domingo, 22 de abril de 2012

Assinado por João Nunes...



****O Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi manda convite para a coluna para prestigiar a inauguração do Espaço Baccio, na Adega Mufs, no Batel, no próximo dia 24 de abril, oportunidade em que estarão sendo comemorados os 70 anos do Grupo

Arte em Palco no Shopping Palladium

**** Amanhã, à partir das 19h, na Praça de Eventos do Piso L1 do Shopping Palladium, acontece a abertura da 4° edição do Projeto História e Arte com exposição de fotos e apresentações de dança, realizado pela Galvão Locações. A exposição de fotos reúne coletânea do Projeto História e Arte e da Mostra Paranaense de Dança realizada em 2011 e de outras ações da Associação dos Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG).
A exposição de fotos acontece nesta segunda-feira,23,e terça-feira,24. As apresentações de dança serão realizadas a partir de quarta-feira,25, e vão até 29 de abril. Entre os grupos que irão se apresentar estão: Cecconello Escola de Dança, Grupo Farachat, Grupo de Dança Luzes do Oriente, Arte da Dança, Projeto CEAS, Juvenil Teatro Guaíra, Coripheus Dança Experimental, Colégio Dom João Bosco, Grupo de Dança Fernanda Becker , Natyakshithi , Damballah Ethnical Urban Tribal Dance, Studio Lady X , Ruptura Grupo de Dança, Manawa Theadança, Cia Flor de Lótus, Projeto Pré-Profissional Teatro Guaíra, Acerte o Passo, Escola de Dança Edson Carneiro e Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla.

Último dia da Semana de Moda de Curitiba tem muita moda a música

****Vinte e quatro marcas já passaram nesta terceira edição da Semana de Moda de Curitiba, que termina hoje. Com uma proposta diferente dos demais eventos de moda do país, o evento reúne atrações multiculturais (bandas e companhias de dança), um mix de coleções comerciais e conceituais e a feira LabModa, com produtos que acabaram de ser desfilados na passarela. Tudo no saguão do Museu Oscar Niemeyer (MON). Um evento bem direcionado a estudantes de faculdade de moda, muita gente nova e bem animada com as bandas que se apresentavam no local.  
Ao todo foram 40 stands na feira LabModa.
Encerram a semana, os desfiles La Pucelle, às 15h30; Malharia Retlínea, às 16h30; Renata Luciana, às 18h, Anjos e Demônios, às 18h40; Canalli, às 19h e Urbana Moda-Arte, às 19h40. 


“Laços Delicados”: dramas femininos do francês para a língua portuguesa

Professor Norberto Pavelec, da Aliança Francesa, traduziu o texto original “De Si Tendre Liens”, de Loleh Bellon


      "Laços Delicados"                                 Foto: Orlando Azevedo

Amor incondicional, conflitos de gerações, tabus, autoestima, carência, culpa e vaidade. A escritora francesa Loleh Bellon, autora do texto “De Si Tendre Liens”, foi a responsável por expressar em palavras todos esses sentimentos tão típicos da alma feminina. Coube a Norberto Pavelec, professor da Aliança Francesa, traduzi-los para o português para a peça “Laços Delicados”, adaptação da obra europeia, dirigida por Silvia Monteiro, com Daniella Prestes e Simone Klein no elenco. A produção é de Michele Menezes, da Pró Cult, e os figurinos são do premiado Eduardo Giacomini. A complexa relação entre mãe e filha é o tema central da montagem curitibana, que estreia no dia 25 de abril no Miniauditório do Teatro Guaíra.
“A tradução da peça é um verdadeiro presente para quem gosta tanto da língua francesa como de teatro, pois é um desses textos absolutamente cristalinos, que tratam de sentimentos universais e, portanto, sem grandes obstáculos no que se refere à compreensão”, explica Pavelec.
A estrutura textual, com a inversão gradativa dos papéis, com a relação de dependência entre mãe e filha sendo dissecada de modo extremamente sensível, exigiu uma atenção especial do tradutor. “Frases inteiras reaparecem, ou se repetem, ora ditas por um, ora ditas por outro personagem, criando um efeito de espelho que se mantém ao longo de todo o espetáculo”, conta.
O texto original “De Si Tendre Liens” faz referência à história da França do século XX, principalmente ao período da Segunda Guerra. “De maneira sutil e absolutamente discreta, sem qualquer feminismo ostensivo, Loleh Bellon nos mostra a transformação do papel da mulher na sociedade, e o modo com que as próprias mulheres se apropriam de suas novas funções”, afirma o professor.

“Laços Delicados” faz a estreia da primeira temporada de 10 apresentações no Miniauditório do Teatro Guaíra, à partir do dia 25 de abril. A peça fica em cartaz até o dia 6 de maio, de quarta a sábado às 21h e domingo às 19h.  Ainda em maio, é possível conferir a segunda temporada do espetáculo no Teatro Barracão Encena. As apresentações começam no dia 23 e vão até 10 de junho, às 21h de quarta a sábado e domingo às 19h.

Ficha Técnica:

Dramaturgia: Silvia Monteiro
Direção: Silvia Monteiro
Coordenação: Daniella Prestes
Com: Daniella Prestes e Simone Klein
Gênero: Drama/ Adulto
Produção: Michele Menezes
Realização: Daniella Prestes e Pró Cult Projetos e Eventos Culturais Ltda.
Faixa etária: a partir de 18 anos.

Serviço:
Laços Delicados
Miniauditório - Auditório Glauco Flores de Sá Brito

Endereço: Rua Amintas de Barros, s/n, Centro, Curitiba
De 25 de abril a 06 de maio, de quarta a sábado às 21h e domingo às 19h.Ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada para estudantes, idosos, doadores de sangue e professores da rede de ensino público e particular do Paraná)

Mais uma edição da Revista Auto Estima

****Yumi Okamura recebe convidados para o lançamento da 37° edição da Revista Auto Estima,
que acontece dia 25 de abril, às 20 horas nos espaços do Yankee, na Bispo Don José, no Batel. O destaque fica para a presença do ator Rodrigo Veronese.

Nenhum comentário: