Um público estimado de 180 mil pessoas assistiu a 350 espetáculos em 65 espaços da cidade, incluindo terminais de ônibus e praças
O Festival de Curitiba encerrou a 25.a edição, neste domingo (3/4), com um público de 180 mil pessoas para quase 350 espetáculos em 65 espaços da cidade.
A Mostra 2016 teve como novidade a curadoria feita pelo ator Guilherme Weber e o diretor Márcio Abreu que trouxeram 34 espetáculos que retrataram o momento da diversidade artística brasileira e recuperaram a identidade do evento com a cidade.
Assim, “Nuon”, da local Ave Lola Espaço de Criação, e “La Cena”, da G2, uma das companhias de balé do Teatro Guaíra, representaram a produção curitibana e foram duas das quatro estreias nacionais. Além disso, a Mostra 2016 também trouxe a Curitiba Mostra, com curadoria de Nena Inoue, em que artistas curitibanos interpretaram a obra autores locais em cinco espetáculos.
Ainda na pegada local, a Mostra Iliadahomero apresentou 24 paranaenses interpretando os 24 cantos da Ilíada em 24 horas de teatro.
Três espetáculos – “Hamlet – Processo de Revelação”, “Medida por Medida” e “Macbeth” - e um minicurso celebraram os 400 anos do autor inglês William Shakespeare. Houve um espetáculo internacional e dois de dupla nacionalidade.
Outra intenção dos dois curadores foi apresentar uma grande abrangência de modos de fazer teatro, abordagens temáticas e formatos, como solos de dança, performance, happenings, improvisações, música e outras manifestações hoje existentes nas artes cênicas brasileiras.
Uma novidade da Mostra 2016 foi um olhar mais apurado para o palco com os Encontros de Crítica após os espetáculos, encontros temáticos entre artistas participantes e com o evento Crítica Performativa.
No sentido de proximidade com a cidade, o Fringe buscou a interação com os moradores, indo para quatro terminais de ônibus e 11 praças. Ao todo, dos seus 312 espetáculos, 42 foram grátis. Embora não tenha curadoria, o Fringe manteve em sua programação oito mostras especiais que trouxeram espetáculos com curadoria própria, cinco delas de outras cidades e uma delas vinda de Portugal, a Mostra Novo Teatro Português.
O Festival também manteve os eventos simultâneos: Gastronomix - com atrações gastronômicas de todo o país , MishMash - uma programação de variedades para a família -, o Guritiba - com espetáculos voltados para o público infantil e, este ano, uma exposição interativa de brinquedos gigantes da década de 80 - e o Risorama - com apresentações de Stand Up Comedy.
Patrocinadores
Os eventos do Festival de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 25ª edição do Festival é apresentada por Cielo e Prefeitura de Curitiba e tem o patrocínio de Copel Telecom, Petrobras, Renault e UEG Araucária. O Festival tem ainda parceria com o Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, locais onde estão instaladas as bilheterias oficiais para venda de ingressos.
Os eventos simultâneos contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é patrocinado por Cielo e Melitta. O evento terá louça oficial da Oxford Porcelanas. Já o Guritiba é apresentado por Parati. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e por Ferramentas Worker.
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Fotos: Divulgação/ www.joaonunes.com.br
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