Evento será realizado entre 10 e 12 de setembro, na sala Paranaguá do
Memorial de Curitiba, com desfiles de nove marcas locais, que se destacam pela
identidade e inovação
Curitiba ganha entre os dias 10 e 12 de setembro um
evento voltado para quem produz, consome e, sobretudo, para quem ama a moda. A 1ª Amostra de Moda Autoral/Curitiba (AMA) reunirá
nove marcas na Sala Paranaguá do Memorial de Curitiba com desfiles que resumem
o que de melhor e mais original é produzido nos ateliês curitibanos, roupas e
acessórios que representam o caráter autoral e atemporal da nossa criação de
moda.
A
iniciativa da AMA é do produtor Paulo Martins e da jornalista Nereide Michel,
parceiros de longa data, igualmente “amantes” da moda local e que trazem na
bagagem a produção de eventos como Curitiba Fashion Art e Paraná Business Collection. Participam
desta primeira edição Rodrigo Alarcón (acessórios de luxo), Marcos Novack (bolsas),
Rêve, Reptília/GuerraGalas, Gildo Kist, Damatta, Abô e Daisy Rieke (calçados).
O designer e professor de moda Silmar Alves, um dos mais representativos
criadores de sua geração, é o estilista convidado desta edição inaugural.
“Neste momento de dúvidas em relação à economia sentimos a necessidade de abrir
um espaço para que os designers locais, que muitas vezes têm dificuldade em
concorrer com as grandes marcas, mostrem seu talento e qualidade. Nossa
proposta é envolver Curitiba em um circuito que enfatize a cidade como
referência em moda e design”, destaca Nereide.
Para Paulo Martins, a AMA é a prova da vocação
de Curitiba para os ateliês, onde são produzidas peças com selo de qualidade e
forte identidade local. O foco é apresentar uma moda com DNA próprio para um
público que busca produtos e ações com conteúdo e informação fortalecendo uma
cadeia de negócios baseada na economia
criativa. “Na curadoria desta primeira mostra
procuramos selecionar marcas que representam a diversidade e o caráter autoral
da nossa moda. Em comum, esses estilistas têm a preocupação, não apenas com o
design, mas também com um modelo de produção ético e responsável socialmente”,
observa Paulo.
Além
dos desfiles de moda autoral, a AMA irá se desdobrar em outras ações
direcionadas a destacar a importância de um setor sob a perspectiva de uma atividade
movimentadora da economia local e a proporcionar a oportunidade para que novos talentos sejam estimulados a seguir pelo caminho
da criatividade e inovação como designers. Na véspera do evento, no dia 9 de
setembro, será realizado o 3.o Encontro de Designers de Moda, promovido
pelo IMOP (Instituto de Moda do Paraná)
e IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), com uma rica
programação de palestras e cases de marcas que obtiveram êxito no mercado tendo
como premissa o design, a inovação e a ousadia. O encontro tem como tema
“Criar, Comunicar e Lucrar”, um triunvirato de palavras que resume as
necessidades das marcas atualmente.
Idealização e Coordenação: Paulo Martins e Nereide Michel
Realização:
IMOP/Instituto de Moda do Paraná
Produção: OX
Comunicação de Moda Produções e Eventos
Coordenação geral: NaModa
Comunicação de Estilo
Apoios: Fundação
Cultural de Curitiba, Agência Curitiba, IBQP - Instituto Brasileiro de
Qualidade e Produtividade, Lady & Lord - Centro de Formação de
Profissionais da Beleza, Bendita Catarina, Mirrage Convites e Design e Dani
Brito Bureau de ComunicaçãoPeça de Rodrigo Alarcon- presença mais que marcante na AMA
A presença da destacada designer de sapatos Deisy Rieke
Rêve na passarela da AMA
Marcos Novak
Silmar Alves
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