Por João Nunes, de Curitiba
O cirurgião torácico Dr. Nelson Bergonse Neto e a pneumologista Dra. Orjana Araújo de Freitas, do Centro de Doenças Respiratórias, realizarão, amanhã, no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, o primeiro tratamento para o enfisema pulmonar por endoscopia respiratória do Paraná. A técnica pode melhorar em até 25% a capacidade respiratória de um pulmão doente.
Trata-se de um procedimento não cirúrgico, em uma paciente com enfisema pulmonar em estado avançado. A ideia é realizar uma broncoscopia com colocação de válvulas feitas de silicone e nitinol (liga de níquel e titânio) dentro dos pequenos canais – os brônquios – que levam o ar até os pulmões, dessa forma a parte saudável do pulmão funcionará melhor. “O tratamento clínico não estava mais apresentando resultados e a paciente não tem condições físicas de resistir a um procedimento cirúrgico, por isso a escolha deste procedimento inédito no Paraná” explica o Dr. Nelson Bergonse.
A técnica alcança resultados satisfatórios semelhantes ao cirúrgico com complicações insignificantes. “O procedimento, na maioria das vezes, leva o paciente que fica confinado dentro de casa, dependente de oxigênio, a largar o oxigênio e conseguir sair de casa inclusive para realizar tarefas habituais do seu cotidiano”, diz. Atualmente, a técnica no Paraná está disponível para atendimentos particulares e para alguns planos de saúde.
Foto: Divulgação/No Sofá
Os médicos Nelson Bergonse Neto e Orjana Araújo de Freitas realizam técnica nova amanhã no Hospital Marcelino Champagnat
O jornalista João Nunes é o comandante desta página que tem como único objetivo informar, e informar bem...Trabalha no mercado editorial há 30 anos, tendo a seu favor a parceria das melhores assessorias de imprensa e comunicação do sul do país, além de ser o editor chefe na elaboração de textos e matérias aqui publicadas. Jornalista profissional, vem ao longo do tempo se modernizando com a rápida tecnologia dos dias atuais. Tenha uma boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário