sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Coluna By João Nunes....Pela semana da França em Curitiba/2013

"Maria Antonieta é um dos mais belos exemplos do heroísmo involuntário"- Stefan Zweig, comentando a digna postura da Rainha da França, ao dirigir-se a guilhotina em 16 de outubro de 1793


**** Ontem foi a data da morte de uma das rainhas mais incensadas, faladas e criticadas do planeta: Maria Antonieta. Para alguns historiadores, ela foi a primeira celebridade de uma casa real. Para entender um pouco mais o mundo palaciano na alvorada da Revolução Francesa, a coluna indica o filme "Adeus Minha Rainha". A fita de Benoit Jacquot acompanha os últimos dias da corte de Versalhes, em julho de 1789. No papel da soberana nascida austríaca, está a estonteante Diane Kruger. A atriz alemã é atualmente a nova cara da joalheria H.Stern.

**** Outra oportunidade para se conhecer um pouco mais sobre o tema é o relançamento da biografia Maria Antonieta, escrita pelo conterrâneo Stefan Zweig. O livro é considerado o melhor já escrito sobre ela. Outras biografias são as de Antônia Fraser e a de Catalina de Habsburgo. A cineasta  Sofia Coppola mergulhou nesses livros para realizar seu polêmico filme sobre a soberana.

Pelo Plaza Athénée Paris: O conforto de uma casa em grande estilo:
Por João Nunes/Jornalista


    
  Acabou o sonho de quem tinha vontade de se hospedar em Paris, num dos mais desejados endereços da cidade, o Plaza Athénée Paris. Pelo menos por este ano. Desde o dia primeiro de outubro o estabelecimento passa por uma reforma.
François Delahye, COO da Dorchester Collection e diretor geral do Plaza, conta que o edifício ficará fechado por alguns meses para preservar o conforto aos hóspedes leais. Localizado no coração de Paris, nos últimos três anos a empresa teve a oportunidade de adquirir três edifícios junto ao Plaza: duas town houses, uma onde era a loja Harry Winston e a outra na rua Clement Marot e o terceiro edifício, onde funciona o restaurante Relais Plaza.

As sutis renovações irão revitalizá-lo e levá-lo ao próximo século. O Hotel Plaza Athénée Paris é considerado uma segunda casa pelos hóspedes e a visão da empresa é criar um lugar que continuará a encantar durante os próximos 100 anos. A reabertura está prevista para acontecer em maio de 2014, oferecendo seis novos guestrooms, oito suítes, um ballroom e dois espaços para eventos. Além disso, os hóspedes poderão redescobrir os aconchegantes e refinados apartamentos, bem como a cozinha ímpar de Alain Ducasse, permanecendo a alma do Hotel, a paixão, o know how, a excelência e elegância.

Como parte de renovação, o Plaza Athénée realizou um movimentado leilão de muitas peças do Hotel. Foram três sessões onde leiloaram mobílias cujo design foi criado por Patrick Jouin em 2001 e também parte da mobília Art Déco, do Relais Plaza, além de esculturas de Michel Folon e objetos decorativos do restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée. Não sobrou nada mais a coluna No Sofá adquiriu duas peças decorativas maravilhosas em exposição na redação da coluna.
Vamos aguardar a festa de reabertura de um dos mais consagrados hotéis da capital francesa. Quem viver verá!!!!!
    

Nenhum comentário: