quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

UTI do Hospital Erasto Gaertner é revitalizada

Setor foi reformado devido ao Grupo Solidário
 A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Erasto Gaertner foi revitalizada e inaugurada em uma cerimônia que reuniu a diretoria do Hospital, profissionais envolvidos no projeto e representantes do Grupo Solidário, responsáveis pelos recursos utilizados na reforma.
O grupo é uma associação sem fins lucrativos que visa intermediar doações para instituições e pessoas necessitadas. A escolha dos beneficiados é realizada por indicação, geralmente de um integrante do próprio grupo, que se torna padrinho do projeto. No caso do Hospital, o padrinho foi o médico do Serviço de Ginecologia e Mama, Dr. José Clemente Linhares.
O novo ambiente trazer melhores condições de comunicação com acompanhantes e familiares e possibilita o enfrentamento saudável das situações decorrentes do adoecimento.

O projeto foi elaborado pela Comissão de Humanização do Hospital, representada pela nutricionista Marina Lopes e a psicóloga Fernanda Miranda. Entre as mudanças realizadas na unidade estão a criação de uma sala reservada para repasse de informação sobre o quadro clínico e tratamentos instituídos; ampliação do número de assentos da sala de espera e compra de uma televisão para o espaço; adesivos decorativos; cortinas individualizadas em cada Box para garantir privacidade, bem como televisores e videogame para uso dos pacientes, desde que a condição clínica permita, visando o entretenimento e o estímulo.

De acordo com a psicóloga do Hospital Erasto Gaertner, Fernanda Miranda, o objetivo da reforma foi oferecer um ambiente humanizado para pacientes com câncer e seus familiares durante a internação na UTI adulto. “Quando o paciente é admitido na UTI, automaticamente é exposto a diversos agentes estressores, como restrição ao leito, cirurgias, uso de aparelhos, ruídos e iluminação constantes e frequente realização de exames. Também passa por alterações drásticas na rotina, como afastamento das pessoas que costuma conviver, dificuldade em conciliar o sono e mudanças alimentares. Oferecendo um ambiente acolhedor, o paciente se sente confortável, o que favorece a aceitação ao tratamento proposto e proporciona um vínculo entre a família do paciente e a equipe de saúde”.

Para um dos integrantes do Grupo Solidário, Sr. Maçaneiro, é gratificante presenciar a inauguração e ver o trabalho finalizado. “É a primeira vez que colaboramos com o Hospital Erasto Gaertner. O que fica é o sentimento de que podemos sim ajudar a fazer um país melhor, pois temos certeza de que o brasileiro é solidário, por natureza. A cada projeto aprovado, a cada inauguração, descobrimos o quanto podemos fazer de bem para as instituições de Curitiba e região”, afirma.

O Grupo Solidário
O Grupo Solidário foi fundado no dia 31 de janeiro de 2014 (Dia Mundial da Solidariedade) e passou a atuar em julho do mesmo ano. Já aprovou 24 projetos em mais de um ano e meio de existência e possui, ao todo, 229 integrantes.


Serviço No Sofá:
Hospital Erasto Gaertner
R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3361-5000

Nenhum comentário: