Cia. Brasileira e Cia. Hiato são premiadas no Rio de Janeiro
Duas companhias que estão na Mostra 2013 do Festival de Curitiba foram premiadas no último dia 11/03, no Rio de Janeiro, no 2º prêmio Questão de Crítica.
A Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba, recebeu dois prêmios importantes, o de melhor diretor para Marcio Abreu e o de melhor ator para Ranieri Gonzalez pelo espetáculo ´Isso te interessa?´. Gonzalez dividiu o prêmio de melhor ator com Thiago Amaral, da Cia Hiato, de São Paulo, pelo espetáculo ´Ficção`.
´Isso te interessa´ estreou em Curitiba no final de 2011 e teve uma longa carreira nacional. A peça, que esteve no Fringe de 2012, foi eleita pelos críticos como o melhor espetáculo do Festival de Curitiba do ano passado e já havia rendido à companhia os prêmios Bravo! e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor espetáculo.
A Cia. Brasileira também concorria ao 2º Prêmio Questão de Crítica em cinco categorias com ´Esta Criança´, novo espetáculo do grupo, em parceria com a atriz Renata Sorrah, que será apresentado no Festival de Curitiba dias 31 de março e 1 de abril no Guairinha. Os ingressos para este espetáculo já estão esgotados.
´Ficção´, da Cia. Hiato, será apresentado nos dias 6 e 7 de abril, no Teatro Paiol, e ainda há ingressos a venda.
Da rua para o teatro
Entre as atrações do Fringe, ´Hotel Fuck: Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar´ promete atrair a atenção dos curiosos. A peça começa na rua, quando a plateia é surpreendida pelo elenco descendo de um ônibus e se vê no meio da “confusão” de um set de filmagem. Quase sem se dar conta, as pessoas passam a fazer parte da história, que traz referências à cultura pop, histórias em quadrinhos, literatura pulp e filmes noir.
Em cena, as histórias de hóspedes estranhos, como um psicopata que decide parar de matar, uma prostituta frustrada com sua imortalidade e uma bonequinha sem mão em busca de vingança.
´Hotel Fuck: Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar´ tem apresentações nos dias 6 e 7 de abril no Espaço Cênico.
Foto: Divulgação/No Sofá
Coletivo de Pequenos Conteúdos
Várias mostras reúnem produções com uma linha comum no Fringe. Uma delas é o Coletivo de Pequenos Conteúdos, que este ano chega à sua 5ª edição com dez montagens. Esta mostra de espetáculos de curta duração é também um espaço de encontro, experimentação e discussão para grupos curitibanos que desenvolvem pesquisa e criação teatral.
Participam do Coletivo de Pequenos Conteúdos as companhias: Núcleo Móvel de Investigação Cênica, Papa Joana, Selvática Ações Artísticas, Grupo Vereda, Mataveri Cultural, Minha Nossa Cia. De Teatro, O Estábulo de Luxo, Cia. Transitória, Red Foot e Fala Cia. De Teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário