domingo, 10 de julho de 2011

Convênio possibilitará melhorias nos bairros de Curitiba

A Presidente do Sindaq, Sindicato dos Arquitetos do Paraná, Ana Carmen de Oliveira, na ACP, na ùltima terça-feira. Foto: Divulgação ACP/No Sofá


A intenção é fortalecer os comércios de bairros e melhorar a vida dos moradores



Uma parceria que visa melhorar as condições dos bairros de Curitiba foi firmada, na noite da última terça-feira, dia 5, entre o Conselho de Bairros do Comércio Vivo, Centro Vivo da Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Sindicato dos Arquitetos do Paraná (SINDARQ). O convênio prevê o desenvolvimento de projetos urbanísticos nesses locais, principalmente no que diz respeito à mobilidade urbana e ao turismo.

O evento reuniu representantes da iniciativa privada e do poder público da cidade, além de líderes das associações de moradores dos bairros da capital. Jean Michel Galiano, coordenador geral do Conselho de Bairros do Comércio Vivo da ACP, ressaltou a importância da parceria no atendimento aos anseios dos pequenos comerciantes. "O intuito é estimular o fortalecimento das atividades comerciais nos bairros, além de melhorar diretamente a vida de quem reside ou passa por eles. Vamos unir a comunidade empresarial e as associações de bairros em prol da realização desses projetos", afirmou. Segundo ele, os lojistas poderão solicitar deste a construção de calçadas e pavimentação de ruas, até a criação de estacionamentos.

Galiano reiterou ainda, que cada bairro já conta com uma associação independente funcionando bem e que a ACP funcionará apenas como catalisadora dessas necessidades comerciais. "Entendemos que os orgãos públicos não tem conseguido atender as demandas de toda a cidade, e por isso, de forma parceira com o Sindarq, vamos vibilizar a realização desses projetos menores, porém, significativos", acrescentou.

Já a presidente do Sindicato, Ana Carmen de Oliveira reiterou a possibilidade de, com a parceria, aproximar os arquitetos dos comerciantes da cidade. Segundo ela, "de modo geral, os profissionais da classe são considerados "funcionários da elite", e muitos deixam de procurá-los por acreditar que os honorários são muito caros, o que não é verdade", afirmou. Para ela o convênio também viabilizará a realização de obras que, além da estética, estarão comprometidas com as necessidades de quem mais entende do bairro, seus moradores.

Também presente no evento, o Presidente em exercício da ACP, Sinval Lobato Machado, sugeriu a integração das associações de bairros de Curitiba ao Conselho de Segurança da cidade (Conseg), na intenção de somar esforços em defesa dos pequenos empresários e sociedade civil, de modo geral. Ele defendeu inclusive que uma das primeiras lutas seja contra as pichações, que degradam qualquer edificação, por mais bela que seja.

Machado lembrou, ainda, das bandeiras defendidas pela ACP para defender os interesses da comunitários. De acordo com ele, será realizada, por exemplo, no dia 12, uma reunião para estabelecer uma posição única da classe comercial curitiba em relação à prorrogação dos contratos de pedágios do Paraná. "O encontro servirá como fomento para as entidades da sociedade civil contra os abusos cometidos nas estradas", afirmou.



Conselhos


O Conselho de Bairros do Comércio Vivo e o Conselho do Centro Vivo são iniciativas da ACP e foram criadas para garantir o contínuo desenvolvimento, estímulo e fortalecimento das reivindicações e atividades comerciais nos bairros de Curitiba. Todos os esforços estão direcionados à transformação da região Central e bairros da cidade, em um ambiente integrado, mais seguro e com um mix de produtos e serviço.








Nenhum comentário: