Cerca de 1000 atletas chegaram a Santa Catarina para disputar a 42ª edição do Banana Bowl, o mais tradicional torneio internacional infanto-juvenil do tênis brasileiro. Entre os dias 10 e 18 de março, tenistas de 29 países, com idades de 12 a 18 anos, se enfrentam no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, e na cidade de Gaspar.
O Banana Bowl é considerado um dos principais torneios do mundo para as categorias de 12, 14, 16 e 18 anos. Atletas de ponta como Juan Martin Del Potro, além de Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci já passaram pelo Banana.
O torneio tem na chave principal da categoria 18 anos o cearense Thiago Monteiro como cabeça de chave 1 na tentativa de encerrar um jejum que já dura 31 anos, desde a conquista de Eduardo Oncins em 1981. Considerado um dos favoritos ao título deste ano na categoria 18 anos, Thiago Monteiro ganhou ritmo ao furar o qualifying e entrar na chave principal do Aberto de Florianópolis e agora tem pela frente os tops do tênis juvenil masculino no Banana Bowl.
“A motivação é a mesma, tenho que encarar todos os meus adversários da mesma forma. O Banana Bowl é um torneio de nível altíssimo mundialmente pelo pessoal dos 18 anos. Agora tenho que seguir o mesmo foco, jogar o máximo em todos os pontos, não respeitar os adversários, ficar firme lá, ficar focado e conseguir fazer a melhor campanha possível”, afirma Thiago Monteiro para a coluna de João Nunes.
A chave feminina tem como cabeça de chave 1 a paraguaia Montserrat Gonzalez, que atuou pela equipe de seu país na última Fed Cup, em Curitiba. Laura Pigossi e Beatriz Haddad Maia são as representantes brasileiras já garantidas na chave principal.
Com realização da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Catarinense de Tênis (FCT) o evento consolida Santa Catarina no calendário de torneios internacionais. “Recém encerramos o Aberto de Florianópolis com 14 dos 200 melhores tenistas do mundo e agora temos a oportunidade de oferecer mais uma competição de nível mundial aos nossos jovens atletas”, ressalta Rafael Westrupp, presidente da FCT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário