quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vitrina do Turismo

Festival do setor reunirá em Gramado mais de 8 mil visitantes do Brasil e do Exterior

Por João Nunes, de Gramado

Como uma roupa na vitrina de uma loja, exposta aos mais diferentes consumidores, os destinos turísticos também se vestem como produtos para serem conhecidos e comercializados. Em Gramado, de amanhã até domingo, cerca de 2,3 mil marcas turísticas estarão expostas para um público especializado de mais de 8 mil visitantes durante o 23° Festival do Turismo (Festuris).
Maior evento do setor no Estado do Rio Grande do Sul, o festival serve como grande encontro dos destinos turísticos com as agências e empresários do setor do mundo inteiro. Pelos corredores, entre os 320 estandes, estarão representantes de operadoras, companhias aéreas e caravanas nacionais e internacionais, que poderão destacar novos roteiros para oferecer ao público.

"O Festival surgiu com a proposta de ser uma ferramenta de aproximação dos destinos gaúchos com o centro das decisões políticas nacionais. E hoje, com o crescimento ano a ano, vemos uma interaçãomuito grande entre os destinos, com a busca pela atividade turística como alternativa econômica", explica a diretora do Festuris, Marta Rossi.
Com a presença de representantes nacionais e também vindos de países como Itália, Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Estados Unidos, além da América Latina, os atrativos gaúchos são divulgados não somente aos brasileiros, mas também aos estrangeiros.
"Os nossos mnicípios começam a formatar diferentes roteiros para apresentá-los como alternativa para alavancar o turismo. Para isso, o festival é uma vitrina com excelente balcão de negócios", afirma Marta.
Entre os gaúchos presentes, além da região das Hortênsias e do Vale dos Vinhedos, estruturados para o turismo há mais tempo, surgem outras regiões que pedem destaque. As Missões e a Região Central, com Santa Maria, por exemplo, apostam nos roteiros de turismo religioso. O ecoturismo, o turismo de aventura e o enoturismo também aparecem entre as propostas gaúchas para atrair o Estado cada vez mais visitantes, mostrando-se também ao mundo como um pedaço atrativo do Brasil.

Saiba Mais:
O que: 23° Festival de Turismo (Festuris)
Quando: de 17 a 20 de novembro
Onde: Serra Park (Viação Férrea, 100, Três Pinheiros)
Quanto: Inscrições a R$ 150,00 para profissionais do trade turístico, feitas na secretaria do Serra Park. Por ser um feira destinada aos profissionais do setor, não está aberta ao público em geral.

Nenhum comentário: