terça-feira, 20 de agosto de 2013

Festival de Cinema de Gramado by João Nunes.....

Tatuagem, do diretor Hilton Lacerda é o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado

Por João Nunes/ enviado a Gramado pela Oi e Azul Linhas Aéreas

Além dos três Kikitos que arrematou, o diretor Hilton Lacerda voltou do Festival de Gramado com um troféu deliciosamente extra. Descobriu que o prêmio especial dos críticos de cinema foi concedido por unanimidade. Entre a ressaca da comemoração e a felicidade da confirmação de Tatuagem como filme-sensação do festival, Hiltinho (como é conhecido no meio cinematográfico) se prepara para traçar a carreira do filme.
“Ganhar em Gramado traz uma visibilidade muito grande, os prêmios são incríveis, claro, mas é principalmente a visibilidade, a forma como o filme foi discutido, que nos recompensam”, diz ele.

“Gramado é um dos festivais importantes do País que podem aumentar a quantidade de salas e o tempo de exibição do filme”, avalia João Júnior, produtor executivo da Rec Filmes e de Tatuagem. Antes da ovação em Gramado, Tatuagem já tinha distribuição nacional garantida pela Imovision, parceira da Rec em outros títulos da produtora, como Baixio das bestas, de Cláudio Assis, e Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes.
“Todo distribuidor tem que fazer uma negociação com os exibidores”, diz João Júnior, confirmando que a estreia de Tatuagem em circuito nacional deve se dar entre 8 e 15 de novembro, inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Ele pondera que é cedo para precisar quantas salas e que outras cidades exibirão a película. “Há uma quota de exibição para filmes nacionais, mas muitas salas estão ocupadas por essas comédias do Rio de Janeiro, coproduzidas por emissoras e com atores comuns na TV. São filmes que já chegam com um poder prévio muito grande de ocupação de salas”, diz o produtor.

Há outros percalços: “Apenas 1/3 das salas de cinema no Brasil tem equipamentos digitais de boa qualidade. Isso quer dizer que teremos que recorrer a cópias em 35 mm, o que é caro. Em vez de baixar um link, temos que recorrer a fretes rodoviários e escolher as cidades para onde irão as cópias”.
Outros grandes festivais de cinema, nacionais e internacionais, já estão confirmados para a exibição de Tatuagem. Mas, contratualmente, eles proíbem os filmes selecionados de confirmar a participação antes dos anúncios oficiais de programação.

Narrativa pulsante sobre sexo, arte e ditadura militar, Tatuagem conta a história de uma trupe libertária de atores na Olinda dos anos 1970 inspirada no grupo Vivencial, do falecido e mítico Pernalonga. Com sua estreia em Gramado, abocanhou os prêmios de Melhor Ator (Irandhir Santos), trilha sonora (DJ Dolores) e Melhor Filme. “Saímos de lá com a certeza de um filme com grande capacidade de comunicação. Tanto com a crítica como com o grande público”, comemora João Júnior.

    Foto: Edson Vara/No Sofá

     Vencedores em todas as categorias do kikito da 41° edição do Festival de Cinema de Gramado
     Foto: Edson Vara/No Sofá

                             Flasches para a coluna by João Nunes- Vladimir Brichta e Adriana Esteves

                            O ator Murilo Rosa

                            A atriz Leandra Leal


-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-

Registro by João Nunes...

*** Morreu o escritor e roteirista americano Elmore Leonard, autor de 45 livros, muitos deles transformados em filmes por Hollywood. o escritor morreu nesta terça-feira, aos 87 anos, anunciou o site do próprio autor.
Leonard, que sofreu um acidente vascular cerebral no mês passado, faleceu às 7h15 (10h15 de Brasília) em sua residência de Detroit, ao lado da família, de acordo com o site.

Nenhum comentário: