terça-feira, 29 de setembro de 2015

A dança das cadeiras na gastronomia....

    Foto: Divulgação/No Sofá

***** Em temperadas tumultuadas, as boas notícias são raras. Agora, foi a vez dos restaurantes brasileiros perderem posição na lista dos melhores da América Latina. Não chega a ser grave, mas o D.O.M., de Alex Atala, passou do 3º lugar para o 4º, e o Mani, da gaúcha Helena Rizzo, deixou a 4ª posição e está na 8ª. 

Ambos continuam entre os dez melhores. Saíram os restaurantes italianos Fasano e Attimo. A capital paulista ficou mais fraca, mas o Rio de Janeiro está firme, inclusive com a bonita estreia do Lasai, do chef Rafael Costa, e a ascensão do Olympe. 

A chef gaúcha Roberta Sudbrack ficou com a indicação de melhor chef mulher da América Latina, dando maior destaque ao seu restaurante homônimo no Jardim Botânico. 

O Central, um dos cotados restaurantes do Peru, segue liderando, com o reconhecimento dos chefs Virigilio Martinez e Pía León, que destacam-se pelo trabalho contemporâneo, com o uso dos ingredientes e métodos de cozinha típicos do país, que, sem dúvida, tem uma das melhores culinárias latinas. 

Aqui em Curitiba, o premiado chef Ivo Lopes deixou a cozinha do La Varenne para se dedicar exclusivamente as suas consultorias. O Restaurante Salumeria fechou as suas portas e vai resolver se reabre com outro cardápio e outra nova administração.

Nenhum comentário: