terça-feira, 3 de junho de 2014

No Sofá Apresenta: Coluna Cibele Nardi:Sem noção, aqui não - Como lidar com alguém que não percebe que está invadindo o espaço do outro

Sabe aquela pessoa que aparece na sua casa sem ser convidada? Que liga no meio da madrugada para desabafar ou dá opinião sobre algo quando não é solicitado? O famoso “sem noção” está por toda parte, mas há alguns artifícios para evitar que ele atrapalhe o seu cotidiano.

Segundo a coach Cibele Nardi, a falta de noção é uma característica de comportamento e quem a detém a carrega em todos os âmbitos da vida. “Após detectar esse traço de personalidade, é importante impor limites à pessoa, para que ela não invada seu espaço ou crie algum tipo de constrangimento”, explica a coach. Para ela, a melhor forma de estabelecer limites é trazendo o problema para si. “Dizer que você tem uma grande dificuldade em receber visitas inesperadas, por exemplo, elimina a culpa da pessoa, mas a faz refletir se está sendo inconveniente tendo esse tipo de atitude”, explica.

Outra forma de acabar com a invasão de espaço é deixar bem claro o papel da pessoa na relação. “Relacionamentos que envolvem tutoria, como de pai e filho, permitem conselhos, ensinamentos e até mesmo correções. Já outras formas de relação, como a amizade ou o amor, dispensam esses tipos de comentários. A honestidade, em qualquer um dos casos, é válida quando não parte para grosseria ou indelicadeza”, acrescenta Cibele.

Utilizar da percepção para detectar quais são os limites do outro é essencial de acordo com a coach. “A intimidade acaba trazendo o bom senso necessário para não ser invasivo. Quanto mais você conhece a pessoa, mais fácil de identificar suas restrições. Por isso diz-se que o sem noção acha que é íntimo ou quer ser íntimo, mas nunca tem intimidade, no fim das contas”, finaliza.

Sobre a Coach Cibele Nardi:

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), Cibele Nardi atua como coach por meio de sua empresa de treinamento High Places Coaching Brasil. A profissional conta com um currículo extenso de especializações, com certificados de analista comportamental DISC pela Inscape Publishing Inc, coaching executivo no Instiad, e professional coach na Sociedade Latino Americana de Coaching, instituição na qual também é membro. Além do trabalho como coach, Cibele é formada em Teologia e há quatros anos está envolvida no projeto curitibano “Mulher Plena” que auxilia na formação da identidade feminina de mulheres com baixa autoestima.

Serviço No Sofá:
High Places Coaching Brasil
Cibele Nardi – Coach
Email: contato@cibelenardicoach.com.br

Nenhum comentário: