sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os 122 da Associação Comercial do Paraná em livro que será lançado dia 20


      Livro revisita trajetória dos 122 anos da Associação Comercial do Paraná

Obra, escrita pelo jornalista Nilson Monteiro, traça um perfil da economia, da política e da história de Curitiba e do Paraná

O leitor paranaense poderá contar com uma obra que ajuda a montar a história do Estado por meio das lutas e bandeiras de sua classe empresarial. O livro "Pedaços de muita vida - A história dos 122 anos da Associação Comercial do Paraná", escrito pelo jornalista Nilson Monteiro, será lançado no próximo dia 20, segunda-feira, às 19h, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer. A publicação documenta a história da entidade e sua atuação comunitária desde seu primeiro presidente e fundador, o empresário Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, até o atual, Edson José Ramon.
            Em 416 páginas, além da abordagem histórica da entidade e de sua atuação como prestadora de serviços ao empresariado, o livro traça também um perfil da economia, da política e da história de Curitiba e do Estado "e sua correlação com a atuação dos empresários. Foi fundamental, por exemplo, a participação do Barão na Revolução Federalista de 1894, ao negociar com os maragatos para não destruírem a cidade, assim como é fundamental os dirigentes atuais se posicionarem contra desmandos anticonstitucionais", comenta Monteiro.
            “Pedaços de muita vida” traz desde registros contundentes da história do Estado, como a participação, no mínimo com a omissão, de Vicente Machado,"oligarca estadual", no episódio do assassinato do Barão do Serro Azul, passando pela "Guerra do Pente", até à derrocada da economia cafeeira, a fatos significativos para o associativismo, como a "confusão" entre a Junta Comercial do Paraná e a ACP, por esta ter sediado a Junta em seus primeiros tempos, a criação pela entidade do conhecido Seproc, que virou verbete, e a sua postura em acontecimentos estaduais e nacionais. Há o registro da atuação de todos os presidentes da ACP e suas respectivas diretoriais. "Inclusive, há coisas curiosas, como o fato de ter havido várias eleições na entidade com chapas concorrentes, ao contrário do que normalmente se pensa, que foi só em 1990. Há, inclusive, um pleito em que a diretoria vencedora não aparece para tomar posse", diz Monteiro.
"Pedaços de muita vida", que acrescenta rico material fotográfico tanto antigo quanto atual, começou a ser escrito no final da gestão da ex-presidente Avani Slomp Rodrigues (2008/2010) e será lançado na atual gestão, de Edson Ramon. "Espero que as pessoas o leiam e o entendam como o demonstrativo claro dos pilares da existência da ACP: a sua representatividade política e a excelência de seus serviços ao empresariado paranaense", afirma o presidente. O livro tem apresentação do professor Belmiro Valverde Jobim Castor, que entende que a atuação da ACP em seus 122 anos de história "vai muito além da defesa dos interesses corporativos". A colunaagradece o convite. 
Serviço:
Lançamento do livro "Pedaços de muita vida - A história dos 122 anos da Associação Comercial do Paraná". 
Dia 20 de agosto (segunda-feira), às 19h, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico)




Nenhum comentário: