Mulher coragem
Um dos destaques internacionais da Mostra do Festival de Curitiba 2013 é ´Ukchuk-Ga´, espetáculo sul-coreano estrelado pela multitalentosa Ja Ram Lee. Ela assina o roteiro, as canções e também encara sozinha a empreitada de interpretar 15 personagens diferentes que narram cantando as agruras da sofrida Sun-Jeong Kim, baseada na ´Mãe Coragem´ de Bertolt Brecht.
Este drama musical traz para o público brasileiro a oportunidade única de assistir a um gênero teatral considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, o ´pansori´, surgido na Coreia no século 17.
A performance de Ja Ram Lee é aclamada pelas nuances em sua voz e gestual, que se transformam completamente para cada personagem. O espetáculo, que será apresentado com legendas em português, provoca riso e lágrimas, e a barreira da língua também é rompida pela imensa expressividade da atriz e cantora.
Pansori Brecht UKCHUK-GA (Coreia do Sul) – Apresentações dias 28 e 29 de março no Teatro Positivo.
Pansori Brecht UKCHUK-GA (Coreia do Sul) – Apresentações dias 28 e 29 de março no Teatro Positivo.
Fotos: Divulgação/No Sofá/ Festival de Teatro
Nostalgia: uma homenagem ao circo brasileiro
Um dos fundadores do Circo Roda, projeto de popularização do novo circo no Brasil que produziu quatro espetáculos de grande sucesso no país - dentre eles ´DNA´ e ´Oceano´-, o encenador Beto Andreetta está de volta ao Festival de Curitiba deste ano com ´Nostalgia´, uma homenagem à tradição circense brasileira.
O espetáculo é a estreia do novo grupo liderado por Andreetta, o Manacá. Em ´Nostalgia´, o grupo de oito artistas traz para o palco, transformado em picadeiro, números tradicionais de circo sob a direção de Lara Pinheiro, atual diretora do Balé da Cidade de São Paulo. Circo, música e dança se misturam nesta montagem que promete cativar o público do Festival de Curitiba.
Nostalgia está na Mostra 2013 e tem apresentações de 5 a 7 de abril no Teatro Positivo.
Nostalgia está na Mostra 2013 e tem apresentações de 5 a 7 de abril no Teatro Positivo.
Fringe vai ao bar
Lugares inesperados de apresentações são sempre uma atração à parte no Festival de Curitiba. Em 2013, é a vez de um tradicional reduto boêmio curitibano, o restaurante Gato Preto, virar palco para o Fringe. Em “Uma História Radicalmente Condensada da Vida Pós-Industrial” a plateia do festival se mistura ao público do bar. Quem comprar o ingresso vai receber um fone de ouvido para acompanhar os diálogos.
Unindo teatro e intervenção performática, a montagem explora a fronteira entre ficção e realidade partindo da adaptação do livro “Breves Entrevistas com Homens Hediondos", do escritor norte-americano David Foster Wallace.
As apresentações no Fringe acontecem nos dias 29, 30 e 31 de março ás 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário