sábado, 2 de novembro de 2013

A semana passado a limpo.....

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede"- Carlos Drummond de Andrade

**** A coluna recebe convite para hoje às 10 horas, o Cirque du Soleil abre, no ParkShopping Barigüi, uma exposição de peças de seus figurinos usados no espetáculo Corteo, que estreia dia 8 no Expotrade.

**** O cabeleireiro Ricardo Guerra, o maquiador Beto Bravo e toda a equipe do W Crystal, salão que leva a assinatura do famoso Wanderley Nunes- no Shopping Crystal, comemora hoje seu primeiro ano em Curitiba e tem festa à partir das 16 horas com animação da DJ Tati Bittencourt. A coluna agrade o convite!

**** A coluna agradece o convite enviado para prestigiar no último dia 29, os quatro anos de atividades da Clínica de Estética Onodera. Maria Helena Varasquim e Marcos Godoy recepcionaram convidados durante coquetel que movimentou a unidade da clínica no Juvevê. Para atender a demanda, a Onodera possui ainda unidade no chique bairro do Batel, com instalações amplas e modernas, atendendo um público chique e exigente da melhor lista de sociáveis. Parabéns também a querida Sara Godoy, sempre muito simpática.

**** Ontem em São Paulo, a coluna recebeu convite da empresa de moda, a catarinense Colcci, que desfilou na 36° edição da São Paulo Fashion Week, com a participação da übermodel Gisele Bündchen, que seguiu a risca dos três "S"- surgiu, sorriu e sumiu, em três badaladas entradas na passarela da moda, sob gritos, suspiros e aplausos do público presente. Um seleto grupo de convidados foi recepcionado em um restaurante da Vila Olímpia, onde Gisele se fazia presente juntamente com a diretoria da famosa marca Colcci. Agradeço o gentil convite. 

**** O Grupo RIC Paraná lançou nesta sexta-feira (01) em Curitiba o Projeto “Na Direção Certa”. A campanha, patrocinada pela Petrobras, incentiva à conscientização da boa conduta no trânsito, com alerta para os perigos de beber e dirigir. O projeto tem duração de três meses e vai orientar jovens frequentadores de bares e restaurantes das cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba. A coluna esteve presente no lançamento e apoia a iniciativa.

**** Sabores da Inspiração é o tema da nova temporada da Versadas, na Desembargador Costa Carvalho, que vai unir chefs de cuisine, artistas plásticos e galeristas com o objetivo de aproximar a culinária da arte. Luciane Ramm e Roberta kronland recepcionaram alguns jornalistas e convidados especiais para um bate papo referente ao encontro. Na primeira aula, o chef Rodrigo Cavichiolo, do Restaurante Duo Cuisine, a galerista Liliana Cabral e o artista plástico Edilson Viriato comandaram o  assunto.

No elegante final da tarde da última terça-feira, na Versadas, o jornalista João Nunes e a artista plástica Nicole Gulim conferem uniformes desenvolvidos pela Versadas....   

                     O artista plástico Edilson Viriato, no encontro na Versadas durante a semana. Muito talento marca este jovem profissional do mundo das artes......


A griffe de acessórios de luxo- Pietra Coralli, comemorou um ano de atividades no Shopping Curitiba e recebeu convidados com espumante e docinhos finos para comemorar a data.....


Tarde na Pietra Coralli com recepção da empresária Tânia Viccenza  e Bruno Watanabe




    Tânia Viccenza e Bruno Watanabe receberam este colunista, Adriano Borghetti e Wanessa Malucelli Andersen no Shopping Curitiba...

    João Nunes, Tânia Viccenza e Vanessa Malucelli

                      Pelo Pátio Batel, vips prestigiam a inauguração da loja Cia. Marítima, que lançou sua coleção/2014- Os Gypsetters. A noite movimentou o Pátio de nomes conhecidos 

                     João Nunes e o jornalista Leo Tramontin- responsável pela organização do evento da Cia. Marítima e também por 8 eventos dos 10 que acontecem por aí....

                   

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Petrobras lança selo em homenagem aos 60 anos da companhia




















Da Redação/João Nunes/No Sofá

A Petrobras elaborou, em parceria com os Correios, um selo personalizado, em comemoração ao aniversário de 60 anos. A imagem foi inspirada na ligação da companhia com os brasileiros e mostra a foto da bandeira nacional e do navio-plataforma Cidade Angra dos Reis, um marco do início da produção comercial no pré-sal, em outubro de 2010, e de boas oportunidades para o crescimento do país. 

O selo foi lançado na noite  do dia 30 na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, em evento com a presença da presidente Maria das Graças Foster, dos diretores de Exploração e Produção, José Miranda Formigli; de Gás e Energia, José Alcides Santoro; e do diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa; além do gerente-executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, e da vice-presidente de Negócios dos Correios, Morgana Cristina Santos.

A presidente ressaltou a representatividade do selo para marcar e celebrar a história da companhia. "Tivemos que pensar em uma imagem que sintetizasse esse momento tão especial em que estamos. Não foi difícil. Afinal, nada marcou mais a chegada da nossa sexta década do que os desafios do pré-sal", lembrou. "Este gesto é o registro de nossa inspiração de hoje, afinal, o pré-sal já é uma riqueza em 2013 e uma garantia de um futuro ainda melhor para todos os brasileiros", concluiu. Emocionada, ela ressaltou ainda o empenho de todos os envolvidos e a importância da realização da campanha de comunicação feita para o aniversário da companhia. "Vamos registrar oficialmente nossa satisfação e orgulho por tudo que temos alcançado juntos. Nós, os petroleiros, essa gente valente, essa gente guerreira, sempre superamos, ao longo dos anos, cada um dos nossos desafios com muito suor, dedicação e talento. Somos especialistas em transformar dificuldades em oportunidades."
O gerente executivo da Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, ressaltou que esta "é a maior campanha de comunicação da maior empresa de nosso país". Santarosa lembrou que a presidente Graça Foster acompanhou de perto todos os momentos de elaboração da campanha, "o que dava fôlego e pique a todos os envolvidos", ressaltou.

O selo recebeu ainda um carimbo comemorativo, também feito de forma customizada, e um cartão postal temático, representando o pré-sal. A companhia produziu uma série limitada de 12 mil unidades do selo para serem distribuídas a colecionadores e utilizadas em correspondências internas.

O navio retratado no selo é uma plataforma do tipo FPSO (na sigla em inglês, unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás) e tem capacidade para produzir, diariamente, até 100 mil barris de óleo e 5 milhões de m³ de gás. Ele está localizado na maior jazida de petróleo já descoberta pela Petrobras, a área de Tupi, atual campo de Lula, no pré-sal na Bacia de Santos. Sua produção somará às reservas brasileiras o volume de óleo equivalente (petróleo e gás) recuperável estimado de 8,3 bilhões de barris equivalentes (boe).

Esta é mais uma etapa da série de ações produzidas para marcar os 60 anos da empresa, como a campanha publicitária 'Gente é o Que Inspira a Gente', pela qual são divulgadas histórias de brasileiros que são fontes de inspiração, e a Missão Netuno, pela qual foram levados, até a região do pré-sal, a 2 mil metros de profundidade, dois itens de grande simbolismo para a companhia e para o país: a bandeira brasileira e uma cápsula do tempo, contendo mensagens de milhares de brasileiros, que será resgatada e aberta daqui a 10 anos.

ParkShopping Barigüi funciona em horário normal neste feriado....

Pelo ParkShopping Barigüi...
**** Durante o feriado, amanhã, (02), o ParkShoppingBarigüi funcionará em horário normal. As lojas estarão abertas das 10h às 22h, as operações da Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 23h e o Park Gourmet, das 12h às 24h. A dica para os que vão passar o fim de semana em Curitiba é visitar a exposição com figurinos exclusivos do espetáculo Corteo do Cirque du Soleil que inicia sua temporada na capital no dia 8 de novembro.
A exposição mostra todos os detalhes e requinte dos figurinos usados no maior espetáculo da trupe e fica no shopping até o dia 24 de novembro. Ao todo, serão expostas cinco vestimentas. As dos personagens Palhaço Branco, Anjinha, A Bela, O Arlequim e O Baterista. Tudo isso no piso superior do shopping, próximo à bilheteria oficial do espetáculo que funciona todos os dias das 12h às 20h.

O Boticário lança kit de maquiagem Make B. by Gloria Coelho

Em edição limitada, novidade reúne mais uma vez dois ícones do mundo fashion – a estilista e Fernando Torquatto
Por João Nunes/No Sofá
Fotos: Rebeca Figueiredo/No Sofá
  O Boticário acaba de trazer para o universo da maquiagem as cores que traduzem o que a estilista Gloria Coelho levou às passarelas da 36ª edição do SPFW. A novidade, criada pela marca em parceria com o make up artist para a linha Make B., Fernando Torquatto, foi apresentada nesta quinta-feira (31/10), logo após o desfile da estilista.
O kit de maquiagem, composto por Make B. Batom Burgundy e Make B. Quarteto de Sombras Energy, foi usado por Torquatto já no backstage, para compor a beleza do desfile. Primeiro, o make up artist aplicou a sombra branca em toda pálpebra móvel das modelos e, com a mesma sombra, umidificou o pincel e criou um “ponto de luz” na parte interna dos olhos. “Nos lábios, o acabamento perfeito das criações de Gloria Coelho foram representados pelo efeito mate do Make B. Batom Burgundy”, afirmou Torquatto.
De acordo com o make up artist, as cores do Make B. Quarteto de Sombras Energy possibilitam inúmeras produções, desde as dramáticas até as mais sutis e delicadas. A fórmula das sombras contém partículas que facilitam a aplicação e aderem melhor à pele, sem agredir a área sensível das pálpebras. Com textura suave e macia, proporciona acabamento perfeito e longa duração.
A renomada estilista emprestou seu estilo para a estampa exclusiva da lata colecionável que acondiciona os produtos. “O corte geométrico é uma característica das minhas criações”, afirmou Gloria.
A diretora de Marketing de Produto de O Boticário, Isabella Wanderley, explicou que a criação do kit representa mais uma vez a união de dois ícones do universo fashion, traduzida em produtos que trazem o mundo da moda para a maquiagem. “Reunimos a força, a delicadeza e a feminilidade do estilo de Gloria Coelho em produtos imperdíveis para nossas consumidoras mais antenadas”, disse a executiva.
Em edição limitada, o kit de maquiagem Make B. by Gloria Coelho começa a ser vendido nesta semana nas 3.600 lojas de O Boticário em todo o país. O preço sugerido é de R$ 99,00.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Grupo RIC Paraná lança o projeto “Na Direção Certa” em Curitiba

A campanha, patrocinada pela Petrobras, acontece em bares e restaurantes
e incentiva a conscientização da boa conduta no trânsito, com alerta para os perigos de beber e dirigir

Da Redação/João Nunes/ Jornalista

O Grupo RIC Paraná lança nesta sexta-feira (01) em Curitiba o Projeto “Na Direção Certa”. A campanha, patrocinada pela Petrobras, incentiva à conscientização da boa conduta no trânsito, com alerta para os perigos de beber e dirigir. 

O projeto tem duração de três meses e vai orientar jovens frequentadores de bares e restaurantes das cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba.
“Nossa preocupação é que os jovens condutores entre 18 e 25 anos estão, cada vez mais cedo, se envolvendo em acidentes de trânsito. É nosso papel, enquanto Grupo de Comunicação, formarmos uma rede de trabalho para ajudar a preservar vidas e também a reduzir as estatísticas”, explica o presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli.

AÇÃO – Durante a abordagem os promotores orientam sobre as consequências da ingestão de álcool associada ao trânsito, realizam jogos interativos e distribuem material informativo. As blitz acontecem simultaneamente nas cidades, entre quinta-feira e domingo.

Durante o período de realização do projeto as plataformas do Grupo RIC (RICTV Record, Jovem Pan FM, Portal RIC Mais, Revista Top View e its) vão inserir conteúdo sobre trânsito na programação e publicações.

SERVIÇO NO SOFÁ:
Lançamento Projeto “Na Direção Certa”
Data: 01/11
Horário: 9h
Local: Bristol Dobly Brasil 500 Hotel
Endereço: Rua Desembargador Motta, n° 1499 Centro Curitiba-PR
 

By João Nunes- Na Agenda....

   Foto: Divulgação/No Sofá
                                              MULHERES EM ALTA

A diretora executiva de Finanças da JTEKT Automotiva Brasil, Edineia Martins, é a vencedora do Prêmio Equilibrista 2013, do IBEF PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná).

Na 28ª edição do prêmio, considerado o “Oscar” do mundo das finanças, esta é a quarta vez que uma mulher alcança essa conquista.

Também serão condecorados com o prêmio Destaque Finanças os executivos Joelson de Oliveira Lopes, diretor administrativo-financeiro da Brafer Construções Metálicas S/A, e Mauricio Nascimento, diretor financeiro da Aker Solutions.

A cerimônia de entrega do prêmio Equilibrista e Destaque Finanças acontece em noite de gala na próxima quinta-feira (7 de novembro), no Castelo do Batel.

By João Nunes por aí....

Gastronomia peruana
  
O evento Chefs&Design, que acontece entre os dias 04 e 20 de novembro na loja Momentum&Design, celebra sua primeira edição com uma semana dedicada às delicias culinárias do Peru. O Chef Piter Garcia Venegas, um dos responsáveis pelo sucesso do aclamado restaurante Astrid&Gastón, vem para Curitiba exclusivamente para o evento. No dia 05 (terça-feira), das 14 às 16h, acontecerá a aula sobre ceviches peruanos, enquanto que no dia 06 (quarta-feira), das 10h às 12h, serão ensinadas receitas de ceviches afrodisíacos. No mesmo dia (06.nov), a partir das 20h, haverá uma degustação dos ceviches afrodisíacos criados pelo Chef.

Local: Momentum&Design - Rua Desembargador Costa Carvalho, 208– Batel
 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

João Nunes....por aí!!

"Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer" - Carlos Drummond de Andrade 
Presença feminina
**** A presidente Dilma Rousseff solicitou à empresária Luiza Helena Trajano que convidasse um grupo de líderes empresariais bem-sucedidas para encontro realizado recentemente no Palácio do Planalto, em Brasília. As conversas iniciaram com explanação da presidente Dilma Rousseff a respeito das realizações de seu governo, e depois quis ouvir sugestões das participantes, entre outras, Waleska Santos – grupo Hospitalar/Couromoda –, Sônia Hess – Dudalina –, Regina Nunes, da Young& Poors, e Chieko Aoki, do grupo hoteleiro Blue Tree. Antes das despedidas, as convidadas foram conhecer o novo espaço de artes, que apresenta como primeira exposição, uma coleção de esculturas batizada de "Mulheres do Brasil", da artista baiana Eliana Kertész. ( foto ao lado)
Biografias, ainda pelo que eu sei....
**** Sigmund Freud, aquele que desvendou a cabeça humana, recusou o pedido de um ex-paciente que desejava biografá-lo. Freud argumentava que a "verdade biográfica" não existia. Posteriormente, Peter Gay e Ernest Jones publicaram os relatos da vida do pai da psicanálise, com detalhes nem tão suaves.
**** Pelé acompanhou o lançamento da sua foto-biografia, com o selo da Toriba, que está sendo considerada um luxo. Perguntado a respeito das biografias, preferiu ficar com boca chiusa.

**** Marília Pêra, entre outros comentários, disse que uma biografia, antecipadamente aprovada, seria aceitável, mas com divisão dos lucros da venda da mesma.

**** Roberto Carlos, na sua entrevista para o "Fantástico", voltou atrás e acha aceitável, desde que o texto não criasse problemas, e que fosse de resultado positivo para biografado e autor.

Conexão na Momentum & Design....

.


Chefs & Design/13
A capital paranaense recebe nova mostra que celebra o bem viver em um mix de experiências
Da Redação/No Sofá
A loja de mobiliário assinado Momentum & Design será palco de um novo conceito de evento que irá acontecer entre os dias 04 e 20 de novembro em Curitiba. Sob o nome “Chefs & Design” a mostra apresenta um mix de arquitetura, decoração, design, arte, moda e gastronomia nacional e internacional. Com uma programação diversificada, a proposta pretende promover diversas experiências, de palestras, exposições e desfiles a degustação e aulas show de gastronomia.
Entre os convidados estão os conceituados designers Enrique Rodriguez e Jacqueline Terpins, que irão falar sobre conceitos artísticos, Sergio e Jack Fahrer, que vão abrir o bate-papo sobre cinema, design e música e, aproveitando a veia artística da família, vão subir ao palco para um show exclusivo. Ainda no hall de atrações do evento, o designer Pedro Mendes, junto do grupo de artistas “Croquis Urbanos”, irá estrear uma exposição de obras.
Profissionais da arquitetura e decoração de Curitiba irão levar para 14 ambientes da Momentum & Design a sua visão sobre o Luxo, criando espaços inéditos e inspiradores. No time responsável pela ambientação da loja estão os profissionais: Wolfgang Schlogel, Sergio Valliatti e Luciana Patrão, Melissa Dalegrave, Simone Stolfa e Claudia Romano, Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, Viviane Loyola, Silvia Franzoni e Fernanda de Almeida Cassou, Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, Sumara Bottazzari, Caroline Bollmann, Sabrina Becker e Samara Barbosa e Michele Krauspenhar.
Para os amantes da gastronomia, a mostra traz grandes chefs internacionais que vão ministrar aulas show com pratos consagrados, tardes e noites de degustação com delicias da culinária do Peru e de Portugal, uma imersão incrível no mundo do chocolate, além de um dia especial dedicado ao café e todas as suas saborosas variações.
O Chef peruano Piter Garcia Venegas, braço direito do aclamado Gastón Acurio, e um dos responsáveis pela cozinha do restaurante recém premiado nº 1 da América Latina, Astrid&Gastón, irá apresentar as verdadeiras preciosidades da cozinha peruana, entre elas quatro versões do ceviche. Além de realizar o coquetel de abertura da mostra, o Chef Piter irá ministrar duas aulas show durante a primeira semana.
Na terceira semana o Chef revelação Fabio Bernardino, junto da engenheira de alimentos e chef Fernanda Rebelo, mostra a tradição e beleza da cozinha portuguesa em aulas sobre a culinária local. A chef ainda apresentará um painel completo sobre a gastronomia de Portugal e as regiões produtoras de iguarias finas, além de contar um pouco sobre a tradicional Confraria do Pão de Santo Antonio. Para a festa de encerramento do “Chefs & Design”, Bernardino assina o cardápio que irá contar com um sofisticado coquetel.
Referência no mundo da moda a aclamada Saint Laurent Paris, antiga Yves Saint Laurent, sob o comando do visionário Hedi Slimane lança tendências a cada estação. Na mostra, em um desfile para um seleto grupo de convidados, o hair designer do Vimax Art Hair & Beauty e embaixador da L'Oréal Brasil, Viktor I, apresentará as novas linhas de maquiagens da marca, além dos cortes para o Verão 2014. Na ocasião a boutique de beleza Laffayette estreia seus lançamentos em produtos.

A mostra de decoração ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h e sábados das 10h às 16h e não oferece custo para a visitação dos ambientes.

As palestras são restritas aos convidados das empresas parceiras e não tem custo.

As aulas-show estão abertas ao público, com vagas limitadas, e terão um custo de inscrição no valor de R$100,00. As inscrições devem ser feitas pelo site da Momentum&Design até o dia da aula e o pagamento é feito no local.

A inscrição para as degustações também devem ser feitas pelo site da Momentum&Design e terão o custo de R$ 100,00.

O desfile Yves Saint Laurent será exclusivo para os convidados da marca.

Momentum&Design
Rua Desembargador Costa Carvalho, 208, Batel- Curitiba/PR.

 Designers:
Jacqueline Terpins
Formada em Comunicação Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ, Jacqueline estudou técnica de sopro em vidro na Penland School of Art and Craft e na Pilchulk Glass School (EUA) e desenho na Byam Shaw School of Painting and Drawing (Inglaterra). Iniciou sua atividade como designer em 1989 e fundou o Estúdio Jacqueline Terpins em 2001, localizado em São Paulo, onde trabalha essencialmente com cristal soprado, vidro plano e madeira. Em 2012, lançou uma linha de móveis e objetos em corian, material sintético composto de minerais naturais e resina. Como artista plástica, participou de várias exposições coletivas e individuais.
 Pedro Mendes:
Formado em Desenho Industrial na Universidade Mackenzie, o foco de Pedro Mendes sempre foi o mobiliário e a decoração.  Já no inicio abriu um escritório para projetos e uma marcenaria para criar suas próprias peças, que logo evoluindo para uma pequena fábrica de móveis em série. O profissional cria peças de personalidade marcante, trabalhando com materiais ecologicamente corretos, como o MDF, madeira compensada e folhas certificadas.
 Sergio Fahrer:
Designer de mobiliário, Sergio Fahrer utiliza matéria-prima certificada pelo FSC em suas criações e aplica várias técnicas pesquisadas e desenvolvidas por ele mesmo, algumas delas inéditas no mundo, como a multilâminação de MDF. Formado pelo MIT, em Los Angeles, EUA, iniciou sua carreira como designer através da arte da Luteria, de desenho e construção de instrumentos musicais. Considerado um dos grandes nomes do design contemporâneo brasileiro, Fahrer conta com uma produção consistente e premiada.
 Jack Fahrer:
Desenhar é uma atividade que sempre fez parte do dia a dia de Jack Fahrer. Estudou no Centro Brasileiro de Formação para Moda (Cebrafam), da Faculdade Anhembi-Morumbi, e trabalhou com estilismo e HQ, nos Estados Unidos. Morou por cinco anos em Nova York, onde fez sucesso com a banda Madame, e desenvolveu trabalhos na área das artes plásticas. Durante seis anos, atuou como diretor da empresa Equipo, onde participou do desenvolvimento e da criação de modelos de instrumentos musicais.
 Enrique Rodriguez:
A ópera e as viagens pelo mundo são as principais fontes de inspiração do arquiteto e designer Enrique Rodriguez. O profissional cria uma sofisticada arquitetura de papelem que todos os produtos envolvidos em suas construções artísticas são obtidos por processos manuais e com utilização de materiais orgânicos. As matérias primas são trazidas principalmente do Japão, Indochina e Europa, mantendo a tradição da elaboração artesanal e técnicas especiais de execução. Atualmente seu trabalho está focado na criação e aplicação de conceitos artísticos para projetos corporativos, institucionais e particulares.
 Chefs:
 Chef Fabio Bernardino:
Ainda jovem, o Chef Fábio Bernardino é Chef, Com uma forte paixão pela cozinha portuguesa, em especial pela confeitaria, o Fábio Bernardino iniciou a sua carreira com apenas 14 anos de idade ao frequentar o curso profissional de cozinha e confeitaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Aos 24 anos é Chef, professor e consultor gastronômico, além de ser presença constante no programa de televisão “Querida Júlia”, exibido diariamente pela apresentadora Julia Pinheiro no canal SIC.Sua excelência na profissão o fez passar por grandes hotéis e restaurantes portugueses, como os do grupo Pestana Hotéis & Resorts e os Hotéis Heritage Lisboa.
É formado em Produção Alimentar em Restauração e Mestre em Segurança e Qualidade Alimentar pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Atualmente faz Doutorado em Turismo e Gastronomia no Instituto de Ordenamento do Território na Universidade de Lisboa, tendo finalizado nos últimos anos pós-graduações em Gestão Hoteleira e Imagem e também em Protocolo e Organização de Eventos no ISLA Campus Lisboa.
Além de ministrar aulas de cozinha, pastelaria, panificação e restauração, o Chef Fábio Bernardino é a consultor na inovação e desenvolvimento de produtos dietéticos e iguarias tradicionais portuguesas. Participa ativamente em projetos de educação alimentar em escolas, hospitais, cantinas e lares sociais, e na organização de eventos gastronômicos e preservação do patrimônio gastronômico-cultural português.
Ao longo da sua carreira foi ainda agraciado com o Prêmio Novos Sabores Lusiaves, obtendo o 1.º lugar de Jovem Cozinheiro do Ano de 2007 e, mais recentemente, em 2011, recebeu o 1.º no IV Concurso Nacional de Gastronomia e Vinhos Verdes, da Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes, prêmio que voltou a receber na edição de 2012.
 Engenheira de alimentos e chef Fernanda Rebelo:
A engenheira de alimentos e chef Fernanda Rebelo é a representante da Associação das Indústrias de Panificação de Lisboa e da Confraria do Pão de Santo António. A Confraria do Pão de Santo António foi fundada em 2012 e tem por principais fins a defesa, preservação e valorização do Pão de Santo Antônio, que deve ter o formato de um pão saloio de 30 gramas. No dia 12 de Junho este pão está à venda por toda a cidade de Lisboa, revertendo os lucros a favor dos mais necessitados.
 Píter Garcia Venegas:
O Chef Peruano Piter García Venegas é o braço direito de Gastón Acurio, com quem trabalha há 12 anos.  Considerado um dos melhores chefs do mundo e referência na América Latina, Gastón Acurio, comanda o premiado Restaurante Astrid&Gaston e a rede La Mar, com mais de 38 restaurantes ao redor do mundo.
O Chef Piter Garcia, ao lado do Chef Hernán Taiana, promove a fusão de sabores no restaurante Astrid & Gaston em Lima, Peru, onde o estilo peruano-mediterrâneo permia o cardápio que oferece pratos exóticos e ingredientes indígenas.

Coluna By João Nunes- 25 Anos de Colunismo Social

"Então, pintei de azul os meus sapatos por não poder pintar de azul as ruas da cidade.....
Carlos Pena Filho - poeta

**** Buenos Aires continua em alta mundo afora. Agora, foi na França. Na última edição da mais inglesa das revistas francesas, "The Good Life", a capital da Argentina ganhou mais de 18 páginas. Chamada de "a mais europeia das cidades da América Latina", a reportagem é só elogios para a terra de Evita Péron  . O mote do repórter é mostrar que Buenos Aires é bem mais do que o clichê "tango-assado-pólo". A cidade ocupa o primeiro posto mundial do teatro de língua hispânica, batendo Madri. Complementam o editorial dicas de museus, restaurantes, hotéis, passeios e entrevistas com empresários e gente da cena local, e o crescimento da economia. O resultado deverá ser um aumento do número de visitantes europeus na terra de Gardel. O editorial já está na minha mesa de leituras.

**** Os festejos dos 80 anos da Air France, este mês, deixaram o pessoal do mundo fashion parisiense em alvoroço. Tudo por conta do lançamento de uma linha de bolsas de viagem "vintage" com o logo da companhia aérea. As versões são em azul, cor oficial da empresa, branco e preto. Quem tem milhas da Air France pode trocá-las pelos produtos.

**** Em ocasião de celebrar Punta del Este, faz relembrar Vinicius de Moraes, que na atividade de diplomata morou em Montevidéu e tornou-se entusiasta do balneário. Ao deixar a embaixada do Brasil, não se despediu da praia, deixando uma casa alugada para ocasionais visitas, quase sempre acompanhado de um de seus tantos amores. A coluna No Sofá já registrou estes episódios....

Certa vez telefonou ao amigo Luis de Maria, uma das ótimas figuras de Punta, pedindo que decorasse o pequeno bungalô com 48 dúzias de rosas. Luis, embora não fosse fácil colocar tal volume de flores em espaço exíguo, saiu-se bem. Vinicius e sua amada tiveram uma bela surpresa ao abrir a porta: a casa inteira, assim como a cama, estava recoberta com pétalas de rosas vermelhas.

**** A coluna recebe convite para prestigiar hoje o coquetel de lançamento da coleção- 2014 da Cia. Marítima, oportunidade em que a loja vai comemorar a abertura de suas portas no Pátio Batel. Quem recebe com lista na porta é o jornalista Léo Tramontin.


   Fotos; Divulgação/No Sofá

Cia. Marítima inaugura loja no Pátio Batel

O VERÃO DE 2014

            Os Gypsetters foram o ponto de partida para a concepção da coleção de Verão 2014 da Cia.Marítima. Da junção das palavras gypsyjet setter, são pessoas descoladas que circulam pelo mundo inteiro atrás de aventuras em destinos não tão óbvios, porém, buscam conforto e privacidade, sempre em contato com a natureza e preocupados com o meio ambiente. É o estilo de vida back to basics, de uma forma mais cool, onde o conceito de gypset alia a sofisticação e velocidade do jet set com a liberdade de espírito do cigano.
            Essa tribo, extremamente elegante, mas de forma sutil, tem ligação direta com  uma tendência de moda mais despojada. Foi assim que a marca agregou o etnicismo a essa história, trazendo influências da jungle mania - que virou febre em todos os lugares - a esse mundo paralelo. Estampas de bichos e grafismos étnicos foram as apostas para o verão, tudo pensado em cores vibrantes que, a partir da estamparia digital, resultaram em tecidos com vivacidade e explosões de texturas. Desta vez, a mulher da Marítima, vai invadir o cenário de veraneio em grande estilo, se posicionando de forma elegante, mas cheia de conceito, ostentando peças que reafirmam uma identidade com lifestyle Glam-Hippie.
            São dois temas principais, Bichos e Étnico, complementados por Listras e um Floral:
            - Bichos: Estampas de onça com lavagem desgastada (Savana) e interferência de cores (Ombrê) tem sua família complementada por tigres (Wild), pavãos (Peacock e Plumage) e cobras (Leather). Destaque para a estampa localizada de onça pintada (Safari), tendência que é muito vista mundo a fora.
            - Étnico: Estampas com pegada rústica, porém atuais, cheias de mistura de cores que causam efeitos visuais incríveis (Folk, Gipsy, Mallorca, Mosaico e Mustic).
            - Listras: São grandes apostas, por isso ganharam três versões diferentes, uma com listras fininhas e distâncias irregulares (Fiji), outra texturizada e com cores intercaladas (Tenerife) e claro, o padrão tradicional não poderia ficar de fora (Stripes).
           
- Floral Liberty: Nesta coleção ele está mais delicado do que nunca e fica muito bem quando misturado com as listras.
            Nos biquínis a coleção vem com novidades de modelagens, como a hot pant com tomara que caia estilo pin up, que modela os seios, além de tangas franzidas no bumbum e nas laterais – são puro charme! -, sem contar os bodies, que vem com tudo neste verão, ideais para serem usados em ocasiões mais refinadas com clima descontraído. Para complementar a coleção, há uma vasta opção de roupas, entre as mais queridas da marca estão as leggings estampadas, que não saem dos looks das fashionistas, os vestidos colados no corpo que “parecem nada mas causam um efeito tudo”, os kaftans longos, chiquérrimos e atemporais para qualquer evento diurno e noturno, além das peças em guipure, que tem um toqueboho chic e deixam qualquer look uma graça. Entre os tecidos debeachwear, o destaque é da nova liganete (jersey light) que foi usada nas saídas de praia, a qual tem um toque incrivelmente macio e fluído, com caimento impecável.
            São 16 estampas que resultaram em mais de 160 peças marcantes, todas pensadas em uma bohemian woman, símbolo da Cia.Marítima. É a prova de que misturar estilos sempre foi a essência da marca, que consegue mesclar conceitos de moda e construir coleções atuais que suprem os desejos de mulheres modernas e antenadas, que usam esse way of life como forma de expressão.

CIA.MARÍTIMA - Pátio Batel :  Avenida do Batel 1968 - piso L3 -  (41) 3020.3499


domingo, 27 de outubro de 2013

Coluna By João Nunes- 25 Anos de Colunismo Social...

"Longa vida aos que conseguem se desapegar do ego e ver a graça da coisa"  Martha Medeiros

**** Nailê Santos, do marketing do Shopping Iguatemi, sempre muito gentil, mandando convite para a coluna para a noite de avant premiére do filme "Diana", seguida de drinks, no GNC do Iguatemi.

****Do jornalista Leonardo Tramontin, a coluna recebe convite para prestigiar na terça-feira, dia 29, a festa da abertura da loja Cia. Marítima do Pátio Batel em Curitiba. Na ocasião será lançada a nova coleção 2014 da marca, batizada como Os Gypsetters. A coluna se fará presente! 

**** Também dia 29, a competente assessora de imprensa Bruna Esmanhoto convida o jornalista para o coquetel de um ano da loja Pietra Coralli no Shopping Curitiba, ocasião em que a loja estará recebendo clientes e convidados com desconto de até 50%  em peças especiais. Parabéns da coluna No Sofá para Pietra Coralli!

**** Na terça-feira, dia 29, Luciane Ramm e Roberta Kronland, proprietárias da Escola Versadas, na Desembargador Costa Carvalho, convidam o jornalista para um bate papo reunindo chefs de cuisine, artistas plásticos e galeristas e o assunto da nova temporada Sabores da Inspiração.   
A Versadas inicia uma nova temporada com o chef Rodrigo Cavichiolo, do restaurante Duo Cuisine. Sabores da Inspiração começa com o desafio de aproximar a culinária da arte, com a participação de galeristas e artistas plásticos. Indicado por galerista, o artista plástico desafiará o chef de cuisine a interpretar os sabores de sua inspiração para ensinar os pratos aos alunos. A aula será interativa e terá um curto bate-papo com o galerista e o artista plástico. Na aula do chef Rodrigo Cavichiolo participam a galerista Liliana Cabral e o artista plástico Edilson Viriato.

Destaques da Temporada Versadas- Sabores da Inspiração:
 
Participam também da temporada o chef Ricardo Filizola, a galerista Zilda Fraletti, o artista plástico André Mendes, o chef Sandro Duarte, a artista plástica Nicole Gulin, e como curador Edilson Viriato. 

Na sequencia, outras personalidades de nossa sociedade já estão confirmadas para dar continuidade a esta interação, o empresário Marcelo Silvério e sua equipe – chef e barman – do Le Voleur de Vélo com o blogueiro Marcos Slaviero, o chef Beto Madalosso com a blogueira Mano Taques. A temporada vai até 3 de dezembro. 

**** Convite do Ministério da Cultura, Bradesco e Hering para prestigiar na terça, dia 29, a apresentação do gaiteiro Renato Borghetti e Orquestra de Câmara de Blumenau -em segunda temporada, as 21 horas no Canal da Música.




Cultura e gastronomia no Empório Batel Soho
A Cor do Som será uma das atrações culturais deste Empório

Da Redação/João Nunes
A oitava edição do Empório Soho de Gastronomia, uma iniciativa da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha, acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Praça da Espanha, em Curitiba. Participarão 32 restaurantes, cafés, bares e confeitarias da região da Praça da Espanha. A novidade nesta edição é que as atividades também acontecerão no domingo. O Empório funcionará no dia 8 das 18h às 22h, no dia 9 das 12 às 22h, e no dia 10, das 12 às 18 horas.
Serão nove shows no palco armado na Praça da Espanha, entre eles o grupo A Cor do Som. Também estão confirmados Gabriel Castro (Acústico Waves), Saul Trumpet e Montanari, Jazzy, Gente Boa da Melhor Qualidade, Simone Mazzer, Gaiteiros de Lume, Jazz Cigano e Emerson Caruso.
A Escola de Educação Especial Nilza Tartuce terá uma barraquinha com venda de doces e renda da venda destes produtos para esta  instituição.
Conheça os estabelecimentos participantes e a grade de programação dos shows:
Gastronomia:
Salgado R$ 16,00
Babilônia Risotto italiano com camarões, tomate seco, escarola ao vinho branco e azeite de oliva
Bella Birra
Penne com ragu de linguiças, molho de tomate e cerveja
Caffé Milano 
Risoto ao ragu de cordeiro com shitake
Cervejaria Devassa Devassa Alcapone: Escalopinhos de carne picante ao molho refrescante de limão 
sicilianoo e mascarpone. Acompanha torradinha
Edvino
Ravioli de zucca c/ragu de linguiça de javali
Empório Rosmarino 
Ravioli de queijo com duas opções de molho: molho de lingüiça Blumenau e 
legumes ou molho triplo funghi (funghi secchi, champignom e shiitake)
Gepetto
Polenta cremosa com ragú de costela
La Pasta Gialla  Penne com iscas de filet mignon, brócolis, azeitonas, tomate fresco e pimenta dedo de 
moça ao molho pomodoro brasílico ou mollho branco ou penne ao ragu de cordeiro
Le Bistronomique Penne com molho de queijo Cablanca e abóbora com picata de ervas e nozes 
caramelizadas,  acompanhado de iscas de mignon.
Mezanino das Artes
Mignon Balsâmico
Tartine Restaurante
Beef Stroganof Tartine, mingnon flambado e cogumelos em molho cremoso, acompanhado de arroz e batata palha
Lanche R$ 12,00
Aos Democratas Pub
Porção de carne de onça 
Au Au
Au-Au Grill Big Barbecue: salsicha tipo americana  de 70g  grelhada, molho barbecue,  queijo mussarela e cebolas crocantes + fritas 120g.
Bazar Doce
Duas empadas de massa amanteigada com recheio nos sabores de bacalhau,palmito ou frango com catupiry
Bistrozinho Espetinho de mignon, cebola roxa, abobrinha e pancetta. Acompanha farofa
Brooklin
Cubano sanduíche - pernil assado e desfiado, aioli, pickles, presunto e queijo ou  veggie panini - Beringela, abobrinha, cogumelos, pimentão vermelho  grelhados  c/  pesto & mozzarella no pão ciabatta
Carolla  Pizza 
Marguerita Gourmet
Clube do Malte
Hambúrguer de costela
Crepe Show Adão e Eva, crepe de costela assada servido com purê de banana da terra e molho de 
ervas
Giotto
Pizza Cracóvia - molho de tomate italiano, mozzarella mineira, salame cracóvia e azeitonas pretas ou Margherita, molho de tomate italiano, mozzarella mineira, tomate cereja e manjericão fresco
JPL Burguer Sanduíche Rocketeer, hambúrguer de grelhado, queijo mussarella e molho barbecue
Madero Cheeseburger estilo New York, carne grelhada, queijo cheddar, alface, tiras de tomate e cebola envolvidos num pão macio
Pier do Victor
Bolinho de Bacalhau - receita tradicional do Bar do Victor, criada em 1955. Porção de 
seis mini bolinhos preparados à base de bacalhau, batatas e especiarias
Quiznos Carne dobro de queijo, maionese, cebola sauté, carne, dupla camada de queijo suíço, 
mix de alho e orégano
Doce R$ 8,00
Bacio Gelato Dopocena, gelato gourmet no copinho e decorado com caldas ou  Kubetto, mousse com praline de gelato por dentro
Bella Brigadeiro
quatro unidades de brigadeiros gourmet
Browneria Fantástica brownie iced brownie com gotas de chocolate ao leite meio amargo e branco, sorvete decreme calda quente de chocolate, flocos de biscoito Negresco
Cuore Di Cacao  Mousse de chocolate ao leite com recheio e calda quente de caramelo com flor de sal.
Cupcake Company
Salaminho de brigadeiro, cupcakes e cakepops de diversos sabores
Diletto
Picolé Diletto Edições Especiais: Vanilla Branca ou Coco Malásia com granulado de 
Chocolate Belga
Fabiano Marcolini  Cannoli Siciliano ou Verrines de mousse com biscoitos úmidos e crocantes
R Petenucci Gelato
Gelatto Italiano servido com morango e brigadeiro
Escola Educação Especial Nilza Tartuce  
Cinco unidades de queijadinhas ou dois de bolo de nozes ou dois de strogonoff de nozes
A renda da venda destes produtos será revertida integralmente para esta instituição
Atrações culturais
Sexta-feira 08/11
20h às 21h30 – Gabriel Castro (Acústico Waves)
Sábado 09/11
12h às 13h30 – Saul Trumpet e Montanari
14h às 15h30 – Jazzy
16h às 17h30 – Gente Boa da Melhor Qualidade
18h às 19h30 – A Cor do Som
20h às 22 horas - Simone Mazzer
Domingo 10/11
12h às 13h30 – Gaiteiros de Lume
14h às 15h30 – Jazz Cigano
16h às 17h30 – Emerson Caruso