sexta-feira, 15 de março de 2013

Espetáculos da Mostra 2013 premiados no RJ

    Foto: Sandra Salgado/ No Sofá
    Cena da peça "Esta Criança" 



O 2º Prêmio Questão de Crítica, que foi entregue no ùltimo dia 11 , no Rio de Janeiro, premiou duas companhias que têm espetáculos na Mostra 2013 do Festival de Curitiba – a curitibana Cia. Brasileira de Teatro e a paulista Cia. Hiato

A Companhia Brasileira de Teatro foi um dos destaques da premiação. O grupo recebeu dois prêmios importantes: melhor diretor, para Márcio Abreu, e melhor ator, para Ranieri Gonzalez, pelo espetáculo ´Isso te interessa?´. A peça, que esteve no Fringe de 2012, sendo eleita pelos críticos como o melhor espetáculo do Festival de Curitiba do ano passado, já havia rendido à companhia os prêmios Bravo! e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor espetáculo.
Além de ´Isso te interessa?´, a Cia. Brasileira também concorria com ´Esta Criança´, novo espetáculo do grupo em parceria com a atriz Renata Sorrah, em cinco categorias. A peça, que já tem ingressos esgotados para a Mostra 2013 do Festival de Curitiba, será apresentada dias 31 de março e 1 de abril no Guairinha.
Ranieri Gonzalez dividiu prêmio de melhor ator com Thiago Amaral, de ´Ficção´, novo trabalho de Leonardo Moreira com Cia. Hiato, de São Paulo. O espetáculo também está na Mostra 2013 do Festival de Curitiba, com apresentações 6 e 7 de abril no Teatro Paiol.

PREMIADOS EM SÃO PAULO:

Além desses, ´Recusa´, em cartaz dias 1 e 2 de abril no Centro de Eventos da Fiep, recebeu anteriormente prêmios APCA de melhor ator para Antônio Salvador e Eduardo Okamoto, e prêmios CTP como melhor trabalho em sala convencional e melhor projeto sonoro para Marlui Miranda.


Espetáculos do Festival de Curitiba indicados para premiações nacionais:

Confira, abaixo, as peças da Mostra 2013 que estão indicadas a outros prêmios do teatro nacional.

´A Marca da Água´
Prêmio Shell RJ, 3 indicações : Autor (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes), Atriz ( Patrícia Selonk), Cenário (Paulo de Moraes)
Prêmio APTR, 2 indicações : Autor, Iluminação (Maneco Quinderé  -indicado também por ´À Primeira Vista´e ´O Outro Van Gogh´)

´Em nome do jogo´
Prêmio APTR, 1 indicação : Ator (Marcos Caruso)

´Esta Criança´
Prêmio Shell RJ, 5 indicações: Direção (Márcio Abreu), Atriz (Renata Sorrah), Cenário (Fernando Marés), Iluminação (Nadja Naira), Música (Felipe Storino)
Prêmio APTR, 5 indicações: Direção, Atriz, Cenário, Iluminação, Espetáculo

´Facas nas galinhas´
Prêmio Shell SP, 3 indicações: Direção (Francisco Medeiros), Música (Dr. Morris), Cenário (Marco Lima)

´Gonzagão – A Lenda´
Prêmio Shell RJ, 2 indicações: Figurino (Kika Lopes), Música (Alexandre Elias)

´Maria Miss´
Prêmio Shell SP, 2 indicações: Autor (Evill Rebouças), Atriz (Tania Casttello)

´O Homem Travesseiro´
Prêmio Shell RJ, 2 indicações: Ator (Bruce Gomlevsky), Iluminação (Luiz Paulo Nenen)
Prêmio APTR, 6 indicações: Direção, Iluminação, Ator (Bruce Gomlevsky), Ator coadjuvante (Ricardo Blat e Tonico Pereira), Espetáculo

´Os bem intencionados´
Prêmio Shell SP, 2 indicações: Iluminação (Nadja Naira), Categoria Especial (pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa da Cia. Lume)
´Recusa´
Prêmio Shell SP, 5 indicações: Direção (Maria Thaís), Ator (Antonio Salvador e Eduardo Okamoto), Cenário (Márcio Medina), Música (Marlui Miranda)

*Com exceção de ´Esta Criança´, todos estes espetáculos ainda têm ingressos à venda.

Nenhum comentário: