Na quarta-feira, dia 17 de abril, o Museu Guido Viaro promove um coquetel para a abertura daExposição Retratos em homenagem aos 80 anos do nascimento de Cleani de Camargo Maranhão Salomon, que faleceu em 2005. Ao todo, 25 quadros de pintura em aquarela da artista estarão expostos
Sobre a artista:
A pintora paranaense Cleani de Camargo Maranhão Salomon era uma retratista em aquarela que trabalhou os portraits dos familiares, autorretratos, assim como, de pessoas simples, como ela mesma descreve num de seus escritos sobre um dos quadros, de 1969 com o qual participou do Salão Paranaense, com seu primeiro modelo “de rua”.
Clea cursou o Ateliê Livre de Guido Viaro e nele participou até o seu fechamento. Foram quase 10 anos de estudos contínuos que só finalizaram com a morte de seu mestre, o professor e pintor Guido Viaro. Ela deu sequência aos trabalhos e estudos no Atelier Livre com outros professores, como Luiz Carlos de Andrade Lima e Suzana Lobo, e também na Escola de Arte do Museu Alfredo Andersen.
Em 1965, Clea, participou do 9º Salão de Artes Plásticas para Novos, com três obras, Natureza Morta e uma Cabeça, em uma delas, recebeu Menção Honrosa conforme o catálogo do evento. Depois de alguns anos trabalhou em seu próprio ateliê e foi aceita como artista pela UNESCO. No ano de 1997 expôs algumas obras no Salão Curitibano do Clube Curitibano. A artista trabalhou a pintura e o desenho durante toda a sua existência. Faleceu no dia 1º de julho de 2005, deixando um precioso legado.
Serviço No Sofá:
Abertura da Exposição Retratos
Quando: 17 de abril, a partir das 17 horas
Museu Guido Viaro - Rua XV de Novembro, 1348 - Centro (esquina com General Carneiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário