sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Quase Poema- de Alice Varajão, para desejar um excelente final de semana para todos

    Aqui por casa a Leonina espia
    Atentamente aos movimentos das nuvens
    E o céu quase em sua totalidade cinzento
    A brisa da manhã....aos poucos se dispersa
    A vida segue e nós olhando pela janela da vida,
    Da tecnologia....
    Por vezes, quase em stand by 
                     (Alice Varajão)

SHOPPING MUELLER RECEBE RECORTE DA EXPOSIÇÃO QUE COMEMORA O CENTENÁRIO DO ARQUITETO CURITIBANO JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS

A exposição faz parte do novo projeto “Arte no Mueller” e de uma ação inédita do Museu Oscar Niemeyer que, em parceria com o mall, leva elementos de uma exposição, pela primeira vez, para fora das dependências do museu

    Foto: Divulgação/No Sofá/Acervo pessoal

Shopping Mueller, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), recebe, entre os dias 26 de agosto e 13 de setembro, um recorte da exposição"Nos pormenores um universo", a qual comemora o centenário do arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985). Em ação inédita, essa é a primeira vez na história do MON que uma exposição é levada para fora das dependências do museu.

Em uma área de, aproximadamente, 100 m², os visitantes do Shopping Mueller poderão conferir, no piso L4 (Cinemas), uma réplica do painel de apresentação da exposição, o qual abre a mostra no MON; duas maquetes de casas emblemáticas de João Batista Vilanova Artigas; uma peça de mobiliário criado pelo arquiteto, e que faz parte do acervo do MON; e um vídeo que apresenta as exposições em cartaz no museu.

"É um orgulho para todos os paranaenses ter, no Museu Oscar Niemeyer, a exposição de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil. João Batista Vilanova Artigas tem um legado importante na arquitetura e seu trabalho é muito rico. Além disso, ter parte dessa exposição no Shopping Mueller é uma grande oportunidade para os paranaenses conhecerem ainda mais o trabalho desse conterrâneo”, comemora o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Esse recorte representa cerca de 10% da exposição completa, que entrará em cartaz no Museu Oscar Niemeyer a partir do dia 27. “Queremos oferecer aos frequentadores do Shopping Mueller uma experiência que os convide a visitar o MON e os instigue a conhecer ainda mais a história e obra de Vilanova Artigas, um dos grandes nomes da arquitetura brasileira”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa.

Além disso, ao receber parte da maior exposição realizada este ano pelo MON, o Shopping Mueller lança o novo projeto "Arte no Mueller", o qual tem a proposta de apresentar e levar para o público a experiência da arte. O coquetel de abertura da exposição, com produção do party designer Marcos Soares, e lançamento do projeto será no dia 26, e contará com a presença da estrela do mall, a top model Isabeli Fontana. “Podemos dizer que, tanto Vilanova Artigas como Isabeli Fontana, cada um em seu tempo e segmento, são ícones e fazem parte da história paranaense”, acrescenta a gerente de Marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa. Além da top, participarão do coquetel de abertura empreendedores do mall, autoridades, coordenadoria do MON e arquitetos.

A Exposição “Nos pormenores um universo” no MON

No Museu Oscar Niemeyer, a exposição “Nos pormenores um universo", inaugura no dia 27 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, nas salas 4 e 5. A mostra traz projetos originais, desenhos artísticos do arquiteto e maquetes, fotografias e documentos do acervo da família, além de obras de artistas do modernismo que influenciaram o trabalho de João Batista Vilanova Artigas. Haverá, ainda, vídeos e o documentário produzido especialmente para o centenário. A mostra tem a curadoria de Giceli Portela e Maria José Justino.

O arquiteto João Batista Vilanova Artigas:

Nascido em Curitiba, em junho de 1915, João Batista Vilanova Artigas  mudou-se para São Paulo e se formou arquiteto pela Escola Politécnica da USP, em 1937. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil. Foi bolsista da John Simon Guggenheim Foundation em 1947. Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente pela União Internacional de Arquitetos - UIA (Prêmio Jean Tschumi - 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo).

Professor eloquente, articulado e carismático, conquistou admiradores e   exerceu uma vasta influência na arquitetura do país. Foi referência para várias gerações de profissionais e o mestre que, durante décadas, iniciou jovens na carreira de arquiteto e nas lides de planejar espaços. Para o professor, desenho era emancipação e projeto, demonstração de soberania. Seguindo essa linha, norteou o ensino da arquitetura nas instituições onde lecionou.

Artigas concebeu grandes obras, públicas ou privadas. Do seu traço, saíram hospitais, clubes, escolas, cinemas, rodoviárias e prédios comerciais e residenciais. Nos mais de 500 projetos realizados e no contato com profissionais de várias nacionalidades, João Batista Vilanova Artigas conquistou reconhecimento internacional e seu nome, três décadas após seu falecimento, ocorrido em 12 de janeiro de 1985, continua um dos mais respeitados entre os arquitetos brasileiros. Dada a importância e influência da obra de Artigas para a história da arquitetura, seu acervo, composto por estudos e projetos, é atualmente preservado nos arquivos da FAU-USP e acessível aos pesquisadores.

Peça de mobiliário criado pelo arquiteto, e que faz parte do acervo do MON
Foto: Bruno Loureiro/No Sofá

Serviço No Sofá:

Recorte da exposição “Nos Pormenores um Universo” de Vilanova artigas – Shopping Mueller
Período: de 26/08 a 13/09
Local: Piso L4 (Cinemas)
Entrada: gratuita
Endereço: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico
Telefone: 41 3074-1000
Instagram: @muellercwb
Fonte:  Mcom Comunicação

Social No Sofá: Ex-ministro Celso Amorim em Curitiba

   Na foto, Celso Amorim, Débora Veneral (diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política e Jurídica da Uninter) e Wilson Picler (presidente e fundador do Grupo Uninter)
Fotos: Ubiratan Aguer/No Sofá

**** Na última quarta-feira (19), o ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, participou do lançamento da Escola Superior de Gestão Pública, Política e Jurídica da Uninter. Em palestra, Amorim falou sobre a política brasileira atual, sobre as grandes potências mundiais e de negociações importantes das quais participou.


Social: Casa Malice de portas abertas

   Ana Zulmira Canet Krause, Martha Schulman, Elanie Baggio Bizzinelli, Maria Cecília de Leão Rosenmann, Bettina Muradás, Deborah Dzierwa, Moema Zuccherelli e Regina Bruni
Foto: Lucas Ferreira/No Sofá

A diretoria do Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer celebrou na noite de terça-feira (18), a inauguração da Casa Malice, iniciativa da entidade em parceria com a AMALICE, que vai hospedar pessoas em situação de risco por motivo de saúde que estejam fora de seu domicílio. O evento reuniu convidados e autoridades para apresentar as novas instalações da Casa, que foi totalmente reformada para receber os hóspedes. O projeto é assinado pela arquiteta Flávia Baggio Bizinelli.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Social: Instituto Histórico e Cultural da Lapa realiza entrega da “Comenda Tropeiro da Lapa”

No dia 22 de agosto, o Instituto 

Histórico e Cultural da Lapa 

realizará a solenidade de 

entrega da “Comenda Tropeiro 

da Lapa”, na cidade da Lapa 

(PR), à Rosa Mazur Kugeratski, 

da tradicional panificadora Zeni, 

pioneira na comercialização da 

famosa coxinha de farofa. A 

homenagem é destinada a 

pessoas que contribuem com o 

desenvolvimento local, com 

trabalho relevante em prol da 

comunidade e sociedade 

lapeana.
 A entrega da 

“Comenda Tropeiro da Lapa” 

será realizada sábado, 22 de 

agosto, às 11h, no histórico Theatro São João da Lapa (Praça General Carneiro, 189, Paraná). Mais informações pelo sitehttp://www.ihclapa.com.br/  A coluna agradece o convite!
Na foto, Maria Inês Borges da Silveira, presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa

Paciente do Erasto Gaertner conquista medalha em Toronto

Flávio Reitz disputou o Parapan na modalidade salto em altura

O atleta e ex-paciente do Hospital Erasto Gaertner Flávio Reitz, recordista brasileiro e competidor da modalidade salto em altura, conquistou a medalha de prata em sua participação nos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto (Canadá). Flávio, que está curado de um câncer no fêmur há 13 anos e possui apenas uma perna, impressionou ao vencer adversários com duas pernas no salto em altura da classe T42/44/47, com paratletas amputados ou com má formação em algum membro.
O competidor já participou de eventos realizados pelo Hospital, como a IV Jornada de Cuidados Paliativos, na qual ele ministrou uma palestra sobre Dor e Superação. Ele costuma dizer que a vida é uma benção e não pode ser descartada pela falta de um membro. “As pessoas costumam falar que têm uma admiração muito grande pelo que eu faço, pela capacidade que desenvolvi de fazer salto em altura só com uma perna, sem uso de nada (de prótese), e uma boa parte fala que é assustador ver a capacidade que a gente tem. Alguns perguntam como faço, eu digo que não sei”, conta Flávio.

Agora, Flávio Reitz, que nasceu em Francisco Beltrão (PR) e atualmente reside em Itajaí (SC), competirá no Mundial de Doha 2015 e também nas Olimpíadas Rio 2016. O paranaense lidera ranking mundial com a marca alcançada no Canadá. A coluna parabeniza o atleta Flávio Reitz.

Gastronomia: A coluna No Sofá é recebida para conhecer as iguarias do Empório Municipal

Sandro Assolari, um dos sócios do Empório Municipal, recebeu um grupo de jornalistas para conhecer o cardápio do novo espaço na cidade. Responsável pela Coluna No Sofá, João Nunes provou e aprovou
Fotos: Divulgação/BG Comunicação/No Sofá

Estabelecimento recém-inaugurado no Alto da XV alia venda de produtos finos, conveniência e espaço para eventos

Curitiba acaba de ganhar um novo estabelecimento gastronômico que alia a venda especializada de alimentos e bebidas finas, conveniência e espaço para eventos. O recém-inaugurado Empório Municipal tem o objetivo de resgatar alguns dos antigos conceitos de empório, focando em um mix de produtos de qualidade, exclusivos e desenvolvimento de rótulos próprios, além de oferecer um atendimento diferenciado com profissionais qualificados. O estabelecimento também dispõe de uma área para eventos sociais e corporativos, como encontros de confrarias, reuniões de negócios, palestras e workshops.

O empreendimento é uma criação dos sócios Fábio Pedrozo, Keiro Yamawaki e Sandro Assolari, e já abre suas portas com uma ampla gama de produtos variados, com marcas nacionais e importadas. São vinhos, cervejas especiais, secos e molhados, massas, queijos, chocolates, geleias, conservas, temperos, orgânicos, alimentícios sem glúten e diversas outras especiarias em um espaço de 200 metros quadrados. “A ideia do projeto é criar uma alternativa conveniente ao público de mercados municipais e similares. Com esse modelo buscamos proporcionar um ambiente tranquilo para compras, criando um vínculo de confiança com os clientes por meio de atendimento especializado”, explica Sandro Assolari.

O sócio Fábio Pedrozo reforça o modelo de negócios possuindo produção própria e importação de produtos exclusivos por meio de parcerias internacionais. “Também teremos o rótulo Empório Municipal em alguns produtos de fabricação própria, como massas, molhos e cervejas artesanais. Eles serão disponibilizados tanto na loja quanto para atacado”.

Outro ponto de destaque do Empório Municipal é a oferta de espaço para eventos, o qual possui cozinha própria e acomoda até 48 pessoas sentadas. “Temos uma estrutura ideal para receber eventos privados e corporativos, como reuniões de negócios, cursos ou encontros sociais. Também promoveremos periodicamente degustações e harmonizações de cervejas e vinhos encontrados na loja, para divulgar nossos lançamentos e produtos exclusivos”, afirma o sócio Keiro Yamawaki.

O Empório Municipal está localizado na Rua Almirante Tamandaré, 830, no bairro Alto da XV. Está aberto de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos das 10h às 14h

João Nunes foi atendido pelos sommeliers da casa, profissionais dos mais gabaritados no mercado, quando se trata de bom atendimento e conhecimento

Sandro Assolari e Keiro Yamawaki foram perfeitos anfitriões

O que foi apresentado:




Entrada - Creme de Cabotia com camarões grelhados e legumes orgânicos.
























 Prato principal - Risoto de pistache com Ragu de cordeiro;

































Sobremesa - Duo de chocolate com pimenta

 Espumante francesa cremant De Perriére brut, vinho branco sul africano Newton Johnson Felicité Chardonnay, vinho espanhol Dominio del Viento crianza Rioja e vinho do Porto reserva especial

Festival de Turismo reúne o melhor do litoral neste final de semana em Paranaguá

                    Sanduíche de Barreado
                         Foto: Divulgação/No Sofá

Evento concentra gastronomia, compras e experiências turísticas das sete cidades da costa paranaense

No próximo final de semana - dias 22 e 23 de agosto - os quase 100 km de costa atlântica do Paraná irão se concentrar, em Paranaguá, para a 5ª edição do Festival de Turismo do Litoral. Em uma grande estrutura no Center Port Isulpar, as sete cidades litorâneas irão expor, inovar e oferecer experiências para os milhares de visitantes que prestigiam o evento em busca de destinos turísticos, boa gastronomia, compras e ações de entretenimento.

Assim, será possível em um mesmo espaço conhecer opções de descanso em Guaraqueçaba e a poucos metros poder comprar peças artesanais produzidas em Guaratuba. Ou aprender a cozinhar um ceviche em uma das aulas-show ou saborear as inovações gastronômicas como o sanduíche de barreado e o hambúrguer de siri.

“O litoral do Paraná tem atrações para o ano todo, sejam turísticas, gastronômicas ou de negócios. Este evento é um resumo de tudo o que as sete cidades oferecem e os visitantes poderão conferir todas elas”, afirma Rafael Andreguetto, diretor executivo da Adetur Litoral.

Confira agora todas as atrações do Festival de Turismo do Litoral do Paraná:

Mostra Aromas e Olhares - No espaço central do Festival ficarão os pontos de exposição e venda de artesanatos das cidades. Nele, o visitante poderá encontrar desde peças de decoração até especiarias, bebidas e artefatos para uso doméstico. E quem atende são os próprios artesãos, o que confere um ar ainda mais acolhedor.

Festival Gastronômico - É na área da alimentação que o Festival do Litoral mais apresenta inovações em 2015. Uma extensa área irá reunir diversos food trucks, barracas de comidas típicas e chefs com criações utilizando pratos tradicionais do litoral. As atrações ficam por conta do hambúrguer de siri e o sanduíche de barreado, além das várias opções de doces e salgados para os visitantes.

Arena Gastronômica Sabores do Litoral - As concorridas aulas-show com chefs de restaurantes do litoral são outro ponto alto do Festival. Neste ano, será ensinado ao público como se preparar ceviches, paellas, doces regionais, frutos do mar e até cervejas artesanais. Todas as aulas são gratuitas e as inscrições são realizadas no próprio evento.

Espaço Produtos Territoriais do Paraná - No espaço de Indicação Geográfica estarão os produtos que levam o nome do litoral do Paraná para o Brasil e o mundo. Venha conhecer a histórias, os processos de produção e até degustar iguarias como a cachaça de Morretes, a bala de banana da Antonina, o barreado e a farinha de mandioca.

Feira de Imóveis - O final do mês de agosto é o último momento antes do início dos preparativos para a temporada de verão. Em virtude disso, inquilinos, proprietários e imobiliárias se mobilizam pelas melhores oportunidades antes do mercado se abrir para a temporada. No Festival, imobiliárias irão apresentar produtos selecionados e que servem tanto para veranistas quanto para proprietários.

Feira de Negócios - Empreendimentos turísticos do litoral estarão no evento oferecendo pacotes e promoções.


                 Siri Burguer

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Patsy, loja de roupas multimarcas de bom gosto comemora dois anos no mercado

    A empresária Jéssica Ambrozewickz, proprietária da Patsy, entre a modelo Bárbara Evans e o seu namorado, Guilherme Taborda de Messias

Na noite da última quinta-feira (13), a atriz e modelo Bárbara Evans esteve em Curitiba, para participar da festa de aniversário de dois anos da Patsy, loja multimarcas de roupa e acessórios femininos, comandada pela empresária Jéssica Ambrozewickz. Durante o evento, a loja recebeu  convidados especiais que puderam desfrutar de um coquetel exclusivo embalado por muita música. A coluna agradece o convite.

    A Miss Paraná 2014, Nathaly Goolkate

                             A empresária Carol del Pozzo e a modelo Bárbara Evans
                             Fotos: Divulgação/No Sofá
                                      Fonte: P+G Comunicação

Empório Municipal é lançado em Curitiba

    Fachado do mais novo restaurante em Curitiba- Empório Municipal
    Foto: Divulgação/No Sofá

Estabelecimento recém-inaugurado no Alto da XV alia venda de produtos finos, conveniência e espaço para eventos

Curitiba acaba de ganhar um novo estabelecimento gastronômico que alia a venda especializada de alimentos e bebidas finas, conveniência e espaço para eventos. O recém-inaugurado Empório Municipal tem o objetivo de resgatar alguns dos antigos conceitos de empório, focando em um mix de produtos de qualidade, exclusivos e desenvolvimento de rótulos próprios, além de oferecer um atendimento diferenciado com profissionais qualificados. O estabelecimento também dispõe de uma área para eventos sociais e corporativos, como encontros de confrarias, reuniões de negócios, palestras e workshops.

O empreendimento é uma criação dos sócios Fábio Pedrozo, Keiro Yamawaki e Sandro Assolari, e já abre suas portas com uma ampla gama de produtos variados, com marcas nacionais e importadas. São vinhos, cervejas especiais, secos e molhados, massas, queijos, chocolates, geleias, conservas, temperos, orgânicos, alimentícios sem glúten e diversas outras especiarias em um espaço de 200 metros quadrados. “A ideia do projeto é criar uma alternativa conveniente ao público de mercados municipais e similaresCom esse modelo buscamos proporcionar um ambiente tranquilo para compras, criando um vínculo de confiança com os clientes por meio de atendimento especializado”, explica Sandro Assolari.

O sócio Fábio Pedrozo reforça o modelo de negócios possuindo produção própria e importação de produtos exclusivos por meio de parcerias internacionais. “Também teremos o rótulo Empório Municipal em alguns produtos de fabricação própria, como massas, molhos e cervejas artesanais. Eles serão disponibilizados tanto na loja quanto para atacado”.

Outro ponto de destaque do Empório Municipal é a oferta de espaço para eventos, o qual possui cozinha própria e acomoda até 48 pessoas sentadas. “Temos uma estrutura ideal para receber eventos privados e corporativos, como reuniões de negócios, cursos ou encontros sociais. Também promoveremos periodicamente degustações e harmonizações de cervejas e vinhos encontrados na loja, para divulgar nossos lançamentos e produtos exclusivos”, afirma o sócio Keiro Yamawaki.

O Empório Municipal está localizado na Rua Almirante Tamandaré, 830, no bairro Alto da XV. Está aberto de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos das 10h às 14h.

Com o objetivo de oferecer um estabelecimento especializado em produtos finos, rótulos próprios e com espaço para eventos sociais e corporativos, os sócios Fábio Pedrozo, Keiro Yamawaki e Sandro Assolari criaram o Empório Municipal – uma loja de conveniências que resgata conceitos originais de empório gastronômico, focando em mix de produtos diversificados de alta qualidade e com atendimento diferenciado feito por especialistas para todos os clientes.

Serviço No Sofá:
Empório Municipal
Rua Almirante Tamandaré, 830 - Alto da XV – Curitiba (PR)
(41) 3010-8887
Facebook.com/EmporioMunicipal