quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cultura: Aliança Francesa traz a Curitiba teatro de bonecos com 200 anos de tradição

Guignol, a mais famosa marionete francesa, vem à cidade em diversas apresentações gratuitas

Por Gabriela Junqueira

A Aliança Francesa traz a Curitiba o mais famoso teatro de bonecos francês: Guignol de Lyon. O espetáculo ‘O Pote de Geleia’ é comandado pelo personagem Guignol, criado no início do século XIX com o objetivo de satirizar e criticar os acontecimentos sociais e políticos da época. Pela primeira vez na cidade, de 12 a 19 de setembro, o Guignol de Lyon realiza uma série de apresentações gratuitas em eventos culturais e de cunho socioeducativo.
 
O personagem Guignol é uma criação de Laurent Mourget, antigo operário das fábricas de seda de Lyon que, ao perder seu emprego com a crise da época, teve que seguir a profissão de dentista. Para atrair a clientela e distrair os pacientes durante o atendimento, ele fabricou um boneco muito semelhante a si próprio, com o qual realizava encenações. Guignol ficou tão popular na cidade que Mourget passou a se dedicar unicamente ao teatro de bonecos.

Os diferentes espetáculos de Guignol eram uma forma de informar a população e incitar seu espírito crítico em relação ao governo, às condições de trabalho e à própria sociedade. Além de Guignol, os outros dois personagens principais são sua esposa, Madelon, e seu amigo, Gnafron. Em seus primórdios, Guignol era voltado exclusivamente para o público adulto, mas, com o passar do tempo, adaptou alguns de seus espetáculos também para as crianças, mas sem perder sua linha satírica.

Em Curitiba de 12 a 19 de setembro, Guignol e sua trupe participam de uma extensa programação cultural na cidade: apresentações na Aliança Francesa, na Boca Maldita, no Pátio Batel, no Museu do Olho e na abertura do festival 1º Bonecos em Curitiba, que será realizado na Biblioteca Pública, ocasião para um encontro entre bonequeiros franceses e brasileiros. Eles ainda realizam apresentações fechadas para as crianças do Hospital Pequeno Príncipe, para escolas públicas onde a língua francesa é ensinada e para a Associação Borda Viva, apoiada pelo Instituto Renault.

“Guignol é a representação da cultura, da tradição e do espírito crítico francês. Com o apoio do governo da região Rhône-Alpes, onde Lyon está localizada, temos a oportunidade de transmitir às crianças e adultos de Curitiba um pouco de nossa história, de maneira divertida e educativa”, afirma o diretor da Aliança Francesa, Christian Dejour.

Espetáculo ‘O Pote de Geleia’

O espetáculo conta a história de Guignol, um serviçal bastante guloso que devora todo o estoque de comida de seus patrões. O Sr. Cassandre, dono da casa e pai de Octave, está prestes a demiti-lo mas, se isso acontecer, Octave corre o risco de não se casar com a charmosa senhorita Emilie, a vizinha que indicou Guignol. Se ela souber que seu serviçal preferido perdeu o emprego, Emilie não irá querer casar com o Octave, mesmo ele sendo tão apaixonado por ela... Octave há de achar uma solução para agradar a todos, mas o brincalhão do Guignol não vai tornar essa tarefa fácil!

Collectif ZonZons

A companhia atualmente responsável pelos espetáculos de Guignol é a Collectif ZonZons. Criado em 1994, hoje o grupo conta com mais de 20 pessoas, entre artistas, autores, técnicos e figurinistas. A Cia Collectif ZonZons ainda desenvolve um projeto que busca inscrever o ‘Guignol de Lyon’ como patrimônio cultural imaterial da UNESCO.


Serviço No Sofá:
Confira a programação das apresentações abertas ao público:
SEXTA-FEIRA (12/09)

 Local: Aliança Francesa | Rua Prudente de Moraes, 1101
Horário: 15h (crianças) | 19h30 (adultos)
SÁBADO (13/09)
Local: Boca Maldita (próximo ao relógio da Praça Osório)
Horário: 11h
Local: Pátio Batel
Horário: 16h
DOMINGO (14/09)
Local: Museu Oscar Niemeyer (Parcão)
Horário: 15h | 17h
SEGUNDA-FEIRA (15/09)
1º Bonecos em Curitiba
Local: Biblioteca Pública
Horário: 15h

Nenhum comentário: