quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Na Agenda - Coquetel Vip...."50 Anos de Amor ao Tricot no ParkShoppingBarigüi"


A empresária Irit Czerny recebe cerca de 2000 convidados vips hoje para o coquetel da exposição "50 Anos de Amor ao Tricot", no ParkShopping Barigüi
Foto: Márcia Toccafondo/No Sofá 

Mostra apresenta hoje para vips, a evolução do tricot na moda feita por grandes estilistas internacionais. À partir de amanhã está aberta ao público

João Nunes, de Curitiba 

O ParkShoppingBarigüi inaugura hoje a exposição "50 Anos de Amor ao Tricot", uma mostra que conta a evolução da técnica de entrelaçar fios no mundo da moda e apresenta algumas peças em tricot que marcaram as carreiras de grandes estilistas internacionais, como Coco Chanel, Azzedine Alaia, Missoni e Hervé Léger, e da marca curitibana Lafort, idealizadora do projeto.

A exposição será composta por 10 looks de tricot montados pela equipe de estilo da Lafort, com curadoria de Ana Clara Garmendia, jornalista especializada em Moda. As peças serão reproduzidas pela Lafort, da empresária Irit Czerny"Essa mostra é um presente para Curitiba, cidade sede da nossa marca, que comemora 50 anos de atividades", destaca a empresária de moda. A mostra possibilitará ao visitante conhecer todo o processo de fabricação do tricot com o uso da mais alta tecnologia..

Além dos looks, o visitante da mostra poderá conhecer a opinião de celebridades do mundo da moda, como a empresária Costanza Pascolato, a jornalista Mônica Salgado, editora da revista Glamour, e a empresária Gisella Jatahy, proprietária da marca Animale, sobre a importância do tricot e o seu uso no dia-a-dia.

Para fechar as atrações do evento, máquinas industriais de alta tecnologia da Stoll estarão produzindo mantas de tricot para que os visitantes possam conhecer o processo de produção dessas malhas que estão sempre em alta no mundo da moda. As mantas que serão tecidas durante todo o tempo da exposição serão doadas ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e à Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Curiosidade

Não existem registros oficiais, mas o tricot deve ter surgido, provavelmente, no Egito. Durante muito tempo, o tricot ficou estigmatizado como "coisa de vovó". Entretanto, registros históricos revelam que o tricot era tecido por homens, que usavam cinco agulhas e não apenas duas, como hoje em dia. Às mulheres cabia a tarefa de fabricar os fios.

Hoje, o tricot é desenvolvido por máquinas de alta tecnologia. "Na moda, o tricot ganhou notoriedade nobre ao ser introduzido nas chiques coleções da francesa Gabrielle Chanel, no começo do século 20. Tentando dar conforto às indumentárias femininas, a estilista introduziu peças simples, como túnicas e pantalonas que fizeram parte de uma revolução. Desde então, o tricot nunca mais saiu das coleções dos estilistas que levaram para frente o legado de Chanel. Hoje, praticamente toda grife tem uma parte dedicada ao tricot", conta Ana Clara Garmendia.

A sofisticação alcançada no processo de produção do tricot é tanta que quase todas as modelagens feitas hoje com tecidos normais também podem ser feitas com tricot. Sua importância é tão expressiva que no ano passado o Mode Museum (MoMu), o museu de moda da Bélgica, também organizou uma exposição especial para mostrar as técnicas de entrelaçamento dos fios e o uso do tricot em peças versáteis de prêt-à-porter e em criações luxuosas da alta costura. A exposição, intitulada Unravel, Knitwear in Fashion, foi um grande sucesso.

A riqueza e a diversidade do tricot sempre presentes em coleções contemporâneas e clássicas da moda revelam que seu uso está longe de ser démodé. "O tricot pode ser usado em qualquer ocasião, encarnar o luxo e servir de fonte de inspiração para uma moda de primeira linha", afirma Irit Czerny.

Referência de moda

O ParkShoppingBarigüi traz a Curitiba mais um evento de moda com a exposição "50 Anos de Amor ao Tricot". "O tricot está sempre presente nas coleções das nossas lojas e queremos subsidiar nossos clientes com mais informações que os ajudem na escolha dessas peças para compor seus guarda-roupas. Além do aspecto histórico, essa exposição é um serviço para os consumidores antenados nas tendências da moda", destaca Sílvia Pires Omairy, gerente de Marketing do shopping.

A exposição é uma promoção do ParkShoppingBarigüi com o Sinditêxtil e FIEP, com apoio da Mercedes Benz/Divesa, marca que também patrocina semanas de moda em todo o mundo, como a de Nova York. A concepção é de Irit Czerny e curadoria de Ana Clara Garmendia. A cenografia é de Marcos Soares, figurinos da Lafort e máquinas Stoll.

SERVIÇO NO SOFÁ: 
"50 Anos de Amor ao Tricot"  fica em cartaz na Praça de Eventos do ParkShoppingBarigüi de 31 de agosto a 16 de setembro, com entrada franca. 

Nenhum comentário: