Está no ar Fashion Culture Brasil. É de Curitiba o projeto vencedor no grupo Moda do Eixo Criativo do Concurso 2014 do MinC
Um Brasil com “s” para ingleses, franceses, alemães, italianos,
americanos, sul-africanos e outras nacionalidades verem. Está no ar o
portal Fashion Culture Brasil, que traz os destaques da moda e do
design das doze cidades-sede que vão atrair turistas de 32 países
envolvidos no mundial de futebol.
Com
coordenação editorial da jornalista Nereide Michel e direção de arte do
produtor Paulo Martins, o portal foi o único escolhido do grupo de Moda
no Eixo Brasil Criativo, do Concurso 2014, realizado pelo Ministério da
Cultura. O site bilíngue (português-inglês) reflete o autêntico lifestyle brasileiro por meio de seus estilistas, designers e marcas de cada região. Pela sua abrangência, o Fashion Culture Brasil envolveu
o trabalho de pesquisa e curadoria de “craques” do jornalismo de cada
capital que vai sediar jogos do campeonato mundial: Adélia Lopes
(Curitiba), Aline Ebert (Porto Alegre), Creuza Medeiros (Cuiabá),
Cristina Pioneer e Germana Cabral (Fortaleza), Fernanda Machado
(Salvador), Lu Catoira (Rio de Janeiro), Marta De Divitiis (São Paulo),
Mazé Mourão (Manaus), Natália Dornellas (Belo Horizonte), Phelipe
Rodrigues (Recife), Roberta Pimenta (Natal) e Thiago Malva (Brasília).
Segundo
Paulo Martins, “inicialmente quisemos mostrar o espaço que a moda
autoral está conquistando nas cidades que vão receber o maior fluxo de
turistas durante a competição. Mas no decorrer do projeto percebemos que
este trabalho de verdadeiro garimpo deve continuar a ser alimentado,
pois será um espaço de visibilidade para os criadores e toda a cadeia da
indústria criativa ”.
Cada
cidade contempla no portal um estilista representativo, guia de eventos
culturais e curiosidades da culinária regional. Além disso, um roteiro
fashion traz um raio-X dos ateliês de moda autoral e associações que
trabalham com produtos sustentáveis. Tudo com endereços e indicações
para que os interessados possam se localizar e sejam incentivados a
conhecer pessoalmente os espaços e seus produtos. Complementando a parte
de moda, cada jornalista pinçou na rua pessoas que representam o street fashion de cada cidade-sede do mundial.
Em outro link, A Moda como Cultura,
destaque para estilistas que já se tornaram emblemáticos ao buscar na
cultura brasileira fonte de inspiração para suas coleções. Nele estão o
cearense Lino Villaventura, o mineiro Ronaldo Fraga, a baiana Márcia
Ganem e o paranaense Silmar Alves. "Fizemos tudo com muito critério.
Acreditamos que um importante canal se abriu para a moda autoral no
Brasil”, observa Nereide Michel.
Há
mais de uma década, a jornalista Nereide Michel e o produtor Paulo
Martins têm realizado um trabalho que promove o diálogo da Moda com a
Cultura através de eventos como o Curitiba Fashion Art e o concurso
Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. “Em um mundo
globalizado é essencial valorizar a identidade local para que esta
inspire produtos diferenciados e atrativos para o mercado nacional e
internacional. A identidade é um dos pilares da economia criativa”,
avalia a jornalista.
Além
de ampliar a visibilidade da moda autoral brasileira o Fashion Culture
Brasil tem como objetivo contribuir para uma imagem brasileira que vai
além do futebol e do carnaval num momento em que as atenções do mundo se
voltam para o nosso país. “A diversidade e a criatividade do brasileiro
estão representadas no Portal por meio dos pequenos e micro criadores
locais”, destaca Paulo Martins.
O
conteúdo do portal Fashion Culture Brasil também pode ser acessado e
baixado em smartfones e tablets nos totens interativos instalados no
Espaço Cultura, presente em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.
Portal Fashion Culture Brasil
www.fashionculturebrasil.com.
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