terça-feira, 1 de abril de 2014

Aliança Francesa promove concurso ortográfico internacional

    Escritor francês Daniel Picouly  - Foto: Divulgação/No Sofá

O vencedor de cada continente ganhará uma viagem a Paris para participar da grande final

No dia 05 de abril (sábado), a Aliança Francesa promove o concurso ortográfico ‘Les timbrés de l’orthographe’, ditado internacional realizado pelo Correio Francês (‘La Poste’), em parceria com as Alianças Francesas de todo o mundo. A iniciativa, aberta ao público, tem como objetivo disseminar e estimular o bom uso da língua francesa. O vencedor de cada continente ganhará uma viagem a Paris, com todas as despesas pagas durante uma semana, para participar da grande final.

Os candidatos interessados em participar do concurso podem se inscrever em duas categorias diferentes: ‘Francophonie’, direcionada às pessoas que têm o francês como língua materna, e ‘Francophilie’, destinada às pessoas que têm o francês como segunda língua e que tenham, ao menos, o nível B1. A idade mínima para participação é de 8 anos, compreendendo uma categoria infantil.


A prova deve ter, no máximo, 1h30 de duração, sendo dividida em duas etapas. Em um primeiro momento, os participantes responderão a 20 ou 30 questões (dependendo da categoria) sobre a língua francesa, devendo assinalar a resposta correta. Em um segundo momento, uma das professoras da Aliança Francesa irá ditar um texto produzido pelo escritor francês, Daniel Picouly, para que os participantes o transcrevam.


As respostas serão enviadas para a França para serem corrigidas por um júri comandado por Picouly e o resultado deve ser divulgado em até 31 dias após a realização do exame. “O objetivo deste ditado é difundir a língua francesa por meio de atividades divertidas e não convencionais. Esta também é uma boa oportunidade para as pessoas que gostam ou estudam francês de testarem e avaliarem seus conhecimentos”, afirma o diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Christian Dejour.


Na categoria ‘Francophilie’, o vencedor de cada continente ganha uma viagem a Paris com todas as despesas pagas, incluindo passagem de avião, alojamento e alimentação, para a disputa final. Na ocasião, os melhores participantes de cada continente se enfrentarão em uma outra prova de conhecimento da língua francesa.


A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 03/04 pelo e-mail coordenacaopedagogica@afcuritiba.com.br. Mais informações pelo fone: 3223-4457.



SERVIÇO NO SOFÁ:

Data: 05/04

Local: Aliança Francesa: Rua Prudente de Moraes, 1101.

Valor: Gratuito

Nenhum comentário: