosto de 2013

SALAMUNDO 2013: ENCONTRO PARA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Encontro internacional de Educação, que acontece na próxima semana no Teatro Positivo, conta com a presença de especialistas e autoridades que discutem sobre o funcionamento eficaz da sala de aula

Da Redação/No Sofá/João Nunes

 O maior encontro de educadores e gestores de educação realizado no Brasil, o SalaMundo, na edição desse ano contará com a participação de importantes especialistas e profissionais com grande experiência na área educacional para refletir sobre o funcionamento eficaz da sala de aula. A temática permeia o processo de ensino, sobretudo no que diz respeito ao ambiente escolar. O encontro acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Positivo.

A intenção do SalaMundo 2013 é proporcionar um espaço que transponha o debate e permita que as questões discutidas possam gerar soluções, que sejam aplicadas no ambiente escolar. Para isso o encontro reunirá os responsáveis por essas mudanças, professores, coordenadores, diretores de escolas, secretários de educação, prefeitos. 

O presidente do Grupo Positivo, Hélio Bruck Rotenberg, na cerimônia de apresentação comentou sobre o SalaMundo e o porquê de o encontro ser realizado em Curitiba. Rotenberg frisou: “o evento é da cidade, é de todos nós, educadores”. Curitiba foi escolhida para ser a sede, pois é um exemplo em termos de qualidade de vida e de educação, sendo líder no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos quatro últimos levantamentos entre as capitais, além de ter sido o local de nascimento do Grupo Positivo.

“O SalaMundo foi concebido para ser um encontro de qualidade, algo que faltava no segmento educacional brasileiro. Por isso, decidimos que seria realizado bianualmente. Além disso, fomos motivados pela satisfação geral dos mais de 2.400 participantes da edição de 2011, que classificaram o evento como muito bom”, afirmou o diretor corporativo de marketing do Positivo, Rogério Mainardes, no café da manhã de apresentação do evento.

            Ao longo dos dois dias do SalaMundo 2013, profissionais de reconhecimento internacional, se propõem a refletir sobre educação. Entre os palestrantes estarão presentes: Aloízio Mercadante, Ministro de Educação, que apresentará “O cenário da Educação Brasileira: realidade e perspectivas”; Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que discorrerá sobre “O peso e a importância dos fatores não cognitivos” e Paul Tough, jornalista do The New York Times, especialista em educação e autor do Best Seller ‘How Children Succeed’.
                       
            Além destes, o professor Francisco Soares da Universidade Federal de Minas Gerais, que realizou uma pesquisa para a edição de 2013 do SalaMundo, perfilando escolas que conseguem obter bons resultados independentemente das características sociais de seus alunos, a qual apresentará no segundo dia. Em seguida, o professor do Instituto de Estudos Brasileiros de Cambridge e antropólogo, James Ito Adles, fará considerações sobre uma pesquisa qualitativa realizada nas escolas, apontando a perspectiva dos alunos e os fatores que determinam seu desempenho acadêmico.
           
            Sobre bullying, haverá uma conferência com a professora Luciene Tognetta, da Universidade de Campinas. Como lidar com obullying? Termo que se refere a um problema que não é conjuntural ou efêmero e se tornou um grande desafio para as escolas. Durante a palestra, alunos e professores atores do Grupo de Teatro Positivo encenarão sketches teatrais, representando situações cotidianas, sobre as quais a conferencista irá tratar.

O SalaMundo 2013 ainda contará com a mesa redonda “Experiências na gestão que mudaram a sala de aula”, que será composta por educadores e gestores que ocuparam Secretarias de Educação e foram responsáveis por importantes inovações, tais como os das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Foz do Iguaçu, Teresina. E, a apresentação da peça teatral “Apareceu a Margarida” escrita por Roberto Athayde e interpretada pela atriz Marília Pêra.

Além da presença do Ministro de Estado da Educação, participarão do evento Hélio Bruck Rotenberg, presidente do Grupo Positivo; Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba; Beto Richa, governador do Paraná; Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista que lidera no Brasil os estudos e tratamentos da Síndrome de Irlen; Cláudio de Moura Castro, economista, pesquisador em educação e colunista da revista Veja, que além de sua palestra apresentará uma entrevista exclusiva com o escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Mario Vargas Llosa.

O SalaMundo 2013 ainda terá uma mensagem exclusiva dos filósofos e pensadores contemporâneos, André Comte-Sponville e Luc Ferry, que será parte da palestra de abertura do segundo dia, ministrada por Luca Rischibieter, mestre em Educação pela Universidade de Paris V, e que atua na concepção de softwares, soluções educacionais e na criação de projetos colaborativos para portais educacionais.

Portanto, pretendendo fomentar a reflexão sobre como fazer uma escola melhor “o SalaMundo 2013 está organizado e proposto em sincronia ao momento em que estamos vivenciando na educação brasileira. Por isso, os temas estão articulados de forma a contemplar problemas de saúde, cognitivos e afetivos, com os quais os gestores se deparam”, explica Cláudio de Moura Castro, especialista em educação e um dos curadores de conteúdo do evento.

Confira a programação do SalaMundo 2013 aqui No Sofá:
6 de agosto – terça-feira
8h30 Recepção e boas vindas ao Teatro Positivo
Orquestra de Harmônicas de Curitiba
8h45 Mensagem de abertura
Hélio Bruck Rotenberg – Presidente do Grupo Positivo
Gustavo Fruet – Prefeito de Curitiba
Beto Richa – Governador do Paraná
9h Palestra de abertura: “O Cenário da Educação Brasileira: realidade e perspectivas”
Aloízio Mercadante – Ministro da Educação do Brasil
9h45 “Valores, caráter e sucesso nas escolas”
Paul Tough
10h30 Coffee break
11h “Os sentidos que punem e despertam – A visão enganosa: Síndrome de Irlen”
Dr. Ricardo Guimarães e Dra. Marcia Guimarães
11h30 “A inteligência das mãos”
Claudio de Moura Castro
12h “As Humanidades na Educação”
Entrevista exclusiva com Mário Vargas Llosa – escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura em 2010 - apresentada por Cláudio de Moura Castro.
12h15 Almoço
14h “A sala de Aula na Tela – o ensino pela televisão”
José Roberto Marinho – Presidente da Fundação Roberto Marinho.
14h30 “O congestionamento curricular do Ensino Médio”
Tufi Machado Soares e Mariana Calife
14h50 “O bacharelado internacional”
            Robert Bouressa
15h10 “O segredo das escolas que dão certo”
Bernardo Toro
15h30 Coffee Break
16h00 “Experiências na gestão que mudaram a sala de aula”
17h30 Peça Teatral “Apareceu a Margarida” de Roberto Athayde.
Monólogo interpretado pela atriz Marília Pêra.
18h30 Encerramento primeiro dia

7 de agosto –quarta-feira
8h Recepção e boas vindas ao Teatro Positivo
Grupos Musicais/Artes/Dança do Positivo
08h30 Palestra de abertura: “Autoridade e Disciplina”
Mensagem exclusiva de Paris por Andrè Comte-Sponville e Luc Ferry – apresentada e comentada por Luca Rischbieter
9h30 “O peso e a importância dos fatores não cognitivos”
Viviane Senna – Presidente do Instituto Ayrton Senna
10h15 Coffee break
10h40 “Como lidar com o bullying”
Luciene Tognetta
11h10 “O que faz uma boa Escola?”
Francisco Soares e James Ito-Adler
12h Encerramento

SERVIÇO NO SOFÁ:
Data: 6 e 7 de agosto
Local: Teatro Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Curitiba
Inscrições: www.salamundo.com.br
Informações: (41) 3331-5122

No Sofá com a Chef Letícia Krauser: Ela ensina a fazer pratos afrodisíacos na Versadas

Um cardápio afrodisíaco de dar água na boca será tema da aula-show que será ministrada na Versadas na próxima terça-feira, 6 de agosto, com a chef de cuisine Letícia Krauser, do Ateliê Bistrô e Bar. No cardápio, drink à base de absinto; brioches artesanais de ovo de codorna e ovas; caprese afrodisíaca, ricota artesanal, tomates, manjericão, tangerina e amendoim; pirarucu grelhado (peixe amazônico no molho; arroz proibido (arroz negro ao vinho); e dadinhos de tapioca e ganache de doce de leite. A chef incluiu na aula o preparo dos brioches da ricota (base para vários outros preparos). O investimento é de R$ 150,00. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3078-3312.
Versadas - Rua Desembargador Costa Carvalho, 312, Batel, Curitiba.

Azul Linhas Aéreas apresenta: No Sofá com João Nunes, no 41° Festival de Cinema de Gramado

Da Redação/No Sofá/João Nunes
Apoio: Azul- Linhas Aéreas

Os filmes concorrentes da 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado foram revelados durante coletiva de imprensa, realizada na sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A produção do Festival apresentou os longas e curtas em competição e anunciou o filme de abertura do evento: "Flores Raras", de Bruno Barreto.

Na ocasião estavam presentes: O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi; secretária de turismo de Gramado e coordenadora geral do evento, Rosa Helena Volk; secretário-adjunto de cultura do Rio Grande do Sul, Jéferson Assumção; jornalista e superintendente de Comunicação Social e Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Estado, Vicente Romano; além dos curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho.

A coletiva consolidou o novo momento do Festival de Cinema de Gramado. "Tivemos crescimento na parte técnica e artística. Agora, o Festival vive outra realidade. É uma história de resistência e o evento se credencia cada vez mais como porta-voz do cinema brasileiro e latino", comenta Rosa Helena Volk. Esse posicionamento é reforçado pelo diretor da Um Cultural (produtora e proponente do evento), Ralfe Cardoso: "Depois de sanar muitas dúvidas e realizar vários desejos no ano passado, agora chegamos em 2013 querendo ousar. Nós podemos ir mais longe. Queremos que Gramado seja a tela preferida do Brasil. E nós vamos construir esse Festival juntos".

Quanto aos filmes selecionados, o curador Rubens Ewald Filho disse ter se surpreendido com as inscrições: "Foi um ano muito especial. Fiquei impressionado com a quantidade e a diversidade de propostas. Tanto que, em determinado momento, nos sentimos presos ao número máximo de filmes por mostras". Com esse resultado, o curador sugeriu uma mostra itinerante para o Festival de Cinema de Gramado, onde outros filmes de qualidade que não entraram na seleção seriam exibidos para que também pudessem ser apreciados nacionalmente. "Seria como Un Certain Regard, do Festival de Cannes. 'Um Olhar de Gramado', quem sabe?". O Festival de Cinema de Gramado acontece de 9 a 17 de agosto na cidade serrana.

Longas-metragens brasileiros:
A Bruta Flor do Querer (SP), de Andradina Azevedo e Dida Andrade
A Coleção Invisível (BA), de Bernard Attal
Até Que a Sbórnia nos Separe (RS), de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.
Éden (RJ), de Bruno Safadi
Os Amigos (SP), de Lina Chamie
Primeiro Dia de Um Ano Qualquer (RJ), de Domingos Oliveira
Revelando Sebastião Salgado (RJ), de Betse de Paula
Tatuagem (PE), de Hilton Lacerda

Longas latino-americanos:
A Oeste do Fim do Mundo (Argentina/Brasil), de Paulo Nascimento
Cazando Luciérnagas (Colômbia), de Roberto Flores Prieto
El Padre de Gardel (Uruguai), de Ricardo Casas
Puerta de Hierro - El Exilio de Perón (Argentina), de Dieguillo Fernández e Víctor Laplace
Repare Bem (Portugal), de Maria de Medeiros
Venimos de Muy Lejos (Argentina), de Ricardo Piterbarg

Curtas-metragens brasileiros:
A Navalha do Avô (SP), de Pedro Jorge
A Voz do Poço (SP), de Patrícia Black
Acalanto (MA), de Arturo Saboia
Arapuca (SP), de Hélio Villela Nunes
Arremate (BA), de Rodrigo Luna
Carregadores de Monte Serrat (SP), de Cassio Santos e Julio Lucena
Colostro (SP), de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet
Faroeste: um Autêntico Wester (GO), de Wesley Rodrigues
Merda! (MG), de Gilberto Scarpa
O Matador de Bagé (RS), de Felipe Iesbick
Os Filmes Estão Vivos (RS), de Fabiano de Souza e Milton do Prado
Os Irmãos Mai (SP), de Thais Fujinaga
Pouco Mais de Um Mês (MG), de André de Novais Oliveira
Sanã (MG), de Marcos Pimentel
Simulacrum Praecipiti (SP), de Humberto Bassanelli
Tomou Café e Esperou (RS), de Emiliano Cunha

Curtas gaúchos:
Armada, de Filipe Ferreira
As Memórias do Vovô, de Cíntia Langie
Catalogárgula, de Lucas Neris e Luan Salce
Codinome Beija-Flor, de Higor Rodrigues
Contrato de Amor, de Camilo Rodriguez, Leonor Jiménez e Thais Fernandes
Ed, de Gabriel Garcia
Entrevista, de Gabriel Horn
Férias, de Iuli Gerbase
Kassandra, de Ulisses da Motta Costa
L'anime, de Diego Urrutia
Logo Ali ao Sul, de Marcio Kinzeski
Notícias Tuas, de Vicente Moreno
O Matador de Bagé, de Felipe Iesbick
Os Desconhecidos, de Eduardo Teixeira
Os Filmes Estão Vivos, de Fabiano de Souza e Milton do Prado
Roda Gigante, de Julia Barth
Somos Todos Ilhas, de Pedro Martins Karam
Tomou Café e Esperou, de Emiliano Cunha

E o Troféu Oscarito este ano vai para Glória Pires


No Sofá apresenta o 41° Festival de Cinema de Gramado


Decor Arte

**** A noite fria em Santa Felicidade só trouxe mais charme à festa da Boulle Móveis de Fundamento, do empresário Ugo Guttierrez Filho. O anfitrião recebeu um renomado grupo de profissionais para apresentar a nova coleção de moveis-arte e antiguidades da marca. A linha exclusiva é assinada pelo artesão e também sócio da Boulle, Ugo Guttierrez Neto e é desenvolvida com matéria prima sustentável, garimpada por toda a América do Sul. A coluna destaca alguns presentes no evento, sob as lentes do talentoso e educadíssimo Gerson Lima.

    A decoradora Solange de Fátima da Costa e o anfitrião Ugo Gutierrez Filho

   O advogado Lohran Molletta, a designer Maira Dal Negro, o anfitrião Ugo Gutierrez Filho,o empresário Murilo Dal Negro e o também anfitrião Ugo Gutierrez Neto

    As arquitetas Eliana Cunha, Cristiane Costa Maciel, Rose Guazzi e Sony Luczyszyn

    A arquiteta Tatielly Zammar, a designer Raquel Frizzas, as arquitetas Gislaine Tourinho e Regina Izé e Leticia Oliveira, Relações Públicas da Base Lojas Associadas

Júlio Rocha participou de evento da Samsung em Curitiba nesta sexta-feira no Shopping Muller

Celebridade da novela Amor à Vida esteve ontem na abertura de loja da marca na capital paranaense

O ator Júlio Rocha foi a estrela convidada na inauguração da loja Samsung que aconteceu nesta sexta-feira, 2, no Shopping Mueller. Júlio esteve à disposição da imprensa e do público durante a abertura da unidade, fotografando com todos, sempre muito educado e atencioso. O ator vive o ambicioso cirurgião, Jaques Sampaio, na novela Amor à Vida, da Rede Globo. A nova loja é a segunda operação da Samsung em Curitiba pertencente ao Grupo Jufap, comandada pelo empresário Amadeu Colombo Cavalcante. A primeira loja foi inaugurada em junho no ParkShoppingBarigüi. 

Além disso, o Shopping Palladium ganhou nesta quarta-feira (31), um quiosque da Samsung com os últimos lançamentos e inovações em celulares e tablets. 

O espaço no Shopping Mueller traz todo o portfólio móvel da empresa, o que contempla smartphones, celulares, tablets, notebooks e câmeras digitais. Todos esses produtos estarão à disposição do consumidor para experimentação e compra – inclusive o Galaxy S4, mais novo e revolucionário equipamento da marca.

A Bela da Semana na Coluna No Sofá...

Anielle Blank foi uma das convidadas vips no badaladíssimo coquetel de lançamento da 5ª edição da revista do Grupo TAJ, a TAJ Mag, realizado no TAJ. O agito ficou por conta do DJ Diego Palladino, residente do TAJ, e a DJ Luíza Bernardi.
Foto: Fernando Smak / Portal Guest Vip/No Sofá

Academia Fit For Free abre sua primeira unidade das Américas, em Curitiba


A rede holandesa Fit For Free, que é febre na Europa, chega agora em Curitiba trazendo um novo conceito em academia. Moderna, bem equipada e com profissionais treinados pela matriz, a rede Fit For Free aposta em um formato diferenciado de relacionamento com seus clientes. Com custos bem abaixo dos praticados pelo mercado, o aluno dispõe de uma academia completa, onde ele paga realmente pelo que usa.

São 1.500m2 de espaço, com estacionamento próprio, em localização de fácil acesso. Os planos contemplam diferentes perfis, adequados por horários e atividades para aqueles que praticam exercícios regularmente. Com horários flexíveis, a Fit For Free é para todas as idades, costumes e personalidades.

Com padrões idênticos aos praticados na Europa, a Fit For Free traz ao Brasil novas modalidades, com equipamentos exclusivos, como o Remo Indoor – simula os movimentos do remo – que tonifica músculos do corpo inteiro e produz alta queima de calorias. Para quem gosta de ritmo, a Zumba alia passos da dança latina com ginástica, uma forma descontraída de perder peso e ganhar equilíbrio e ritmo. Já para os mais práticos, treinos em circuito são rápidos e funcionais para quem tem pouco tempo e pressa nos resultados.

Todas as atividades, infra-estrutura e decoração do espaço integram o aluno à comunidade fitness que mais cresce no mundo!

Saiba mais em www.fitforfree.com.br.

     Rubens Bravalheri, gerente geral e Dennis Zuydervliet, sócio da rede Fit for Free

                       Salas amplas e modernas para ginástica. Espaço confortável.....
                         
     

     Equipamentos modernos foram apresentados em primeira mão a um grupo de jornalistas convidados para conhecer as instalações da Fit For Free


    Jornalistas recebidos pelos profissionais da Comunicare Comunicação. Perfeito!!!!!

Serviço No Sofá:
Fit For Free em Curitiba
A primeira unidade da franquia nas Américas
Onde: República Argentina, 2751 – Água Verde

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

AI QUE LOUCURA!!!!! LA TABLE DOUCE COMEMORA UM ANO EM CURITIBA

    Doces da La Table Douce apresentam sabor e aroma diferenciado
    Crédito: Divulgação/No Sofá

Da Redação/João Nunes

Empresa tem a proposta de oferecer sabor e aroma diferenciados em doces refinados

A La Table Douce comemora na próxima quinta-feira (01/08) o seu primeiro ano no mercado de doces finos em Curitiba. As receitas são desenvolvidas pela chef Daniela Prosdocimo Caldeira, que divide a sociedade com a empresária Danielle Cruz. Os produtos trazem como um dos diferenciais o preparo artesanal com ingredientes gourmets, sem conservantes nem corantes.A proposta do trabalho consiste em apresentar receitas originais e releituras de sabores tradicionais. Entre os doces preferidos dos clientes estão o brigadeiro com chocolate belga, mini torrone, merengue de damasco, esfera de doce de leite,  texturas de pistache, além de ampla variedade de trufas, bombons e minissobremesas.

A La Table Douce pode ser contratada para mesa de doces em festas e casamentos e em eventos corporativos, sem a necessidade da contratação do serviço do buffet La Table Gastronomie, também comandado pela chef e reconhecido pelo requinte e experiência sensorial que proporciona com a culinária.

Sofisticação na mesa de doces La Table Douce......

Expert Cabral inaugura com festa para 700 convidados

A sexta unidade própria da rede abriga uma loja Lafort dentro dos seus cerca de 1000m2

Da Redação/João Nunes

O Expert Beauty Center inaugurou na última terça a sua mais nova unidade com uma festa para 700 convidados que se espalharam pelos mais de 1000m2 .

Esse é o sexto salão da rede comandada pelos irmãos  e sócios José e Adir Hillani, o que faz do Expert Beauty Center a maior rede de Curitiba em número de unidades próprias.
Com cerca de 80 profissionais,  a nova unidade oferece o pacote completo de seus serviços, inclusive os mais sofisticados. A unidade tem os mais modernos tratamentos estéticos corporais e faciais, conta com serviços relaxantes de massoterapia e ofurô e ainda os serviços mais comuns do cotidiano, como penteados, maquiagem e manicure. 
Com a chegada da sexta unidade própria, a rede - que possui  também um Centro Técnico para formação de seus profissionais -  alcancará a marca de 800 colaboradores, diretos e indiretos, com o selo Expert Beauty Center.
A rede Expert, desde sua criação em 2003, inaugura praticamente uma unidade por ano. Além da abertura desse sexto salão no Cabral, o Expert Beauty Center já prevê a chegada da sétima unidade no Jockey Plaza Shopping Center, com previsão de abertura para 2014.
A coluna divulga algumas fotos do salão, clicadas por Gerson Lima;
Izaura e Adir Hillani

  
José e Simone Hillani


   Ambientes espaçosos e ao mesmo tempo aconchegantes para as frequentadoras

   Spa Expert Beauty....Luxo & Sofisticação  

Aberto Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental em Curitiba

                               A organizadora do evento, Flávia Malucelli, na abertura do Congresso
                               Foto: Juliano Chandelier/No Sofá 

Da Redação/João Nunes

Começou hoje o 10° Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, com um público de cerca de 600 pessoas, entre autoridades, empresários, executivos e ambientalistas. Participaram da conferência de abertura o especialista em Políticas e Indústria da Gerência, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria, Wanderley Coelho Baptista; o secretário municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Renato Eugênio de Lima; o secretário de Estado do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida; o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e representante  da OAB-PR, Fabiano Augusto Piazza Baracat, o promotor de Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná, Saint-Clair Honorato dos Santos.  A organizadora do evento, Flávia Malucelli, abriu os trabalhos do congresso. O evento termina amanhã (sexta-feira, dia 2 de agosto) com painel sobre resíduos, dividido em dois blocos.

 Wanderley Coelho Baptista, Renato Eugenio de Lima, Luiz  Eduardo Cheida, Fabiano Augusto  Piazza Baracat e Saint-Clair Honorato dos Santos

Serviço No Sofá:
10.º Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade
Data: 1° e 2 de agosto de 2013
Horário:  dia 1.º -  manhã, tarde e noite (abertura às 9 horas); dia 2 (manhã)
Local: Pequeno Auditório do Teatro Positivo – Estac. 8
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Campo Comprido - Curitiba – PR